PLACAR

Saibro europeu tem temporada mais diversa em cinco anos

Por Felipe Priante
Da redação

Com a conquista do alemão Alexander Zverev no Masters 1000 de Roma, a temporada europeia de saibro antes de Roland Garros foi a mais diversa em campeões nos principais torneios em cinco anos. Stefanos Tsitsipas venceu Monte Carlo, Casper Ruud conquistou Barcelona e Andrey Rublev faturou Madri. A última vez que não houve um mesmo jogador vencendo pelo menos dois títulos na preparação para o Grand Slam francês foi em 2019.

Naquele ano, o italiano Fabio Fognini conquistou o Masters 1000 de Monte Carlo, o austríaco Dominic Thiem levou o ATP 500 de Barcelona, o sérvio Novak Djokovic foi o campeão no Masters 1000 de Madri e o espanhol Rafael Nadal levantou a taça no Masters 1000 de Roma.

Desde então, nas temporadas seguintes, pelo menos um tenista venceu dois títulos, exceto em 2020, quando houve a paralisação do circuito pela pandemia de Covid-19 e muitos torneios do saibro sequer foram disputados.

Coube aos espanhóis esta sequência de anos com campeões repetidos. Em 2021 foi Nadal que levantou duas taças na preparação para Roland Garros, vencendo Barcelona e Roma, e nas duas temporadas seguintes Alcaraz faturou o bi jogando em casa, levando os títulos de Barcelona e Madri.

Graças ao domínio de Nadal no saibro europeu, nos últimos 20 anos apenas em duas oportunidades houve campeões diferentes nos principais torneios preparatórios. Além de 2019, a outra exceção foi em 2014, quando o suíço Stan Wawrinka faturou Monte Carlo, o japonês Kei Nishikori venceu em Barcelona, Nadal levantou a taça em Madri e Djokovic conquistou Roma.

A variedade de vencedores só volta a aparecer de 2004 para trás. Vale destacar que a configuração atual, com os Masters 1000 de Monte Carlo, Madri e Roma e o ATP 500 de Barcelona é a partir de 2009, quando o torneio na capital espanhola mudou de data e saiu do sintético para o saibro, com a entrada de Xangai no lugar de Hamburgo, que perdeu o status de Masters que tinha até então.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Cleo Lima
Cleo Lima
1 mês atrás

boa noite, sugiro correção: a matéria não cita os vencedores desse ano. Se o gancho era mostrar a novidade, seria importante relembrar os protagonistas recentes além da foto, pensando no fã médio mais eventual

José Nilton Dalcim
Admin
1 mês atrás
Responder para  Cleo Lima

Perfeita observação, Cleo. Inclusão feita.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Alcaraz e Murray: treino entre campeões em Queen's

Os melhores lances da campeã Boulter na grama de Nottingham

PUBLICIDADE