Madri (Espanha) – Nesta quarta-feira foi divulgada a lista de inscritos no Masters 1000 de Madri com o nome de João Fonseca entre os jogadores confirmados no torneio. O carioca de apenas 18 anos deve iniciar sua temporada no saibro europeu apenas na competição disputada na capital espanhola, entre 23 de abril e 4 de maio.
Segundo informa a assessoria de imprensa, é quase certo que Fonseca não jogará um torneio sequer no saibro antes de Madri. O brasileiro não está inscrito em nenhum evento antes, já que não tinha ranking suficiente para competir tanto no Masters 1000 de Monte Carlo como no ATP 500 de Barcelona.
Depois da eliminação no Masters 1000 de Miami, caindo na terceira rodada diante do australiano Alex de Minaur, em entrevista à ESPN Brasil, Fonseca confirmou que terá uma semana de férias. Nos planos do carioca estão depois mais duas semanas de treino no Rio de Janeiro antes de embarcar para a Europa.
Todo o top 20 está garantido na chave madrilenha, exceto o italiano Jannik Sinner, cumprindo suspensão depois de problemas com o antidoping. O último a entrar direto pelo ranking foi o australiano Christopher O’Connell (78º do mundo) e o primeiro de fora é o norte-americano Aleksandar Kovacevic.
Veja a lista de inscritos em Madri:
Alexander Zverev
Carlos Alcaraz
Taylor Fritz
Novak Djokovic
Casper Ruud
Jack Draper
Daniil Medvedev
Andrey Rublev
Stefanos Tsitsipas
Alex de Minaur
Holger Rune
Tommy Paul
Ben Shelton
Grigor Dimitrov
Lorenzo Musetti
Frances Tiafoe
Arthur Fils
Felix Auger-Aliassime
Ugo Humbert
Tomas Machac
Hubert Hurkacz
Karen Khachanov
Francisco Cerundolo
Sebastian Korda
Alexei Popyrin
Jiri Lehecka
Denis Shapovalov
Giovanni Perricard
Matteo Berrettini
Alejandro Tabilo
Brandon Nakashima
Alex Michelsen
Tallon Griekspoor
Matteo Arnaldi
Sebastian Baez
Jordan Thompson
Lorenzo Sonego
Alejandro Davidovich Fokina
Pedro Martinez
Alexandre Muller
Nuno Borges
Flavio Cobolli
Tomas Etcheverry
Marcos Giron
Gael Monfils
Nicolas Jarry
Miomir Kecmanovic
Jan-Lennard Struff
Roberto Bautista
Zizou Bergs
Zhizhen Zhang
Roberto Carballes
Jakub Mensik
David Goffin
Jaume Munar
Quentin Halys
Juncheng Shang
Fabian Marozsan
João Fonseca
Luciano Darderi
Mariano Navone
Benjamin Bonzi
Kei Nishikori
Camilo Carabelli
Learner Tien
Francisco Comesana
Yoshihito Nishioka
Yunchaokete Bu
Damir Dzumhur
Roman Safiullin
Mattia Bellucci
Hamad Medjedovic
Arthur Rinderknech
Laslo Djere
Corentin Moutet
Aleksandar Vukic
Christopher O’Connell
[RP]Reilly Opelka
[RP]Sebastian Ofner
Fonseca sabe que o ranking é consequência do tênis aplicado, o que ele quer é evoluir e aumentar suas ferramentas, sem desespero por ponto ou subida no ranking. Logo vejo que essa “poupada” no saibro europeu tem além do viés do descanso o foco na gira seguinte, de grama, onde Fonseca não esconde de ninguém que ambiciona grandes feitos. Fonseca deve querer evitar o desgaste estremo no saibro visando jogar Halle e Wimbledon, talvez Sttutgart antes de Halle, quem sabe…
E se por acaso ele receber convite para jogar em Monte Carlo ou Barcelona, vai rejeitar?
Monte Carlo certamente, Barcelona seria o caso de pensar, mas a princípio não é a ideia.
Barcelona já distribuiu 3 convites
Acho improvável que o Fonseca receba convite para Monte Carlo. Um dos WCs já está reservado para o Richard Gasquet, que se despede do circuito em Roland Garros, e o meu palpite é que os outros irão para o Valentin Vacherot, tenista da casa que foi convidado nas últimas três edições do torneio, além de Wawrinka e Fognini, campeões no Principado na década passada.
Barcelona já convidou Nishikori, Carreño Busta e Wawrinka, sobrando apenas mais um WC que provavelmente irá para um tenista da casa (apostaria em Jaume Munar, Bautista Agut ou a jovem promessa Landaluce).
Munique seria a opção mais provável, pois até agora só convidou o Justin Engler, e não tem tantos alemães promissores assim no momento.
Monte Carlo convidou o Aliassime e o Rune quando tinham 18 anos. Outro ponto a considerar é a Rolex, patrocinadora master do torneio e também do Fonseca.
Nem um atp 250 na semana anterior?
250 tem só antes de Monte Carlo ou depois de Roma
Penso que seria interessante disputar o ATP500 de Barcerlona ou Munich antes de Madri, até para pegar ritmo, pois teria quase três semanas de descanso/treino. Enfim, ninguem melhor que a equipe dele para avaliar a situação fisica do JF.
Na minha opinião, acho uma escolha incorreta. Ficar um mes fora das quadras para um jogador que quer ser top 20 ou 10, não é uma boa ideia. O ideal seria ele treinar na europa junto com os jogadores do circuito disputando Munique ou Barcelona. Melhor do que treinar no Rio com jogadores que sinceramente não chegam perto do nivel que enfrentará nos proximos meses e anos. Acho um ato com falta de humildade, ja que enquanto ele esta la no Rio curtindo ferias, outros jogadores vão jogar e lutar por pontos, e acima de tudo melhorando.
falta de humildade já é exagero
Vale lembrar que a temporada do Fonseca começou no Next Gen Finals, no final de dezembro, e desde então ele praticamente não parou.
Foram muitas partidas contra tenistas bem rankeados, algo que ele não estava acostumado, sem falar daquela proteção na coxa desde Phoenix. Creio que essa pausa será boa para colocar o físico em dia, sem falar que ritmo e pontos dá para adquirir não só nos M1000, mas também nos CH175 na segunda semana de Madri e Roma, além de Hamburgo e Genebra uma semana antes de Roland Garros.
Amigo, ele já disse que não quer jogar mais challenger. Acho que tá faltando humildade sim.
Pra que jogar challenger se tem poucos pontos a defender e ranking para entrar direto nos ATP?
Ele pode/deve optar por Genebra caso não vá longe em Madri e Roma.
Eu acho que daqui alguns anos seria uma péssima ideia ficar parado.
Mas para Agora vejo como uma boa oportunidade parar para se fortalecer muscularmente e treinar para corrigir alguns buracos no jogo que ele tem observado nesse nível que esta agora
Concordo contigo. Não vejo essa decisão como absurda.
Porém, isso varia de jogador para jogador e também da fase da carreira. Federer geralmente só jogava os M1000 antes de Roland Garros; Djoko quase nunca joga torneios preparatórios na grama antes de Wimbledon, e ambos já ganharam o Aberto da Austrália sem jogar nenhum torneio antes.
Pode parecer que esses M1000 de duas semanas são mais tranquilos para o jogador por ter um pouco mais de descanso entre as partidas, mas a verdade é que é bem stressante, para o corpo e a mente, ficar tanto tempo em um mesmo local, fora os gastos. Perder na primeira semana é um baita prejuízo financeiro, sem falar que para o Fonseca, que ainda não tem um “QG” na Europa, é inviável voltar para o Rio de Janeiro em caso de derrota precoce.
Concordo com tudo o que vc disse, menos com “os gastos”, ele acabou de completar um milhão de ganhos, só com 18 anos, fora os patrocinios. e qualquer centro de treinamentos de qualquer país gostaria de contar com a presença do João.
hj ele já é top 60, falta pouco para ter ranking para entrar em qualquer torneio e aí sim ter um calendário oficial. acredito q pós RG ele ja estará no top40,45.
Vc trabalha com tênis?
Ainda bem que ele não depende da sua opinião pra da prosseguimento a carreira dele…se não ele estaria ferrado…haha
Muito estranha essa notícia. Um tenista de 18 anos parar tanto tempo, no início da temporada? Está me cheirando a arrogância. Por que não disputa o qualificatório de Monte Carlo e Barcelona? Será que a mídia conseguiu o que queria? Já se julga estrela tendo ganhado somente um ATP250? Acho bom calçar as sandálias da humildade. Ou está contundido e isso não está sendo divulgado. Espero que esteja mesmo contundido e se recuperando. O tênis não admite arrogância.
Seu comentário é sério mesmo? Ou é só trolagem?
Minha torcida pelo João Fonseca não é um cheque em branco. Não me lembro de Nadal, Djokovic, Federer, Alcaraz ou Sinner se afastarem do circuito por tanto tempo, exceto por contusão. Acho sinceramente que há exagero nesse oba-oba pelo brasileiro, que tem muito potencial sim, mas que ainda precisa remar muito para ser comparado aos melhores. A mídia pode destruir um jogador, sobretudo nestes tempos de rede social. Lembra-se da Raducanu? Ela ganhou o US Open e virou estrela midiática. O resto é história. Pelo modo como o Fonseca joga, ele desperta muita paixão, mas é preciso humildade. Federer só começou de fato a se destacar no circuito quando calçou as sandálias da humildade. Enquanto era um garoto arrogante, não se criou. O mesmo vale pro Djokovic. Nadal nasceu pronto, tinha uma cabeça invejável com 17, 18 anos, uma humildade absurda. Por isso foi tão precoce. Estou cansado de ver tenistas promissores se perderem. Torço muito pelo Fonseca e não desejo que isso ocorra com ele. Cabeça fria, investir no físico, jogar mais torneios, pois treino é outra coisa. Mas acredito que esteja com uma contusão leve na perna. Vamos ver.
O Fonseca é o jogador com mais partidas no ano: 32. O segundo tem 22.
Como jogou o nextgen também não fez pré temporada direito.
Então parar agora leva em conta mantê-lo saudável física e mentalmente.
Tomara.
Otima opção…. tem que parar um mês e investir na preparação física que é claramente o ponto que ele precisa desenvolver com mais urgência… jogo tem, bola tem, mentalidade tem, ótimo parar essas semanas e fazer um trabalho muito focado na parte física
Pode haver mesmo um problema de condicionamento físico. Sei lá, aquela derrocada física contra o Dimenor já no fim do segundo set foi muito estranha.
Sinner mostrou que o fisico fez muita diferença em 21/22. Fonseca esta fazendo o correto, se preparar para uma longa carreira no tenis, e não pro mes que vem. A turma da uns palpites furados sem ao menos levar em conta que jogou quase 1 jogo a cada 3 dias nos últimos meses.
Tenistas brasileiros adoram um descanso. Heide é um bom exemplo
Bom eu já estou escrevendo des do mês passado que ele precisa jogar mais ,que o zverev q já é experiente joga toda semana ,joao precisa se dedicar mais
Serio isto? Só pode estar brincando…
Se cair cedo em Madrid poderia jogar o 250 de Estoril…?
Não existem torneios 250 na segunda semana dos Masters.
Mestre Dalcim, creio que esse ano Estoril será na segunda semana de Madrid, sim
Estoril nem faz mais parte do calendário de ATP 250, Renato. Ele se tornou um challenger de 225 mil euros, como você pode conferir em https://www.atptour.com/en/tournaments/estoril/7290/overview. A ATP não cumpriu a promessa e manteve a segunda semana dos Masters sem torneios ATP 250.
Correto! Vi que o Estoril 250 foi “rebaixado” para Challenger 175 esse ano (em 2026 volta a ser um 250).
desse jeito não vai se classificar para o finals no fim de ano???? mas provavelmente vai ficar 1 mês jogando seu playstation 5 pró que acabou de comprar.
Acho essa decisao arriscada. Deveria inscrever se pelo menos para um qualy de Munich ou Barcelona. imagina se o joao perde na 1a rodada de Madrid, depois de 30 dias so treinando………