Sinner, Alcaraz e Bia superam seus testes

Foto: AELTC

A solidez mental e os fartos recursos técnicos permitiram que Jannik Sinner ganhasse os três tiebreaks que disputou contra o super-sacador Matteo Berrettini, duelo de amigos peso pesados na Quadra Central. O placar diz tudo: jogo milimetricamente disputado, em que o único set fácil coube ao vice-campeão de 2021.

O número 1 do mundo, que também havia perdido set na estreia, jogou bem perto do ideal para um piso tão difícil como a grama, onde seu ponto forte está no trabalho de pernas e potência dos golpes de base. Berrettini exigiu o tempo todo, com 28 aces e 72% de primeiro saque em quadra, além de um forehand poderoso e os slices sempre chatos. Fez o dobro de winners (65 a 32), mas quase duas vezes mais erros (48 a 25).

A lógica diz que enfim Sinner vai respirar um pouco, já que enfrentará o sérvio Miomir Kecmanovic, um tenista sem golpes espetaculares mas que barrou Tallon Griekspoor em cinco sets. Se a lógica prevalecer, o cabeça 1 estará nas oitavas contra Ben Shelton, Lloyd Harris ou Dennis Shapovalov, adversários bem mais frágeis do que Berrettini.

O atual campeão Carlos Alcaraz ganhou em sets diretos, porém seu começo de partida contra Aleksandar Vukic não foi bom. Tinha 5/2 e aí perdeu dois serviços seguidos e viu o australiano sacar para o set. Levou ao tiebreak, abriu 5-1 e novamente deixou o adversário encostar. Só então o espanhol dominou para valer o confronto, como era de se esperar, e aí deu show, com jogadas de efeito, muita correria e a conhecida variedade de golpes. Reencontra Frances Tiafoe, aquele que o levou a cinco sets no US Open de 2022, mas o norte-americano está longe do auge.

Teste mesmo viveu Beatriz Haddad Maia. Fase instável, confiança em baixa e uma adversária que a conhece muito bem. Por isso, me agradou ver que a brasileira entrou em quadra com plano agressivo, mas sem exagero. Usou muito a cruzada de forehand, protegeu bem o backhand onde Magdalena Frech sabia que teria de explorar, e acima de tudo ousou mais junto à rede, incluindo saque-voleios.

A atuação esteve longe da perfeição. Ao sacar com 5/4 para fechar o set, o braço pareceu um pouco preso. Em seguida impôs a devolução diante do segundo saque frágil da adversária. Na outra série, permitiu 15-40 no segundo game e 0-40 no sexto, momentos muito delicados, que poderia comprometer a tarefa. A boa notícia é que segurou a cabeça e ganhou quatro games seguidos para finalizar a missão. Algo importante também para poupar energia, já que voltará à quadra nesta quinta-feira como ampla favorita diante do jogo conservador de Camila Osório. Oremos.

Resumão

– Daniil Medvedev esteve bem perto de perder os dois primeiros sets para Alexandre Muller e divirtiu a imprensa e as redes sociais com suas caretas, reclamações e trejeitos. Sem falar que se perdeu na contagem e foi sentar-se quando ainda havia um ponto a ser disputado no primeiro tiebreak. Vai pegar o sempre perigoso Jan-Lennard Struff.
– Tommy Paul parece ter perdido a magia que mostrou em Queen’s. Após estreia instável, levou grande aperto de Otto Virtanen, 147º do ranking. Encara agora o sacador Alexander Bublik.
– Casper Ruud de novo falhou na tentativa de atingir a terceira rodada em Wimbledon, barrado pelo tênis versátil do veterano Fabio Fognini, 37 anos. Ele não chega nas oitavas de um Slam desde o Australian Open de 2021 e agora vê chance contra Roberto Bautista.
– Os velhinhos Gael Monfils e Stan Wawrinka não terminaram a partida por falta de luz. Francês estava melhor e lidera por 2 a 0. Os dois deram show de simpatia e chegaram a bater papo junto à rede em pleno tiebreak do primeiro set, a discutir marcação da juíza.
– Mais oito jogos foram ao quinto set nesta quarta-feira, dois válidos já pela segunda rodada. Os registros espetaculares são para as incríveis vaciladas de Felix Auger-Aliassime e David Goffin. O canadense tinha 2 a 0 e por quatro vezes esteve a ponto de fechar no tiebreak antes de reação espetacular de Thanasi Kokkinakis. O belga, que entrou no lugar de Andy Murray de última hora, fez 5/0 no quinto set, mas Tomas Machac buscou a diferença e ganhou no ‘tiebreakão’.
– Campeãs de Slam, Naomi Osaka e Sloane Stephens caíram em menos de uma hora. Emma Navarro atropelou a japonesa no segundo set, com total de 59 minutos de jogo, e Diana Shnaider só permitiu dois games a Stephens, tarefa de 49 minutos. Quem vencer, deve pegar Coco Gauff, que continua passeando.
– Situação estranha ao final do duríssimo confronto em que Dayana Yastremska bateu Varvara Gracheva no supertiebreak. A francesa ensaiou um abraço na vencedora, mas aí pareceu lembrar que a ucraniana ainda a considera russa. A ucraniana deu passo para trás e tudo ficou num aceno desconfortável.
– Emma Raducanu voltou a jogar bem. Apoiada pela torcida, me parece bem à vontade e atropelou Elise Mertens. Agora, desafia Maria Sakkari.

A quinta-feira

– A distância entre Novak Djokovic e Jacob Fearnley: 372-1 em vitórias de Slam e 24 troféus desse quilate contra um título de challenger.
– A torcida britânica verá também os duelos caseiros Draper-Norrie e Boulter-Dart.
– Diferença grande também entre Alexander Zverev e Marcos Giron: 22 a 0 em títulos, 95 a 11 em vitórias de Slam e 35 a 4 em jogos de cinco sets.
– Thiago Wild desafia Holger Rune e tenta ser primeiro homem brasileiro na terceira rodada de Wimbledon desde Thomaz Bellucci em 2010.
– O duelo inédito entre Hubert Hurkacz e Arthur Fils promete emoção.
– Iga Swiatek busca quarta vitória seguida sobre Petra Martic e já pode chegar a 45 triunfos nesta temporada.
– Elena Rybakina tem 4-1 sobre Laura Siegemund, que soma 10 vitórias sobre top 10 na carreira, mas nada desde 2022.
– Vale ficar de olho em Danielle Collins contra Dalma Galfi, possíveis adversárias de Bia na terceira rodada. Galfi ganhou o único confronto contra a atual 11ª do mundo.

Subscribe
Notificar
guest
125 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
04/07/2024 21:33

Dalcim,

Parece que a dupla Matos/Mello estão numa fila de espera para as Olimpíadas. Você saberia dizer quantas duplas precisariam desistir ? Ou não é nada disso ?
Bonita homenagem ao Murray !! Merece ! É outro que seria uma pedra no sapato dessa nova geração, se não fossem os problemas físicos.

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
04/07/2024 23:03
Responder para  José Nilton Dalcim

Obrigado

Vanderlei Stefani
Vanderlei Stefani
04/07/2024 17:29

O Alcaraz foi muito favorecido pela tabela, até a semifinal só pegou tenista mediano.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
04/07/2024 21:54
Responder para  Vanderlei Stefani

Ô CONVERSINHA FIADA! Não dá para levar a sério…

Gustavo
Gustavo
04/07/2024 17:20

É ótimo ver Djokovic, Rune, McEnroe, Navratilova, Henman, Swiatek, Norrie, Martinez, Hewitt, Evans e Draper todos do lado da quadra com Andy Murray durante uma longa homenagem de despedida.

Andy abraça e agradece a todos.

Acho que Federer teve que voltar para o hotel… hihihihi

Gustavo
Gustavo
04/07/2024 17:26
Responder para  Gustavo

Lembrando q Murray mudou sua agenda para apoiar Federer em seu torneio de despedida na Laver Cup…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
04/07/2024 23:11
Responder para  Gustavo

E Federer levou até Mirka para Londres . Que tal o parceiro ( como postas diferente do outro Gustavo) , ver como Andy se emocionou com os depoimentos de Federer, Nadal, Djokovic e Vênus , no Telão. Ps . O Suíço não precisou de cachê pra se fazer presente In Loco . Abs !

Gustavo
Gustavo
05/07/2024 00:38
Responder para  Sérgio Ribeiro

É até pior estar em Londres mas não estar presencialmente na quadra central para homenagear o Murray, a meu ver.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
05/07/2024 10:33
Responder para  Gustavo

A atenção era por direito para Andy Murray. Não pra quem foi aplaudido de pé ano passado no mesmo local . Estás falando tudo isso pelo fato de Djokovic ter ficado dentro da quadra rs . Que tal descrever a roupa dos que marcaram presença sem querer aparecer tanto…? rsrs. Abs!

Gustavo
Gustavo
05/07/2024 11:20
Responder para  Sérgio Ribeiro

Isso não é só passar pano para ausência do Federer na homenagem ao Murray, é também limpar chão, aspirar o pó, lavar louça…

Manu
Manu
04/07/2024 17:18

Hj faz 20 anos da vitória da Maria Sharapova em Wimbledon.

Por causa dela minha namorada me chama de Maria Sharopona…rsrs

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
04/07/2024 21:53
Responder para  Manu

MANU, QUE MARAVILHOSO o seu retorno a esta confraria. Com gente inteligente como você opinando, me sinto em casa. Quanto a Wimbledon 2004, já pensou se Sharapova tivesse perdido a final? Você teria um outro belíssimo codinome, ou seja, Serena Williams. Maria Sharapova, porém, está muito bem posto, o que demonstra que sua namorada está de parabéns, primeiro por seu apelido e sobretudo pelo bom gosto de ter você como companheira…

Felipe
Felipe
04/07/2024 17:15

Onde está Federer na cerimônia do Murray? já voltou para casa? ele está hoje em Wimbledon, mas decidiu não comparecer à cerimônia, q coisa para o exemplo e modelo de tenista, hein?

Heitor
Heitor
04/07/2024 17:01

Quando vão criar a lojinha de réplicas do tênis, hein? Bonés de Wimbledon, toalhas de RG, garrafinhas de água do AO…

Gustavo
Gustavo
04/07/2024 16:24

E o fritz q falou para o adversário no cumprimento na rede ao final da partida “tenha um bom voo de volta para casa”?! Kkkkk

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
05/07/2024 16:24
Responder para  Gustavo

Li em outra matéria o que o motivou a fazer isso.
Uma provocação do seu oponente no encontro anterior de ambos.

João Sawao ando
João Sawao ando
05/07/2024 18:09
Responder para  Luiz Fabriciano

A intolerância e um problema revoltante

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
05/07/2024 22:26
Responder para  João Sawao ando

Não dei razão a nenhum dos dois.
Só citei o motivo que levou o Friz, segundo ele próprio, a fazer o que fez.

João Sawao ando
João Sawao ando
06/07/2024 20:58
Responder para  Luiz Fabriciano

Sim Luiz.mas o francês o provocou primeiro

Gustavo
Gustavo
06/07/2024 00:35
Responder para  Luiz Fabriciano

Obrigado, não tinha lido essa outra matéria.

Gustavo
Gustavo
04/07/2024 16:19

Os irmãos Murray perdem o primeiro set 6-7 (6-8) para quase silêncio na quadra central

Um set muito apertado que poderia ter ido para qualquer dupla. Murray tinha um set point, mas infelizmente não conseguiu converter.

Acho que a maioria dos fãs de tênis quer que os Murray vençam.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
04/07/2024 15:34

Mesmo antes dos streamings, torcedores do GOATaço já passaram raiva com as transmissões da TV.

Quem não se lembra do SporTV com 16 canais em 2016 e o jogaço entre Djoko X Del Potro sendo preterido por Soares/Melo? Só mostraram alguns games e o tiebreak final, se me lembro bem.

Não dá mais pra fugir da nova realidade, mas o bom é que as transmissões em inglês não têm aquelas propagandas repetitivas e insuportáveis da ESPN.

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
04/07/2024 22:37
Responder para  Paulo Almeida

Realmente a mesma propaganda a cada intervalo é irritante. Mas tenho visto na Star+ com transmissão do exterior. E quanto ao Djoko x DelPotro, tive a felicidade de ver ao vivo.

Oswaldo Euclydes Aranha
Oswaldo Euclydes Aranha
04/07/2024 14:27

Não entendi não terem passado na tv o jogo do Djokovic

Paulo F.
Paulo F.
04/07/2024 13:56

Idemo GOAT.
Faltam 6.

Guilherme
Guilherme
04/07/2024 12:53

O tênis tem sido Nike x Djokovic há muito tempo. Eles realmente precisam aprender a admitir a derrota.

Gustavo
Gustavo
04/07/2024 12:48

Novak Djokovic luta para vencer sua partida da segunda rodada em Wimbledon por um placar de 6-3 6-4 5-7 7-5.

Mais difícil do que pensei que seria, mas Novak conseguiu, que é o que importa no final

Continue lutando, Djoko

Paulo Almeida
Paulo Almeida
04/07/2024 13:04
Responder para  Gustavo

Deu mole no terceiro set, mas o britânico também jogou bem. A movimentação estava ruim e cometeu muitos erros; talvez estivesse protegendo o joelho.

Gustavo
Gustavo
04/07/2024 15:44
Responder para  Paulo Almeida

Pois é, ele não vai vencer todas as partidas em 3 sets rs

Gustavo
Gustavo
04/07/2024 12:40

Novak parece um pouco instável em seus movimentos, principalmente no forehand.

Gustavo
Gustavo
04/07/2024 11:32

Esse é o tipo de partida que Djokovic precisa para vencer em sets diretos. Não pode passar mais tempo na quadra.

Alessandro Siqueira
Alessandro Siqueira
04/07/2024 11:20

E houve quem desse como certa a surra do polonês em Djokovic pelas quartas, com direito a pneu à moda alpina…

Sandra
Sandra
04/07/2024 11:05

Dalcim, vc sabe a razão da espn não estar transmitindo o jogo do Djokovic?

Sandra
Sandra
04/07/2024 11:35
Responder para  José Nilton Dalcim

Isso é para comprarmos os outros canais, rsss

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
04/07/2024 21:43
Responder para  Sandra

SANDRA, você tentou sintonizar a TV na ESPN? Seria uma boa opção, para tentar saber a razão da referida emissora “não estar transmitindo o jogo de Djokovic”, não acha?

Guilherme
Guilherme
04/07/2024 22:41
Responder para  Valmir da Silva Batista

Como te incomoda qdo alguém pede a opinião do Dalcim, hein?

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
05/07/2024 10:58
Responder para  Guilherme

GUILHERME, você acha isso de mim? Parabéns, você tem opinião…

Paulo F.
Paulo F.
04/07/2024 08:41

Que Raducanu consiga recuperar sua carreira pois a mesma ainda está ameaçada ao moldes de Eugenie Bouchard.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
04/07/2024 09:07
Responder para  Paulo F.

Até agora, a Emma gastou todo seu talento em um torneio só. Espero que ela se recupere e tenha novamente bons resultados. Mas em termos de carreira, ela já está garantida. Já ganhou 4 milhões de dólares no tênis e mais de 8 milhões em publicidade e patrocínios. E só tem 21 aninhos.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
04/07/2024 10:52
Responder para  Marcelo Reis

“EM TERMOS DE CARREIRA, ELA” não “está garantida” coisa nenhuma, ela está garantida financeiramente com o que parte de sua carreira lhe proporcionou. Na carreira, que ela tem feito questão de iniciar o fim, Emma tem um US Open na estante, e se postou de forma tão deslumbrada após a conquista em Nova York, que seu miolo mole guarda profunda semelhança com o comentário ruim do meu interlocutor…

Marcelo Reis
Marcelo Reis
04/07/2024 11:32
Responder para  Valmir da Silva Batista

Eu me refiro à carreira no sentido financeiro da coisa, está claro na minha postagem, ligo as duas coisas. Ela já está milionária com tenra idade, já está garantida. Poderia parar hoje e já se aposentar, se assim quisesse. É nesse sentido. Não me referia aos títulos. Nisso, ela está se provando uma atleta de um tiro só até então.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
04/07/2024 21:35
Responder para  Marcelo Reis

VOCÊ “NÃO SE REFERIA” AO TÍTULO…

Marcelo Reis
Marcelo Reis
04/07/2024 23:28
Responder para  Valmir da Silva Batista

Não entendi a colocação, colega.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
05/07/2024 10:54
Responder para  Marcelo Reis

JÁ QUE NÃO ENTENDEU, deixe de preguiça e releia seu comentário anterior…

Marcelo Reis
Marcelo Reis
05/07/2024 14:13
Responder para  Valmir da Silva Batista

O meu eu já li, não vi problemas nele. O problema é no seu, ficou vago para mim, não está claro. Você soltou uma frase, colocou aspas em parte dela e é para eu dezudir o quê? Não consigo ler sua mente.

Última edição 2 anos atrás by Marcelo Reis
Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
05/07/2024 15:25
Responder para  Marcelo Reis

REVEJA NA OUTRA ENCARNAÇÃO então, quem sabe você volte com capacidade analítica melhor condicionada que a desprovida de qualidade que a natureza lhe concedeu. Eu é que não vou ficar dando murro em ponta de faca, abusando do meu latim…

Marcelo Reis
Marcelo Reis
05/07/2024 19:11
Responder para  Valmir da Silva Batista

Caramba, você trata todo mundo assim, de forma gratuita e deliberada?! Insinua que eu sou “miolo mole”, “preguiçoso” e “limitado cognitivamente”…

Da mesma forma que você não entendeu minha 1ª postagem, a qual fui forçado a te explicar em sequência, eu não entendi a sua.

Você tem que entender que, o que você posta, está claro somente em sua cabeça, não necessariamente sendo claro na cabeça dos outros.

Você me parece ser inteligente, mas claramente faltam-lhe habilidades interpessoais. Sinto muito por você.

Abraço e fique bem.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
05/07/2024 21:19
Responder para  Marcelo Reis

TADINHO, FOI “forçado” a elucidar sua postagem capenga. No mais, adeus pra você também…

Marcelo Reis
Marcelo Reis
05/07/2024 14:22
Responder para  Valmir da Silva Batista

correção: deduzir*

Marcelo Reis
Marcelo Reis
05/07/2024 14:23
Responder para  Valmir da Silva Batista

deduzir*

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
04/07/2024 10:41
Responder para  Paulo F.

ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM COM parecer sério e responsável nesta confraria, no que diz respeito à deslumbrada Emma Raducanu. Boa de bola, mas deslumbrada…

João Sawao ando
João Sawao ando
04/07/2024 20:00
Responder para  Valmir da Silva Batista

Será Valmir?pelo que me lembro a emma operou os dois pulsos e um tornozelo e está voltando…a eugenie foi 5 do mundo com 19 anos e com a beleza dela fez vários contratos de publicidade na faixa de 8 milhões de dólares .esse ano em 2024 jogou três partidas com 30 anos.se não me engano teve um us open que ela levou um tombo e teve uma concussão cerebral…varias dessas tenistas usam a beleza para fazer contrato de publicidade vide Maria Sharapova Daniela hantuchova Camila giorgi Anna Kournikova

Eduardo
Eduardo
04/07/2024 05:56

Oi Dalcim, a despeito da fase ruim e sem confiança da Bia, você acredita que ela tenha bola pra vencer um Slam ? Vi uma declaração do Meligeni falando que ele acreditava que ela seria número 1 do mundo … Com todo respeito à opinião de quem já viveu e vive muito mais o esporte do que eu, achei um dos maiores exageros que vi ultimamente. Bia realmente tem todo esse potencial ?

Refaelov
Refaelov
03/07/2024 23:19

Afora o saque incompatível com uma jogadora com a envergadura dela(e nem vejo mais sentido em esperarmos melhora nesse fundamento uma vez q ela/o staff parecem n ver o golpe como uma deficiência no seu arsenal) a Bia hj jogou próximo do seu melhor.. mantendo esse nível deve passar pela Osório sem maiores apertos.. num eventual R3, o sarrafo promete subir..

Última edição 2 anos atrás by Refaelov
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.