Nova York (EUA) – Atual número 2 do mundo, Iga Swiatek foi eliminada nas quartas de final do US Open após derrota em sets diretos para Amanda Anisimova, por 6/4 e 6/3, em 1h36. Campeã em Nova York em 2022, a polonesa não conseguiu repetir o desempenho da final de Wimbledon, há menos de dois meses, quando havia aplicado um raro duplo 6/0 sobre a rival.
Na coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, Swiatek reconheceu que a diferença esteve em seu desempenho com o saque. “Do fundo da quadra eu senti que estava bem, mas acho que o saque fez a diferença. Ela estava vencendo mais pontos com o saque dela, e eu tive dificuldades às vezes para colocar o primeiro serviço em jogo, e ela devolvia a bola no meu segundo saque. Então acho que isso fez diferença”, analisou.
Apesar de lamentar os erros no fundamento, Iga admitiu que não priorizou o saque nos treinos em Nova York. “Talvez eu não tenha sacado bem durante todo o torneio, mas como ela devolveu tão bem, isso ficou mais evidente. Por outro lado, eu também não estava treinando o saque entre as partidas, então preciso deixar isso para lá e focar no próximo torneio.”
Mérito da Anisimova e diferença para Wimbledon
Por outro lado, a polonesa também fez questão de elogiar a adversária e destacou a postura agressiva de Anisimova. “Eu não poderia vencer essa partida jogando desse jeito, sacando desse jeito, e com a Amanda sendo tão agressiva nas devoluções. Então eu entendo”, disse.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Sobre o contraste em relação à final de Wimbledon, Iga ressaltou que não se deixou enganar pelo placar de Londres. “Não importava muito para mim. Acho que todos sabem como a Amanda pode jogar. Ela não jogou bem em Wimbledon, mas não é como se fosse sempre cometer os mesmos erros. Eu sei que ela é uma boa jogadora, que pode jogar em alto nível. Então eu estava pronta para uma partida dura.”
“Hoje ela colocou as bolas dentro. Foi totalmente diferente. Como eu disse, não é uma surpresa. Eu treino com ela, sei como pode jogar. Foi totalmente diferente. Ela se movimentou melhor, jogou melhor. Tudo foi diferente”, completou.
Incômodo com pergunta sobre o calendário
🥶 Video of the exchange between Swiatek and David Law
pic.twitter.com/aMJHbXl5Ci https://t.co/Aoy3QgC96N
— Olly Tennis 🎾🇬🇧 (@Olly_Tennis_) September 3, 2025
Já na parte final da coletiva, a pergunta de um repórter incomodou a polonesa e gerou uma troca de respostas mais ríspidas entre os dois. Ao ser questionada se sentia necessidade de uma pausa mental depois de semanas intensas de torneios, Swiatek reagiu com surpresa: “Por que você está dizendo isso?”.
O jornalista insistiu, e a número 2 do mundo devolveu com ironia: “Fale com as pessoas responsáveis pelo calendário. Você precisa de uma pausa mental?”. Diante da hesitação do repórter, Swiatek completou: “Você parece precisar de uma pausa mental”. Quando ele admitiu que sim, ela retrucou: “Então, o que você está fazendo aqui?”. O repórter respondeu que precisava ficar até o fim do torneio, ao que a polonesa encerrou a troca de forma direta: “Boa sorte”.
Muito indelicada com imprensa, como de costume. Arrogante e pedante! Torço contra! Always
Levou a entrevista para uma parte como se o repórter tivesse algo pessoal contra ela. Mesmo se isso fosse verdadeiro, mais motivo ainda para responder profissionalmente e meditar se precisa parar ou não, simplesmente (aliás, parece que sim, né rsrs). Precisa ser menos melindrosa. Se não quer se comprometer era só dizer: “Talvez! Será avaliado” Mas o famoso “calor do momento” faz dessas em que todos saem perdendo.
Boa!! Rsrsrs
Mais uma vez ela entra em discussão desnecessária,se ela fosse do meio do futebol ela nao iria dar entrevista então,lá sim a gente escuta umas perguntas idiotas e repetitivas,ela tem sido ríspida sem motivo
São mesmo especiais essas garotas, que lindo abraço trocaram ao fim do jogo. Bravo!