Melbourne (Austrália) – A rodada final do quali do Australian Open teve ótimos resultados para a ótima geração do circuito. Além da classificação de João Fonseca, que disputará seu primeiro Grand Slam como profissional, o norte-americano Learner Tien e o espanhol Martin Landaluce também conseguiram vagas na chave principal.
Landaluce é outro que fará a primeira participação em Grand Slam. O espanhol de 19 anos e 143º do ranking venceu o tcheco Dalibor Svrcina por 2/6, 6/1 e 7/5. Sua estreia na chave principal será contra o convidado australiano James McCabe.
Já Learner Tien furou um quali de Slam pela primeira vez, mas tem outras três participações no US Open, sempre como convidado. O canhoto de 19 anos e 120º do mundo bateu o eslovaco Jozef Kovalik por 6/3 e 6/4. Ele agora enfrenta o argentino Camilo Carabelli.
+ HIstória, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
Por outro lado, o português de 20 anos Henrique Rocha perdeu na rodada final para o italiano Matteo Gigante por 6/4 e 7/5. Já o também português Jaime Faria venceu o estoniano Mark Lajal por 6/4, 2/6 e 6/4.
Libanês faz história, Garin também fura o quali
The FIRST Lebanese player in the Open Era to reach a Men’s Singles main draw at a Grand Slam 😱
Congratulations, Hady Habib! #AO2025 pic.twitter.com/VW7q1oczm8
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 9, 2025
Pela primeira vez na história um tenista libanês vai disputar um Grand Slam entre os homens. Hady Habib, de 26 anos e 219º do ranking, venceu o francês Clement Chidekh por 6/4, 3/6 e 7/6 (10-8). Outro atleta árabe a avançar foi o tunisiano Aziz Dougaz, que venceu o croata Borna Gojo, que marcou as parciais de 6/4, 3/6 e 6/1.
Entre os sul-americanos, além das classificações de João Fonseca e Thiago Monteiro, o chileno Cristian Garin garantiu a classificação ao vencer o boliviano Hugo Dellien por 6/2 e 6/3.
Também se classificaram o alemão Dominik Koepfer, cabeça 1 do quali, os norte-americanos Tristan Boyer e Mitchell Krueger, o polonês Kamil Majchrzak, o eslovaco Lukas Klein, o belga Gauthier Onclin e o georgiano Nikoloz Basilashvili.
Landaluce e Tien deram muita sorte no sorteio. Com esses adversários, McCabe ou Carabelli, qualquer um dos brasileiros avançaria
Gosto muito do estilo de jogo do Tien, tem um jogo fluido, bate fácil na bola com muita variação.
Da nova geração, é o tenista que joga de forma mais bonita.
Prefiro o João Fonseca!! kkkk – estilo Sinner
Deram muita sorte no sorteio,o espanhol e o americano tem tudo pra avançar,o Tien joga muito também,vai dar trabalho aos grandes do circuito.