Luque (Paraguai) – O Brasil está mais próximo das finais do Sul-americano de 16 anos, que se realiza em Luque, no Paraguai. Nesta quarta-feira, as equipes feminina e masculina venceram a Argentina, por 2 a 1, e o Uruguai, por 3 a 0, respectivamente, e seguem na liderança de seus grupos. As duas equipes dependem apenas de si para alcançarem as finais do torneio e carimbarem o passaporte para disputar a Copa Davis Junior e a Billie Jean King Cup Junior.
Na próxima sexta-feira, dia 1º, os meninos têm confronto direto pela liderança com o Chile, enquanto as meninas jogam contra as mandantes. As partidas iniciam a partir das 10h (horário de Brasília).
Nesta quarta, os brasileiros abriram vantagem com o catarinense Carlos Lino, que sofreu apenas dois games na vitória sobre Thiago Estramil, por duplo 6/1. Na sequência, o mato-grossense Livas Damazio ampliou a vantagem equipe ao vencer Tomas Zurmendi, também por 6/1 e 6/1. Nas duplas, Damazio e Leonardo Storck, também do Mato Grosso, bateram Zurmendi e Juan Pablo Irigoin, por 6/1 e 6/2.
Para o capitão Fernando Valle, os atletas precisam manter o foco no último confronto mesmo com o bom desempenho até aqui. “Os meninos jogaram muito bem hoje. Agora temos um dia de descanso até o duelo contra o Chile e vamos buscar a vitória para não depender de ninguém na classificação”, destacou.
Já no feminino, as tenistas tiveram um confronto duro contra as argentinas. A gaúcha Ana Cruz cedeu vantagem ao ser superada em três sets por Emily Zornada, por 7/5, 4/6 e 6/3. O empate veio com a paulista Nauhany Silva, que venceu Mia Brayotta, por 7/5 e 6/3. Nas duplas, Naná e Cruz saíram em desvantagem, mas viraram o jogo e o confronto com vitória no super tiebreak sobre Zornada e Emily Zornada, por 2/6. 6/4 e 10-3.
Após as partidas, o capitão Mário Mendonça explicou que foi um duelo vencido com o coração. “As meninas competiram demais e o que fez a diferença foi realmente o coração no final. Foram jogos onde cada detalhe fez a diferença e conseguimos reverter o revés. Na dupla, fizemos alguns ajustes táticos e deu certo”, pontuou.
Time Feminino passando sufoco, com uma Argentina bem fraca por sinal
Parabéns às meninas. Ganhar das argentinas nunca é simples. Elas têm o melhor tênis feminino da AL, pelo conjunto e renovação…