Sinner volta a superar Zverev e é o primeiro semifinalista em Turim

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Turim (Itália) – Pela quarta vez na temporada e a terceira nas últimas semanas, Jannik Sinner voltou a superar Alexander Zverev e garantiu seu lugar na semifinal do ATP Finals. Atual campeão em Turim, o italiano venceu o alemão por 6/4 e 6/3 em 1h37 de partida nesta quarta-feira.

Esta foi a sexta vitória de Sinner em dez jogos contra Zverev no circuito. Ele já havia vencido o rival na decisão do Australian Open em janeiro e repetiu a dose em outros dois duelos recentes, a final do ATP 500 de Viena e a semifinal do Masters 1000 de Paris.

Sinner é o primeiro jogador já classificado para as semifinais em Turim e já garante a liderança do Grupo Bjorn Borg em Turim. O italiano agora espera a definição do Grupo Jimmy Connors, que ainda não tem nenhum tenista classificado ou eliminado, com Carlos Alcaraz na liderança da chave, seguido por Taylor Fritz e Lorenzo Musetti, enquanto Alex de Minaur tem pequenas chances de avançar.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A segunda vaga do grupo será decidida na próxima sexta-feira, quando Zverev enfrenta o canadense Félix Auger-Aliassime. O alemão lidera o histórico de confrontos por 6 a 3, mas o canadense venceu o duelo mais recente na terceira rodada do US Open. Já o italiano enfrenta o eliminado Ben Shelton no encerramento da fase de grupos.

Invicto há 28 jogos em quadras duras e cobertas, Sinner tenta terminar a segunda temporada consecutiva na liderança do ranking, mas agora precisa torcer contra Carlos Alcaraz. Se o espanhol vencer o anfitrião Lorenzo Musetti nesta quinta-feira às 16h30 (de Brasília), permanecerá como número 1 até o final do ano.

Italiano segue sem sofrer quebras no torneio

Vindo de uma estreia em que sequer enfrentou break-points contra Aliassime na última segunda-feira, Sinner segue sem sofrer quebras de serviço neste ATP Finals. Mas nesta quarta-feira, ele teve o saque ameaçado em sete oportunidades, mas conseguiu se salvar em todas.

Mesmo com quatro aces no primeiro game da partida, Sinner ainda salvou dois break-points. Mas depois, passou manter seus serviços de forma mais tranquila. Ele só teve a oportunidade de pressionar o saque de Zverev no último game da parcial, conseguindo a quebra em sua terceira chance, com um jogo agressivo e boas aproximações à rede.

Sinner começou a segunda parcial saindo de um 0-40, mais uma vez com uma sequência de ótimos saques. Ele ainda salvou break-points em outros dois games muito longos e aproveitou sua única chance de quebra para fazer 4/2, com um jogo consistente do fundo e uma excelente curtinha, para depois sustentar a liderança até o final do jogo. Mais agressivo em quadra, o italiano fez 28 a 17 nos winners e cometeu 14 erros contra 16 de Zverev.

Subscribe
Notificar
guest
26 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
1 mês atrás

Rumo ao bicampeonato

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás

Zverev precisava ser estudado…
Hoje ele queria trocar cruzada, ficar no “bolinha pra lá, bolinha pra cá”…
Sinner mudava a direção da bola (geralmente na paralela) e acabava com a brincadeira.
Zverev parece uma criança birrenta…
Tem que arriscar…perder golpeando…
Falta coragem…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Deixa o ” estudo ” pra depois caro JClaudio rs. Provavelmente Zverev será o oponente de Carlos Alcaraz na Semi . Como Alemão já levou dois ATP Finals, sendo um em Sets diretos contra Djokovic , que continue com braço curto …rs. Abs !

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O Finals é muito importante para o ranking de 2026, Alcaraz vai confirmar o número um, deve ficar na posição até o final fevereiro, depois terá que defender quase 2000 pontos, enquanto Sinner não defende nada (por ter ficado suspenso três meses).
No ano que vem, quem vai ser “beneficiado”, será o Sinner, que poderá acumular pontos, enquanto Alcaraz defendera pontos.
Uma vitória no Finals, ajudará muito Alcaraz para manter a distância, ou amenizar o prejuízo.
(A suspensão de Sinner, num ranking de defesa de pontos, não tem muita importância, já que no ano seguinte vc tem a obrigação de defender os resultados).
Então, caro Sérgio, Zverev deve ser batido na semi, em nome da planilha.

Última edição 1 mês atrás by JClaudio
Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Hummm números importam agora?

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Olá Paulinho (Sérgio).
O raciocínio é para o Afonsinho, quando diz que Alcaraz é um numero um fake.
Ano que vem, acontecerá o mesmo, só que de forma invertida (Sinner soma, Alcaraz não).
Caso Sinner chegue no fim do ano em primeiro, não pode ser considerado fake (um dos piores raciocínios que vi por aqui).

Danilo BR
Danilo BR
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Tomás Berdych da nova geração

Groff
Groff
1 mês atrás
Responder para  Danilo BR

Berdych não era passivo. Pecava por não ter variação, mas era bem mais agressivo que o Zverev. Foi vítima da lentidão das quadras, ademais, e de ser contemporâneo do Federer.

Julio Marinho
Julio Marinho
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Olha que dessa vez até achei que estava com um
jogo mais compacto e profundo, sustentando bem, JClaudio. Mas convenhamos que o Sinner jogando os breaks era uma piada. Ou ace ou quase ace. O Zverev é amarelão, mas hoje acho que foi um dia que não foi tanto assim. É difícil para ele, ainda que jogue perto de seu melhor, vai perder para o Sinner, ou pelo menos esperar o italiano vacilar, o que é hoje extremamente improvável (exceto contra o Carlito).

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Julio Marinho

Olá Júlio.
Tem algumas coisas que não compreendo num jogador do nível do Zverev,..
Ontem, Alcaraz não estava vendo a cor da bola no saque do Fritz, percebeu, fez uma mudança simples, ficou 4 metros atrás e entrou nos pontos, diminuindo muito a eficácia do saque do Fritz.
Hoje, o Zverev não fez nada, ficou no mesmo plano tático (na devolução de saque) sem alterar nada, Sinner agradeceu e tome primeiro saque
Teve várias oportunidades de quebras (nos dois sets, as oportunidades de Zverev, aconteceram antes das oportunidades do Sinner).
Zverev tem repulsa a um técnico (deu entrevista dizendo que ele mesmo desenvolve o plano tático de jogo) acho um limitador para enfrentar grandes nomes.
Pessoalmente acho que ele tem tênis para vencer tanto Sinner como Alcaraz.

Julio Marinho
Julio Marinho
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Oi, JClaudio, sempre um prazer discutir com você sobre tênis. Sim, acho que você tem toda razão em ser turrão na parte tática e a própria personalidade dele já impediu grandes nomes de trabalharem com ele, Ferrero, Becker, Toni. Então fica lá com o pai e isso sempre tem muito vício de visão, afinal, ele é rico e sempre habita o top10. Então, ele precisa de coisas finas, detalhes importantes que podem fazer ganhar aqueles 3 pontos que mudam um set. Mas tem outra coisa para mim que também vem de toda essa estrutura de pensamento e que me pega muito. O cara tem 2m de altura e tem um estilo defensivo. Não é o De Minaur, Schwartzan ou Tien que não podem contar com um grande saque e tem que confiar nas pernas e contra ataque. O biotipo dele combinam com estilo agressivo. Talvez ele seja o jogador mais alto e mais defensivo que exista. E como se Isner ou Opelka preferissem trocar bola. Claro, o alemão é mais rápido, mas não aproveita o que poderia deixar o jogo dele mais incômodo, saque e primeira bola, e cara na rede. E aí, em toda hora de aperto os jogadores sempre recorrem ao estilo em que se sentem mais seguros. Ele, sendo defensivo e perdendo quadra. Quando vai para o ataque e erra, parece que lhe dói mais do que ficar atrás, o adversário ganhar o quadra e fechando na rede. Enfim, para mim é um caso perdido e como bem disse, não por falta de capacidade técnica. Abraços!

israel
israel
1 mês atrás
Responder para  Julio Marinho

Zverev depois da lesão não foi mais o mesmo. Ele era muito perigoso e muito provavelmente venceria Nadal naquela infeliz partida de RG. Depois daquele episódio, caiu muito de desempenho.

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Julio Marinho

Isso mesmo, Júlio…
Ele está bem na ponto ou na partida, distribuindo dos dois lados, colocando o adversário para bater na corrida, conforme o jogo vai se desenrolando, Zverev vai acomodando, diminuindo a agressividade e apostando no jogo de base, as bolas não são tão anguladadas, nem tão profundas, fica na posição de esperar um erro do adversário (contra um Sinner, na primeira bola mais curta ou menos angulada, perde o ponto).
Fazendo uma comparação, durante o jogo, Zverev volta para a barriga da mãe, um lugar apertado, de poucas opções, onde não precisa se movimentar, ainda é cuidado e protegido.
É um lugar seguro para ele…

Julio Marinho
Julio Marinho
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Exatamente isso, e a barriga da mãe para todos nós já foi um lugar amplo que se tornou estreito em algum momento e tivemos que ir para um lugar maior. É assim um processo de mudança. E ele volta para a estreiteza! Abraço!

Jonas
Jonas
1 mês atrás

Único que pode parar a máquina é o Alcaraz mesmo.

Julio Marinho
Julio Marinho
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Único. O Sinner só tem um adversário no circuito. Sabe que eu acho que passa muito pelo fato de que o Alcaraz não aceita aquilo do padrão máquina do Sinner. E não digo não aceitar na parte tática, porque é isso é consequência. Ele não aceita como personalidade, no âmbito mental. Então, ele vai dar deixada, vai vir para a rede, vai atacar bolas não indicadas com super risco, e, mesmo sempre podendo dar errado, dá certo. Ele tenta outras coisas com mais vontade de vencer do que medo de perder. Nas definições de Erasmus de Roterdam em loucura devem agregar a tentativa de ganhar do Sinner sendo defensivo, trocando bolas padrões e esperar o erro. Isso não vai acontecer, não nessa fase em que o italiano está. O cara é realmente uma máquina de alta precisão.

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Julio Marinho

Só vi ele ‘aceitando’ uma vez: na final de Wimbledon.

Não sei dizer se naquele jogo a pancadaria do italiano falou mais alto ou se o Alcaraz não estava em um bom dia/perdido taticamente.

Sinner melhor da história
Sinner melhor da história
1 mês atrás

Nao tem discussão o maior da geracao por enquanto é sinner , a diferença de slam dele para o alcaraz é menor que a diferença de semana na liderança no ranking e de títulos em todos campeonatos, alcaraz vai ter que melhorar muito pra conseguir acompanhar sinner na carreira ,pq se continuar assim alcaraz vai tiver igual Nadal poucas semanas na liderança, e sinner vai bater djokovic em 5 anos nessa liderança de semana se continuar nesse nivel

Marcus Henrique
Marcus Henrique
1 mês atrás

Quanta abobrinha escrita num parágrafo só. Deprimente…

Adriano
Adriano
1 mês atrás
Responder para  Marcus Henrique

Wait and see

Adriano
Adriano
1 mês atrás

Perfeito

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás

Que aflição que dá ver o Zverev passando bolinha. Ele flerta com os pontos. Não toma decisão, não tem um plano bem definido para os pontos. É uma pena, pois tem talento e bola para ganhar Slams, mas não vai sair disso.

Gustavo Luis
Gustavo Luis
1 mês atrás

Zverev não jogou mal, Sinner é que foi competente em fechar as portas pra ele.

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás

E é impressionante como o russo-germânico não chega em UMA bola curta. Ele simplesmente desistiu de melhorar a movimentação dele para frente. É só pegar um jogador com o mínimo de brio que o Zverev fica totalmente perdido.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás

O cara tem 7 BPs para quebrar o Sinner e não aproveitar nenhum é uma “lástima” mesmo rsrs. Sinner jogou preciso quanto tinha que fazê-lo.

Luciano Antonio
Luciano Antonio
1 mês atrás

Torcer pro Sinner papar esse torneio.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.