Oeiras (Portugal) – Duas integrantes do top 10, Maria Sakkari e Jelena Ostapenko, e a ex-número 1 do mundo Caroline Wonzniacki vão disputar, entre quinta e sábado, um triangular por vaga nos playoffs da Billie Jean King Cup, que acontecem em novembro. Isso porque Grécia, Letônia e Dinamarca ficaram em segundo lugar em seus grupos na Zona Euro-Africana I, que está sendo disputada nesta semana, em Portugal.
Ostapenko se recuperou das derrotas sofridas no duelo contra a Holanda no dia anterior, e venceu seus jogos de simples e duplas no confronto com a Turquia. A número 10 do mundo bateu a 159ª colocada Zeynep Sonmez por 2/6, 7/5 e 6/3. E depois, ao lado de Darja Semenistaja derrotou Berfu Cengiz e Ipek Oz por 6/1, 6/7 (4-7) e 10-7. A liderança do grupo B ficou com a Holanda
A número 6 do mundo Maria Sakkari jogou pela primeira vez nesta semana e fez 7/5 e 6/0 contra a norueguesa Malene Helgo, 389ª do ranking. A Grécia fez 3 a 0 contra a Noruega, mas o primeiro lugar do grupo C é da Sérvia, que venceu os três confrontos da chave. Já no Grupo A, a Dinamarca contou com a jovem Clara Tauson para vencer a Hungria por 2 a 1. Wozniacki só atuou na segunda-feira contra a Bulgária. O primeiro lugar do grupo é da Áustria.
Os três países líderes de grupos já estão classificados para os playoffs de novembro, mas ainda se enfrentam entre si pelo título da eliminatória regional, que será decidida no sábado.