Turim (Itália) – A sexta final do ano entre Carlos Alcaraz e Jannik Sinner terminou com a segunda vitória do italiano, que defendeu o título do ATP Finals e fez a festa da torcida em Turim. O número 2 do mundo venceu o atual líder do ranking com parciais de 7/6 (7-4) e 7/5 em 2h15, marcando sua sexta vitória em 16 jogos confrontos contra seu maior rival. O resultado também amplia a invencibilidade do italiano em quadras duras e cobertas para 31 jogos.
Nos demais confrontos deste ano, Sinner também havia levado a melhor na grama de Wimbledon, enquanto Alcaraz venceu as finais de Roma, Roland Garros, Cincinnati e do US Open. Eles haviam se enfrentado em outras duas finais, com vitória de Sinner no saibro de Umag em 2022 e de Alcaraz em Pequim no ano passado.
Em sua quarta participação no Finals aos 24 anos, Sinner atingiu a terceira final seguida. Ele havia ficado com o vice em 2023, superado por Novak Djokovic na decisão, e derrotou Taylor Fritz para conquistar o título no ano passado. O italiano chegou à sua décima final na temporada e também foi campeão do Australian Open, Wimbledon, Pequim, Viena e Masters 1000 de Paris. O italiano não perdeu sets na semana e sequer havia sofrido quebras de serviço até o confronto deste domingo. Em 33 finais na carreira, ele tem agora 24 títulos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Alcaraz disputou seu terceiro Finals e buscava o título inédito, depois de ter sido semifinalista em 2023 e caído na fase de grupos no ano passado. O espanhol de 22 anos acumula 24 conquistas conquistas no circuito da ATP, sendo oito neste ano e disputou 11ª final em 2025. Ele também poderia se tornar o terceiro espanhol a ser campeão do Finals, juntando-se Manuel Orantes, em 1976 e Alex Corretja em 1998.
BACK-TO-BACK SINNER 🗣️@janniksin defends his #NittoATPFinals title without dropping a set ‼️ pic.twitter.com/jaClBVnVzl
— Tennis TV (@TennisTV) November 16, 2025
Campeão invicto no Finals, Sinner conquista a premiação máxima do torneio. O italiano recebe 1.500 pontos na ATP e o prêmio de US$ 5,071 milhões. Alcaraz ficará com 1.000 pontos no ranking e US$ 2,704 milhões. A vantagem do espanhol na liderança será de 550 pontos quando a classificação for atualizada.
A temporada de Sinner terminou neste domingo e o jogo também pode ter marcado o fim da parceria com o técnico australiano Darren Cahill, que anunciou ainda em janeiro que este seria seu último ano de carreira, embora o tenista tenha declarado ao longo da temporada que tenta convencer seu experiente treinador a continuar. Já Alcaraz ainda tem o compromisso de defender a Espanha na fase final da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. A equipe espanhola volta à quadra na quinta-feira para enfrentar a República Tcheca nas quartas de final. Os dois rivais já têm um reencontro marcado para janeiro, numa exibição em Seul, antes do Australian Open.
Sinnner salvou set-point na primeira parcial
Em um primeiro set inteiramente sem quebras de serviço e com 1h19 de duração, Sinner vinham mantendo a escrita de não perder o saque. Ele chegou a salvar um set-point quando perdia por 6/5, forçando o segundo serviço para o erro do espanhol. Já durante o tiebreak, venceu dois pontos nas devoluções, com direito a um belíssimo lob para chegar ao set-point. Mais agressivo em quadra, o italiano fez 13 a 7 nos winners e cometeu 16 erros contra 10.
JANNIK SINNER, WHAT HAVE YOU DONE!!! 🤯@janniksin | #NittoATPFinals pic.twitter.com/CBkSA39xxz
— ATP Tour (@atptour) November 16, 2025
A longa parcial teve duas paralisação. A primeira ainda no começo do jogo, para atendimento médico a um espectador que passou mal na arquibancada. O jogo foi interrompido por aproximadamente dez minutos. Já quando Alcaraz liderava por 5/4, ele recebeu tratamento do fisioterapeuta para um desconforto na parte posterior da coxa direita.
Apesar da preocupação com o físico, Alcaraz começou bem no segundo set e contou com duas duplas faltas de Sinner para ser o primeiro jogador a quebrar o serviço do italiano em toda a semana. Mas a vantagem não durou muito e o número 2 do mundo buscou o empate por 3/3. Já no sétimo game, Sinner voltou a enfrentar um break-point e sustentou um longo rali. O italiano se manteve firme no saque para não ser mais ameaçado e, estando sempre à frente no placar, colocou o espanhol sob constante pressão até voltar a quebrar no último game da partida para defender o título em Turim.












É disso que o povo gosta. Jogo de gigantes. O 1 set do jogo demorou mais que as vitórias de Alcasinner. Que venha 2026 com mais jogos eletrizantes do BIG2.
Não foi dessa vez que o Alcaraz ganhou o Finals. Ano que vem talvez o João já entre nessa disputa.
A máquina venceu o mágico. Jogaço. Sinner mostrou que na quadra coberta tem um rei. Sinner e Alcaraz são dois fenômenos. O tênis está bem representado.
Sinner rumo ao recorde absoluto das quadras indoor. Jogador praticamente imbatível neste piso.
O Sinner terminou o ano 550 pontos atrás do Alcaraz ficando três meses sem jogar e perdendo 4 masters.
Por isso ele era o legítimo número 1, mas vai ter que esperar um pouco enquanto o número 1 fake senta no trono, somente devido a esses 3 meses de suspensão.
Jannik Sinner!!! GOAT Forever… até começar o reinado do nosso querido João Fonseca!!!
Sinner é o único capaz de atingir 8 atp finals e superar o goat. Está longe, mas vou secar bastante nos próximos anos.
O caso de Alcaraz: este afirmou em entrevista recente que quer sentar na mesa junto com o Big 3. Vencer 8 atp finals é quase impensável. Espero que tire alguns do italiano nos próximos anos. Aliás, será que vai vencer o atp finals ou a alergia espanhola a esse torneio também se aplica a ele?
A conferir!!!
Acredito que a maldição do Boi Miúra no ATP Finals já foi transmitida ao Boi Miúra Jr.
Vamos torcer para ser nosso Fonseca aquele a não deixar o Cenourão bater o recorde do GOAT no ATP Finals.
Não há nada de maldição. Rafa Nadal sempre foi um degrau abaixo fora do saibro. E como não havia finals no saibro, ficava bem difícil para ele. O alcaraz ganhará um punhado de finals ao longo da carreira.
Verdade! O saibro sempre foi o carro chefe do Nadal. Naum tem nada de maldição não.
ATP Finals jogado em quadra dura coberta , dificilmente alguem tira do Sinner … deveria ser diferente todos os anos , seja grama , hard aberto , saibro … mas essa frescura ai ñ vai facilitar pro alcaraz ate pq eh a melhor superficie do sinner e a pior do alcaraz , foda …
Somente postas bobagens sem limites. Os 6 de Federer pareciam imbatíveis. É óbvio que Alcaraz não tem limites de quantos pode vencer . Mas como estavas se borrando todo , Sr Paulinho , deve ter ouvido. ATP Finals teve seu contrato renovado até 2030 na Casa do jovem Italiano… Rsrsrs, Abs !
Em primeiro lugar, 7 > 0
Em segundo, estava torcendo pelo espanhol para evitar o bicampeonato de Sinner.
Em terceiro, Alcaraz se chegar a vencer 3 atp finals é muito rs.
Tulinho assassino rs
Ele tem mais condições de vencer um Finals do que o Nadal. Vai levar o seu algum dia, mas 7 ou 8 Finals acho impensável, terá que correr atrás de outros recordes do sérvio.
Tá jogando muito, uma máquina de jogar tênis Jannik Sinner!!!!!!
Sinner, o legítimo número 1…
Perfeito. O fake só está no posto devido aos 3 meses de suspensão do legitimo.
Ganhou o tênis! O verdadeiro número 1 só mundo não sabe o que é perder. Parabéns Sinner. Sem Djokovic no auge você vai reinar ano que vem.
Djoko, Federer e Nadal no auge não teriam chances contra Alcaraz e muito menos Sinner. Eram muito lentos, parece em câmera lenta ver os Pseudo Big 3.
Sinner apanhou de Djoko até o final de 2023. O sérvio tinha 36 anos e 6 meses na final do atp finals 2023. Imagine se Djoko fosse uns 8 anos mais novo hoje em dia.
Qts anos o Djokovic começou a dominar o circuito? Vc fica falando em idade, mas sabe muito bem que não foi isso, mas sim o fato do Sinner ter melhorado o jogo dele! Djokovic depois dos 30 não bateria o Sinner de hj! E vc sabe disso! Reza ai pra surgir alguns tenistas tops, pois se for os pangares que surgiu depois do Djokovic, os seus recordes estarão todos ameaçados.
Me cite exemplos de jogadores com 38 anos que vencem slam e terminam a temporada na dianteira.
Djokovic começou a dominar o circuito aos 23 anos, muito parecido com o Sinner ano passado.
Na época Federer tinha 29 anos, Nadal 24 e Murray 23.
A diferença está na época em que cada tenista foi ‘superado’. Isso aconteceu pela primeira vez com Federer em 2008, quando era muito jovem… com Djokovic aconteceu ano passado, já com 37 anos, campeão de tudo que disputou.
Ai que vem o fator sorte! Coloca o Sinner 5 anos mais velho! Djokovic já teria aposentado te tanto perder! Nao seria 6 derrotas consecutivas, mas 15
Kkkkk eu acho engraçado vc falar “sem o Djokovic no auge” levando em consideração que Djokovic perdeu as últimas 6 partidas e ignorar o Alcaraz que é o pai do Sinner kkkkkk é cada uma.
Djoko está no fim de carreira com quase 39 anos.
Não vi essa paternidade hoje?
Djokovic teve suas maiores conquistas com Federer depois dos 34 anos , sinner muito mais imbatível que Djokovic
Começou a perder em 2011 e com apenas 29 anos.
“Apenas 29 anos”
Piada isso aí…29 anos é NextGen né?
Sampras aposentou com “apenas 31 anos” de idade então?
Djoko venceu 3 slam e 1 atp finals com 36 anos e 6 meses de idade. O sérvio venceu 12 slam depois de atingir os 30 anos e é o mais velho número 1 da história.
Começou a perder eu nao disse isso. Eu disse que djokovic é rei da entessafra ,pq seus maiores títulos foi com Federer com 34 ou mais,e nadal so ganha no barro emtao nao conta ,e Murray aposentou cedo ,entao mais metade slam do djokovic foi adversários, sinner muito mais difícil de ganhar no auge
Exato. O número 1 fake só está no posto devido aos 3 meses de suspensão do legitimo.
Eu tinha falado que Sinner iria atropelar. Não existe Big Two, só Big One. Arrisco a dizer que Sinner ganhará uns 30 Slam e no mínimo 15 Finals.
15 finals, kkkk
Calma xará, por favor.
Até 2038 ninguém ganha mais nada no tênis, quem ganhou ganhou e quem não ganhou não ganha mais. O Dalcim deve estar chorando com a derrota do espanhol e por isso está pianinho até agora.
Segura a emoção!!!
É meus amigos…quem tem quase 30 ou mais de 30 anos como eu fomos privilegiados por ver a maior geração da história do tênis, nós brasileiros temos sorte que agora teremos o Fonseca pra acompanhar por um bom tempo, por que se dependesse da geração Sincaraz eu pararia de ver tênis por um tempo…das últimas 4 finais entre esses dois após a final épica de RG, o que mostrou ser a exceção, todas as finais foram extremamente monótunas e ditados por sempre um bom 1º saque e poucas quebras e rallys…sem falar o papelão que foi cincinatti pra dita maior rivalidade do tênis desde de Federer x Nadal…enfim, o tênis está cada dia mais chato com essa pancadaria desenfreada e falta de criatividade, ver um tenista como Musetti e Bublik no circuito é um alento mas como sabemos que a bola tá cada dia mais pesada, só resta pra eles os atp 250 e 500 e desaparecer com o tempo, aonde tudo mundo vai querer viver na pancada e esquecer o que realmente era o tênis…
Chororó. Musetti e Bublik kkkk, como diz uma frase muito famosa, vc é um fanfarrão.
Nunca foi tão difícil jogar tênis qto hoje, tudo necessitou de ajuste, muito veloz dinâmico, forte, resiliente e constante, notória mudança ate no amador, menos talvez no clube onde os mesmos jogam contra os mesmos.
Seu texto é tão 2015, que deve ter escrito de um iPhone 4.
Mussetti? Bublik é excelente e vai competir com os melhores, depende dele. Mussetti não ganha do de Minaur
Eu disse semana toda aqui ,nesse piso na quadra quando sinner entregou no auge o alcaraz não tem.chance contra ele ,o maior da história será sinner ,em 5 anos ja bate as semanas na liderança de djokovic, alcaraz sera ganhador de 20 slam porem nao vai conseguir competir na liderança de ranking com sinner , quem sabe joao fonseca se evoluir melhor fisicamente pode superar sinner ,mais hj o cara é melhor do mundo alcaraz tem mais slam pq entrou no auge antes so por isso mesmo
Fonseca é um jogador bom, nunca estará no patamar de Sinner e Alcaraz, talvez um top 3 e no máximo ganhe 2 G Slam.
Joao fonseca mais habilidoso que alcaraz e sinner e ten velocidade tbm,porem joao fonseca so quer férias ai fica difícil ja era pra ser top 10 ,aliás ja entrou de férias denovo
Jannik Sinner!!! GOAT Forever… até começar o reinado do nosso querido João Fonseca!!!
Jannik Sinner!!! GOAT Forever!!!!
Alcaraz jogou melhor a maior parte do jogo, no primeiro set teve a única oportunidade de quebra, no segundo saque do Sinner, avaliou mal, deveria ter recebido mais atrás o saque e entrar no ponto.
No segundo set Alcaraz mudou a forma de jogar (por necessidade), encurtou os pontos, correndo mais riscos de erros (o que de fato aconteceu),
Sinner não sacou bem, aproveitamento baixo do primeiro saque, foi resiliente mesmo não jogando bem, diminui muito os erros do primeiro set, não foi tão agressivo, abriu não do comando dos pontos e apostou nos erros do espanhol.
Foi um bom jogo (como sempre os jogos do Alcaraz)…Sinner é um legítimo campeão.
Jannik Sinner!!! GOAT Forever… até começar o reinado do nosso querido João Fonseca!!!
Notei o Alcaraz depois do atendimento medico mais lento. Não tiro os meritos do Sinner, mas não senti o Alcaraz completo hoje.
Olá Moraes…
Foi um primeiro set estranho, Sinner errando muito, Alcaraz jogando o “feijão com arroz”, nada de slice, deixadas, seria como dizer que Alcaraz estava enfrentando o Sinner como se fosse o Sinner (na pancada).
Após o desconforto no posterior da coxa, Alcaraz foi para o tudo ou nada, muito agressivo, tentando encurtar os pontos (fez 15 winners, no set), Sinner se segurava como podia.
Sinner ganhou sacando mal, durante o torneio, todos os jogos do italiano teve aproveitamento de mais de 70% no primeiro serviço, hoje teve pouco mais de 50%, e ganhou.
Nunca aconteceu do italiano sacar mal e vencer o espanhol.
Qual vai ser a desculpa do nosso amigo JClaudinho, da querida M. Lima, do carro Sérgio Ribeiro e dos vociferantes Adriano, André Borges e Rodrigues hoje?
Ué, não tem desculpa. Legitimo campeão. Acho que quase todos aí também admiram o Sinner em certa medida. Alcaraz tinha suas chances após virar a chave contra o Sinner. Jogo de detalhes, quase como todos. Não é como se fossem jogar 10 vezes fosse um 9-1.. seria um 5-5, 6-4.. o nível é parecido.. quando um jogador salva um set point como Sinner fez hoje ou match point como Alcaraz fez em RG não é como se o outro tivesse muito abaixo. Acredito que a dinâmica entre eles será assim por longos anos, sem ninguém tomar uma enorme dianteira técnica. Não acho o Sinner super favorito em indoor, nem o Alcaraz super favorito no saibro. São pequenas vantagens apenas. Veja que Alcaraz era favorito na grama e Sinner no US open e deu o que deu. Sempre muito perto. Os dois acabam sempre merecendo muito porque, meu deus, como eles jogam tênis.
Se continuar saudável, sem lesões, será muito difícil tirar o título do Australian Open do excelentíssimo Senhor Jannik Sinner, talvez somente Djokovic como uma Phoenix possa ser capaz de uma proeza destas…
Disseram a mesma coisa sobre o último US Open, quem ganhou no final?
Djokovic? A única chance dele é Alcaraz e Sinner sofrerem lesão ou outro motivo de desistência. Está entre os grandes da história, mas o tempo dele passou.
Aleluia! Um comentário decente!
Única chance do Djokovic voltar a ganhar um Slam!
Acredito que nos próximos 3/4 anos… ambos vão ganhar os 12 slams!
Apesar de torcer por Alcaraz, vejo o Sinner um pouco superior.
Palpites G Slam 26
AO Sinner
RG Alcaraz
WB Alcaraz
US Sinner
Finals Sinner
M 1000 metade pra cada
Os outros tenistas lutem e se devorem pelos 500 e 250
Meu palpite: AO Sinner; RG Sinner, WB Alcaraz, US Sinner , Finals Sinner.
Talvez algo assim, talvez AO Alcaraz, RG Sinner, Wbd Alcaraz e US Open Sinner. Finals Alcaraz, #1 Sinner. Seria divertido. Com esses dois tudo pode acontecer, sempre entram com boas chances de título.
Mais uma vaquejada. ATP Finals não é mesmo o lugar para Boi Miúra, seja sênior, seja Júnior.
O número 1 legítimo deu mais um chute no traseiro do número 1 mais fake da História.
Alcaraz até que é um jogador bonzinho, com alguns buracos, mas ainda está a anos-luz de ser o “melhor jogador que o tênis já produziu”. Esse posto continua pertencendo a Novak Djokovic, o GOAT disparado de todos os esportes.
Dia triste para Claudinho, Gilvan, Rodrigo, Mayinha, Julio e outros fregueses.
Bonzinho! Que tirou dois WB “do seu goat dos esportes”
Um monte de gente emocionada nos comentários, quem viu Nadal ganhar 11 títulos na mesma temporada com 19 anos diria que ele venceria uns 200 torneios, e olha só como terminou. Federer esteve com 16X1 contra Djokovic em número de Slams, e no fim ficou pra trás. Existem mil e uma variáveis possíveis. e os neninos podem ganhar adversários novos que podem ser oponentes casca grossa. Eles estão mostrando qual o nível necessário para vence-los e, com certeza, haverá quem alcance esse nível em breve. Não e bom negócio desconsiderar quem já fez apostando em quem possa “talvel” fazer.
A pergunta a se fazer é: quem vai ter uma carreira melhor, Alcaraz ou Sinner? Hoje eu acho a do Alcaraz melhor, mas são dois garotos com muito pela frente.
2026 deve continuar com o domínio dos dois. Dependendo do amadurecimento de alguns jovens ano que vem, pode ser que consigam rivalizar um.pouco em 2027.
Para ser mais justo o ATP Finals deveria ser em pisos diferentes a cada ano. E também outdoor ao invés de só indoor.
Impressionante a atuação do Sinner hoje, tratou a pressão como se fosse nada, lembrando aquele jogo da final de Wimbledon. Título incontestável do cenoura.
Aprendi a gostar do Sinner pela humildade desse garoto. Eu não vejo nele aquele deslumbramento que a maioria tem quando alcança a fama e o sucesso no esporte. Que você ainda vença muito Sinner! Parabéns mais uma vez!
Quando os dois estão saudáveis é praticamente impossível saber quem vai ganhar seja em qualquer piso. O fato dele jogarem tão bem em todos os pisos leva a crer que eles passam de 15 Grand Slans cada. Serão gigantes na história!
Ainda acho que Alcaraz tem, no momento, mais armas que o Sinner, no entanto o italiano segue mais consistente e seria o número 1 do mundo em condições normais (sem a suspensão merecida no início do ano). Podemos pensar em cerca de 2000 pontos de vantagem (ano passado passou de 3000).
Eu disse há uns posts atrás que o Sinner tinha pitadas de Djokovic e tem mesmo, não só em relação a agredir o oponente da linha da base, tirando o tempo de reação, mas também na vontade de melhorar ainda mais. Nunca parece estar satisfeito com seu nível.
Alcaraz é um oponente à altura dele, assim como Federer e Nadal eram uma barreira para o Djokovic até 2010. Sérvio precisou se tornar um monstro, quase sem buracos, e Sinner está indo pelo mesmo caminho.
O Alcaraz fez uma temporada absurda e mesmo assim só ficou com o Número 1 por causa da suspensão do Sinner.
Isso só mostra como esses 2 estão sobrando em relação ao resto do circuito.
Sinner!!! Meu preferido do BIG 2! Minha torcida vai pra ele!