Iga sobrevive a altos e baixos e garante vitória em três sets

Iga Swiatek (Foto: Tennis Australia)

Melbourne (Austrália) – Vinda de duas vitórias em sets diretos neste Australian Open, Iga Swiatek passou por altos e baixos na partida deste sábado contra a russa Anna Kalinskaya, 33ª do ranking. A número 2 do mundo começou muito bem, passou por momentos de oscilação no segundo set, mas retomou o domínio na parcial decisiva e vencer por 6/1, 1/6 e 6/1 em 1h44 de partida.

Vencedora de seis títulos de Grand Slam, Swiatek ainda busca uma conquista inédita na Austrália. É o único grande torneio que a polonesa ainda não conquistou. Aos 24 anos, ela faz sua oitava participação em Melbourne e já foi duas vezes semifinalista, em 2022 e também no ano passado.

Esta foi a terceira vitória de Swiatek em quatro jogos contra Kalinskaya no circuito. A russa havia vencido o primeiro encontro entre elas, na semifinal de Dubai em 2024, mas a polonesa levou a melhor em dois confrontos do ano passado, em Cincinnati e no US Open, além da partida deste sábado em Melbourne.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A adversária de Swiatek nas oitavas será a australiana Maddison Inglis, de 28 anos e vinda do quali. A atual 168ª do ranking sequer precisou entrar em quadra neste sábado, beneficiada pela desistência da bicampeã Naomi Osaka, que sofreu uma lesão muscular na região abdominal não se sentiu fisicamente apta a continuar no torneio depois de ter disputado dois jogos longos nas primeiras rodadas.

O início de partida foi o melhor possível para Swiatek, que conseguiu uma quebra logo cedo e saiu vencendo por 3/0. Com ótimo desempenho no saque, a polonesa não enfrentou break-points e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço, voltando a quebrar no fim do primeiro set. Ela fez 7 winners contra 3 da russa.

Kalinskaya pediu atendimento para um desconforto nas costas no intervalo entre os sets e começou a devolver melhor o saque de Swiatek, pressionando inclusive o primeiro serviço da polonesa, e conseguiu três quebras. Antes do terceiro set, foi a vez de Iga receber atendimento, para bolhas em um dedo da mão.

Após refazer a bandagem, ela parecia mais confortável para execução dos golpes e jogar de forma agressiva. Ela encurtou os pontos e conseguiu se impor, chegando a liderar por 5/0, fechando a partida em sua segunda oportunidade. Swiatek liderou a estatística de winners por 24 a 18 e cometeu 29 erros contra 28. Ela criou 11 break-points e conseguiu cinco quebras e as três vezes em que perdeu o saque foram no segundo set.

Subscribe
Notificar
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Diego
Diego
4 dias atrás

Placar curioso esse

Fabio
Fabio
4 dias atrás
Responder para  Diego

Triplo 6/1… kkkkkk

Flávio
Flávio
4 dias atrás
Responder para  Fabio

Boa e bem pensado, viu. kkkk

Ramiro
Ramiro
4 dias atrás
Responder para  Diego

realmente. Raro,…. misterioso (rsrs)

Flávio
Flávio
4 dias atrás
Responder para  Diego

Esta indo aos trancos e barrancos, agora terá um bom refresco que é a Madisson agora se a Iga não ganhar tranquilo dela aí nem ela mesma vai acreditar que pode ir mais longe, vamos ver o que dar.

William
William
4 dias atrás
Responder para  Flávio

Não entendi o pq do comentário aos trancos e barrancos. Os placares dos jogos anteriores não foram apertados. Iga realmente oscilou nesse segundo set mas mesmo assim foi lá e venceu. Lembrando que, aos trancos e barrancos como vc diz ela vem quebrando records no circuito.

Flávio
Flávio
4 dias atrás
Responder para  William

Quando falo trancos e barrancos é porque esta oscilando ou não encontrou ainda uma maneira de se encontrar no torneio, é só isso. Agora terá um refresco para se soltar e adquirir confiança contra a desconhecida Madisson, pois se tiver dificuldade com ela aí ela mesma pode ficar sem confiança.

William
William
4 dias atrás
Responder para  Flávio

Sabalenka nas duas primeiras rodadas pegou duas jogadoras bábas e mesmo assim se apertou. Na terceira, venceu a Potqpova no detalhe e não vejo ninguém vir aqui criticar ela. Esse povo.. Kkkkkkkkk

Flávio
Flávio
4 dias atrás
Responder para  William

Cara, então o jogo com a Potpova que a meu ver foi um bom jogo com boa variedade técnica, honestamente me surpreendeu o que a Potapova apresentou porque foi de nível excelente, agora uma coisa é certa filho o tênis feminino é imprevisível e falei aqui, antes do começo do SLAM, que tudo pode acontecer, agora vimos que a Sabalenka tirou 6 games do Krigyus, que dificilmente alguém do tênis feminino conseguirá jogando contra homem, e dizia que se ela jogasse como jogou ali seria muita difícil para as moças vencê-la, mas mesmo ela sendo número 1 também oscila e não é possível saber se manteria aquela performance contra o Krigyus, porque sabemos que o tênis feminino tem essas nuances que geram frágeis fatores emocionais que acaba pesando nelas, por isso que dizia pode acontecer de tudo neste slam.

William
William
4 dias atrás
Responder para  Flávio

Kkkkkkkkk. Krigyus, jogador praticamente aposentado que não leva a sério jogo nem quando vale título? E desse que você está falando? Ele entrou para brincar amigo. Se a Sabalenka fosse isso tudo mesmo ela teria mais vitórias e títulos que a Iga e, sejamos franco, tá longe de ter a performance da polonesa. Sabalenka com 24 anos tinha acabado de ganhar o primeiro slam dela e não tinha metade dos títulos da Iga. Iga já tem seis slans. Pode falar o que quiser mas a polonesa está em outro nível. Pode estar oscilando um pouco depois das olimpíadas mas ganhou um Wimbledon, coisa que a chatolenta ainda não – e nem sabemos se vai – ganhou.

Flávio
Flávio
4 dias atrás
Responder para  William

Não interessa se ele é aposentado filho, pois ela jogou contra um homem e não tem jeito de uma mulher ganhar de homem, por isso que eu fiz essa hipótese, pois ganhar 6 games de um jogador masculino é muito para as mulheres e você parece que não entendeu isso, aliás, me fala aí qual outra jogadora do atual tênis feminino ganharia ou tiraria 6 games de um jogador masculino? Na verdade não tem amigo, temos que ser justos aqui agora você disse que Krigyus brincou,mas se brincou não interessa porque acho que foi um grande feito da Sabalenka, tirar 6 games de um jogador masculino, ali e precisamos reconhecer isso. Analisando ambas jogadoras, então a Sabalenka é muito melhor tecnicamente do que a Iga, porém a Iga é mais vencedora que os números mostram isso no momento assim como mentalmente e fisicamente a polaca esta um pouco acima também, ou seja, analisando estes estilos denotam que são jogadoras de estilos diferentes e vem se mantendo no topo por méritos próprios.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.