Florianópolis (SC) – O Brasil não terá João Fonseca na equipe que enfrentará o Canadá pelo Qualificatório Mundial da Copa Davis de 2026. Os jogos serão disputados nos dias 6 e 7 de fevereiro, no Doug Mitchell Thunderbird Sports Centre, em quadra dura e coberta.
O confronto da Davis acontece imediatamente antes dos dois torneios na América do Sul em quadras de saibro que Fonseca irá disputar, o ATP 250 de Buenos Aires, do qual é o atual campeão, e também o Rio Open.
Foram chamados os tenistas João Lucas Reis, 204º do ranking da ATP, Gustavo Heide (239º) e Matheus Pucinelli (298º), além dos duplistas Fernando Romboli (39º do mundo) e Marcelo Melo (54º). João Lucas Reis e Fernando Romboli foram convocados pela primeira vez para defender o Brasil na Copa Davis.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Para o capitão Jaime Oncins, a convocação reflete o momento vivido pelos atletas e o equilíbrio entre renovação e experiência na equipe: “Estamos a pouco menos de um mês do confronto contra o Canadá e anunciamos hoje a convocação. Conto com João Lucas Reis, Gustavo Heide e Matheus Pucinelli para os jogos de simples, além da dupla formada por Marcelo Melo e Fernando Romboli. O João Lucas Reis chega após um segundo semestre de 2025 muito consistente e faz sua primeira convocação para a Copa Davis, enquanto o Fernando Romboli também estreia na equipe depois de um excelente ano. São oportunidades merecidas.”
O Brasil já está definido para o confronto contra o Canadá, válido pelos Qualifiers da Copa Davis, que acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro, em Vancouver, fora de casa.
Foram convocados:
João Lucas Reis
Gustavo Heide
Matheus Pucinelli
Fernando Romboli
Marcelo Melo pic.twitter.com/3JQZa6bHq8— CBT (@cbtenis) January 5, 2026
“O Gustavo Heide já teve participações anteriores e superou um período difícil em 2025 por conta de lesões, encerrando o ano com um título de Challenger. O Pucinelli, que já esteve com a equipe em outras oportunidades, é um jogador que sempre contribui muito para o grupo. Na dupla, o Fernando se junta ao Marcelo Melo, que traz toda a sua experiência. Infelizmente, desta vez não poderei contar com o João Fonseca, mas seguimos confiantes para mais uma batalha fora de casa. Em oito anos como capitão, jogamos apenas três vezes no Brasil, e mais uma vez vamos competir longe de casa, confiando na força do time”, completou Oncins.
Quem vencer o duelo entre Brasil e Canadá disputará uma segunda rodada qualificatória em setembro, visando uma vaga na fase final da Davis, que acontece em novembro na Itália. Já quem perder disputará o playoff valendo a permanência na divisão principal. Em 2025, o Brasil disputou o Qualificatório Mundial e perdeu na primeira rodada para a França por 4 a 0 fora de casa. Já em setembro, nos playoffs venceram por 3 a 1, contando com duas vitórias de João Fonseca em simples e de Marcelo Melo e Rafael Matos nas duplas.









Eita, será que tem mais informações do problema físico do Fonseca?
Tbm achei estranho, pois o AO é antes da Davis, e pro AO ele está ok, então…
Quem garante???
Estranho, meu caro? . Vancouver num clima oposto ao da defesa do ATP 250 de Buenos Aires. Na sequência, RIO OPEN. Os hermanos farão o mesmo . Somente TOPs 100 representarão Argentina na repescagem da Copa Davis . Abs !
Os top da Argentina tb não foram convocados para jogar na Coreia do Sul. Corretíssima s equipe do João
O João Fonseca é muito novo e tem que fazer um trabalho específico e muito bem feito de fortalecimento muscular para tentar previnir estas lesões que ele está tendo… Davis Cup nem pensar!!! Para que João Fonseca ficaria se desgastando mais ainda com Davis??? Ele tem que se concentrar nos Torneios ATP, isso sim!!!
204°, 239° e 298° do mundo.
Reflete bem o trabalho da CBT.
Até quando quando, a comunidade do tênis ficará observando o deserto?
E essa pançinha do João Lucas? Muito hamburguer?
Sinto muito.
Tá certíssimo o Fonseca. Essa “nova” Copa Davis é um torneio de terceiro escalão, nível Laver Cup.
Concordo plenamente contigo!!! A Davis já era, é pura perda de tempo e só atrapalha quem disputa os torneios ATP… Deixem a Davis para os jogadores de torneios ITF!!!
Sinceramente…, pra jogar com um time desses é melhor nem jogar. O fato é que realmente conseguiram destruir uma competição tradicional e atrativa como a Copa Davis, ninguém mais faz questão de jogá-la, nem os brasileiros que sempre a jogaram com força máxima independente de qualquer situação.
Davis atrativa??? Na verdade, a United Cup que distribui pontos no ranking e possui uma excelente premiação ofuscou totalmente a Davis!!!
Sim, era super atrativa antes do Piquet comprá-la e transformá-la nessa competição bizarra dos dias atuais. Simplesmente destruíram uma competição que encantava quem gosta de verdade de tênis.
Piada não levar o wild. Mesmo na má fase era ele e Heide nas simples. Tirando a dupla e o Heide convocação desastrosa
Santo Deus esse cara mal sabe segurar uma raquete, vc olha ele jogando e parece que ele esta jogando com os pés…. vc tá louco, melhor levar o Guto Miguel do que ele…..
3×0 Canadá rapidinho.
O Canadá agradece
Corretíssimo o João Fonseca e sua Equipe. Show!!!!
Não sei qual será o time fo Canadá?? Mas também acho que o Oncins pensou em renovação pro futuro. E ao mesmo tempo na contusão do Fonseca… um dia depois do anúncio…pode crer em adeus AO, volta em fevereiro e olhe lá. Quanto a Davis vai depender do Canadá e da nossa inspiração.
Quando o Wild não quis jogar a Davis há uns anos atrás, por motivo também de calendário, ele foi duramente criticado (neste site) e boicotado depois nas convocações. Vamos ver como será a reação com o João, mas tenho certeza vão passar pano.
João não tem aue jogar Davis nenhuma mesmo!!! Ele tem que focar nos torneios ATP… A Davis já era, é para tenistas que jogam o circuito IITF!!!
Sem o João, será uma surra!
Decisão acertada do Fonseca em pular esse confronto de Davis.
Convocação muito justa do Reis, pelo crescimento de seu jogo em 2025.
Mas Pucinelli convocado é um pouco estranho. Pulcinelli fez uma temporada 2025 bem fraca.
De qualquer forma, a tentativa de renovação é válida. Não teremos Wild e Monteiro para sempre.
E por que o Rafa Matos ficou de fora?
E sem o Fonseca, já elvis.
“Ano que vem tem mais.”
Infelizmente.
Vamos tomar uma surra, não vamos ver nem a cor da bolinha. Ao menos chamasse o Wild e o Monteiro o ranking é ruim mas ao menos eles tem experiência. Arrisco dizer que vamos tomar de 4 a 1.