Xangai (China) – A série de torneios na China segue rendendo bons resultados para Learner Tien. Depois de chegar à final em Pequim na semana passada, o jovem norte-americano de 19 anos e 36º do ranking já venceu seu segundo jogo no Masters 1000 de Xangai. Tien superou o francês Corentin Moutet, 38º colocado, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/4 em 2h36 de partida.
Tien disputou a final de Pequim na quarta-feira contra Jannik Sinner e já estreou em Xangai na sexta, vencendo o sérvio Miomir Kecmanovic também em três sets. Ele agora terá o domingo para se recuperar e já volta à quadra na segunda-feira para enfrentar o britânico Cameron Norrie, 33º do ranking, que venceu o francês Arthur Cazaux por 6/3, 0/6 e 7/6 (7-5).
No mesmo quadrante da chave, o russo Daniil Medvedev e o espanhol Alejandro Davidovich Fokina confirmaram duelo. Campeão de Xangai em 2019, Medvedev marcou um duplo 6/1 contra o tcheco Dalibor Svrcina. Já Fokina venceu o italiano Matteo Arnaldi por duplo 6/4. O russo lidera o histórico de confrontos contra o espanhol por 5 a 1.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já o também russo Karen Khachanov não passou da rodada de estreia. O número 10 do mundo foi superado pelo convidado chinês Juncheng Shang, jovem de 20 anos e atual 237º do ranking. Shang, que já esteve entre os 50 melhores do ranking no ano passado, marcou sua primeira vitória contra top 10. Ele enfrenta o português Nuno Borges, que bateu o australiano Aleksandar Vukic por 7/6 (9-7) e 6/4.
Breaking new ground 🤩
Jerry Shang collects his first top 10 win and he does it at home beating Karen Khachanov 7-6 6-3 🔥#RolexShanghaiMasters pic.twitter.com/WzXbu5uAWo
— Tennis TV (@TennisTV) October 4, 2025
Boa rodada para os canadenses
Postulante a uma vaga no ATP Finals e número 13 do mundo, o canadense Félix Auger-Aliassime estreou vencendo o chileno Alejandro Tabilo por duplo 6/3. Aliassime enfrenta o holandês Jesper de Jong, 81º do ranking, que superou o tcheco Jakub Mensik, 16º colocado e campeão de Miami, por 4/6, 7/6 (7-2) e 6/4. O ex-top 10 venceu o único duelo anterior contra De Jong, na campanha para o título em Montpellier.
O também canadense Denis Shapovalov, canhoto de 26 anos e atual 24º do ranking, venceu o australiano Christopher O’Connell por 6/3 e 6/2. Ele enfrenta o tcheco Jiri Lehecka, 19º colocado, que bateu o francês Quentin Halys por 6/4 e 7/5. O histórico de confrontos está empatado por 1 a 1.
Parabéns a esse jovem,se está com 19 anos tem mais é que jogar, ainda mais master 1000, esse vai longe
Tien demonstra resiliência no circuito, mesmo sem armas contundentes, consegue escalar o ranking.
Lembrando que tem apenas 19 anos, ainda pode transformar seu jogo, agregando golpes “matadores”.
Está num lado da chave menos competitiva, tem Norrie, caso vença, pegaria um freguês, Medvedev, pode surpreender e chegar numa semi.
Todo mundo nn da nada no tien mas ele realmente e infelizmente ta mais concretizado que o João, queri mt um confronto dos dois pro.joao mostrar qm que manda kkkkkkkkkkkkkk
Outro confronto você quer dizer?
Learner esta mostrando o que se chama “ritmo de jogo.” Quando ele conseguir um saque matador, os adversarios vao tremer. Joga inteligentemente e se aproxima de cabeca de chave no AO surpreendendo quem nao prestou atencao ao seu talento.
E’ claro que fico triste achando que Big J nao esta jogando o suficiente. Mas, quando olho para o exemplo do Chines (Juncheng Shang) e sua ascencao meteorica, reflito que, talvez, o time do Joao esteja no caminho certo. Uma contusao por excesso de jogos pode sim custar caro como foi para este jovem Chines.
Continuo achando que LT e JF serao rivais por varios anos.
Concordo. Acho o Tien, além de muito talentoso, a despeito de ainda não ter golpes matadores, muito inteligente taticamente.
Vejo-o com potencial para ser top 20 já no ano que vem.
Pois é. O problema é os comentaristas de Internet acharem que estão enxergando alguma coisa que o time do joao, que ta com ele todos os dias e tem gente muito competente, nao exerga.
Se o Fonseca tivesse algum problema físico eu tenho certeza que sua equipe já teria divulgado
Enquanto isso o João Fonseca no stand- by. Inexplicável essa frequência mínima. Gestão de carreira falha..