PLACAR

Shapovalov consegue na França sua primeira vitória desde julho

Foto: Jean Baptiste Autissier/Presse Sports

Montpellier (França) – Depois de ter sido eliminado na estreia de seus dois primeiros torneios na temporada, em Auckland e também no Australian Open, Denis Shapovalov estreou com vitória no ATP 250 de Montpellier, em quadras duras e cobertas na França. Em duelo entre dois jogadores canhotos, o canadense superou o francês Hugo Gaston, 88º do ranking, por 6/1 e 6/3 em 1h06 de partida.

Recuperado de uma lesão no joelho, que o afastou do circuito durante todo o segundo semestre de 2023, Shapovalov não vencia uma partida desde julho. O ex-número 10 do mundo está com 24 anos e ocupa atualmente o 137º lugar do ranking da ATP. Seu próximo rival é o cazaque Alexander Bublik, campeão do torneio em 2022 e cabeça 2 em Montpellier. Bublik, de 27 anos e 26º do ranking, venceu os dois duelos anteriores.

Shapovalov teve ótimos números no saque em sua partida de estreia em Montpellier. Ele disparou 11 aces, venceu 92% dos pontos com o primeiro serviço em quadra e não sofreu quebras, apesar de ter enfrentado três break-points. O canadense quebrou quatro vezes o serviço do rival.

A rodada teve três confrontos entre jogadores franceses, com vitórias para Alexandre Muller, Gregoire Barrere e para o convidado Harold Mayot. Nesta terça-feira, Mayot bateu o ex-top 10 Lucas Pouille por 6/4 e 7/5 e enfrentará o compatriota Benoit Paire nas oitavas. O cabeça 7 Muller passou por Antoine Escoffier por 7/6 (7-4) e 6/3. Seu próximo rival é o norte-americano Michael Mmoh. Já Gregoire Barrere virou o jogo contra Ugo Blanchet por 6/7 (4-7), 6/4 e 6/3. Ele enfrenta nas oitavas o vencedor entre o tcheco Dalibor Svrcina e o cazaque Alexander Shevchenko.

Outro tenista da casa a avançar foi Arthur Cazaux. O jovem de 21 anos e 83º do ranking superou o alemão Maximilian Marterer por 6/1 e 6/3 e vai enfrentar o canadense Félix Auger-Aliassime, terceiro cabeça de chave do torneio. O confronto entre eles é inédito no circuito.

Tricampeão, Gasquet não passa da estreia
Já o também francês Richard Gasquet, tricampeão em Montpellier nos anos de 2013, 2015 e 2016, não passou da rodada de estreia. O veterano de 37 anos atuou no encerramento da rodada desta terça-feira e perdeu para o espanhol vindo do quali Pablo Llamas Ruiz, 156º do ranking, que marcou as parciais de 7/6 (8-6) e 7/5.

É o segundo ano seguido que Gasquet perde na estreia em Montpellier. Ano passado, ele perdeu um duelo francês para o jovem Arthur Fils. Já o algoz Llamas Ruiz marcou apenas sua segunda vitória na ATP e a primeira na quadra dura e desafia o dinamarquês Holger Rune, principal cabeça de chave e número 7 do mundo.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Bopanna entra para a história do tênis aos 43 anos

A emoção de Hsieh e Mertens com o novo título de Slam

PUBLICIDADE