Melbourne (Austrália) – A conquista de Jannik Sinner neste domingo no Australian Open encerra um jejum de quase 48 anos do tênis masculino italiano. O jovem jogador de 22 anos é apenas o terceiro tenista de seu país a conquistar um título de Grand Slam e o segundo na Era Aberta.
O pioneiro foi Nicola Pietrangeli, bicampeão de Roland Garros em 1959 e 1960. Por suas conquistas, dá nome a uma das mais belas quadras de tênis do mundo, localizada no Foro Itálico em Roma. Outro campeão de Roland Garros e até então o único masculino da Era Profissional coube a Adriano Panatta, no ano de 1976.
Nesse intervalo de quase meia década, as mulheres fizeram mais. Francesca Schiavone e Flavia Pennetta conquistaram um título cada uma. Schiavone ganhou Roland Garros em 2010, enquanto Pennetta foi campeã do US Open em 2015, superando a também italiana Roberta Vinci na final.
Além dos campeões Panatta, Pietrangeli e Sinner, apenas outros dois homens disputaram finais de Grand Slam. O primeiro foi Giorgio de Stefani, ainda no ano de 1932 em Roland Garros. Já recentemente, em 2021, Matteo Berrettini ficou com o vice-campeonato na grama de Wimbledon, superado por Novak Djokovic na final.
Mais que merecido!!! E sem espertezas
Federete chorão
Parabéns ao italiano!!!!!!