Sabalenka volta a superar Badosa e fica a uma vitória do tri

Foto: Corinne Dubreuil/FFT

Melbourne (Austrália) – A busca de Aryna Sabalenka pelo tricampeonato do Australian Open e o quarto Grand Slam da carreira ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira, quando a número 1 do mundo garantiu vaga em mais uma final em Melbourne. Sabalenka superou a espanhola Paula Badosa, 12ª do ranking e sua melhor amiga no circuito, por 6/4 e 6/2 em 1h26 de partida.

Esta será a quinta final de Grand Slam para Sabalenka, que além das duas conquistas na Austrália tem um título e um vice no US Open. Agora com 20 vitórias seguidas em Melbourne, a bielorrussa de 26 anos tenta ser a primeira mulher desde Martina Hingis, entre 1997 e 1999, a vencer três edições consecutivas no torneio. Além disso, com ótimo início de temporada e o título em Brisbane há três semanas, ela tem 11 vitórias seguidas em 2025.

Depois de marcar sua sexta vitória em oito jogos contra Badosa, que disputou a primeira semifinal de Grand Slam aos 27 anos, Sabalenka aguarda a vencedora entre Iga Swiatek e Madison Keys. O histórico contra Swiatek é negativo, 8 a 4 para a polonesa. Já contra a norte-americana, a atual líder do ranking tem 4 a 1.

+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open

A vitória desta na semifinal também mantém viva a disputa pelo número 1 do ranking após o Australian Open. Sabalenka pode confirmar a manutenção da liderança ainda nesta quinta-feira, caso Swiatek perca para Keys. Se a polonesa vencer, haverá um confronto direto pelo topo do ranking no sábado. Se Badosa tivesse vencido, Iga voltaria ao número 1 mesmo com derrota na outra semifinal.

Já Badosa, ex-número 2 do mundo, voltará ao top 10 do ranking após o Australian Open, ocupando uma faixa de ranking que não ocupava desde outubro de 2022. Ela sofreu uma grave lesão nas costas que a deixou fora do circuito por todo o segundo semestre de 2023 e precisou escalar o raking no ano passado.

Espanhola começou melhor, mas logo Sabalenka assumiu o controle

Depois de um começo muito bom para a Badosa, que saiu vencendo por 2/0, Sabalenka logo assumiu o controle da partida. Ela aproveitou games longos, um deles com nove minutos de duração, e com poucos primeiros serviços em quadra da espanhola para conseguir duas quebras. Também teve muito mais iniciativa nos pontos, já tinha 13 a 3 nos winners até o momento em que liderou por 4/2.

A partida teve uma breve interrupção por chuva e para o fechamento do teto retrátil da Rod Laver Arena. O jogo em condições mais rápidas ajuda o estilo agressivo e de muita potência nos golpes da número 1 do mundo. E desde a quebra sofrida no começo do jogo, Sabalenka não correu mais riscos nos games de saque no primeiro set e fez 19 a 6 nos winners da parcial.

O domínio de Sabalenka continuou no segundo set, em que a bielorrussa não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. Ela contou com duas duplas faltas da espanhola para quebrar logo cedo. E pouco depois, voltou a se aproveitar da instabilidade de Badosa no saque para ampliar a vantagem para 5/1. Com uma vantagem confortável no placar, confirmou rapidamente o serviço a definiu a vitória.

Sabalenka liderou a estatística de winners por 32 a 11. E por ser mais agressiva no jogo, também cometeu um pouco mais de erros, 21 contra 15 da espanola. Ela conseguiu quatro quebras em nove chances e só enfrentou um break-point.

Subscribe
Notificar
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
William
William
6 horas atrás

E o duelo se aproxima!!!!!!!

Rapha Deca
Rapha Deca
4 horas atrás
Responder para  William

Estamos aqui pra isso! Que rufem os tambores

Patricia
Patricia
2 horas atrás
Responder para  William

só que não kkkkk

João Sawao ando
João Sawao ando
5 horas atrás

E não deu para badosa

Tie break
Tie break
5 horas atrás

Sabenka e Swiatek estão sobrando no WTA. Final sem surpresas.

HELTON
HELTON
5 horas atrás
Responder para  Tie break

A Gauff tá tentando chegar nelas, mas ainda está um pouco difícil. A Gauff inclusive ganhou da Iga agora em janeiro.

João Sawao ando
João Sawao ando
2 horas atrás
Responder para  HELTON

A cocco se fosse um pouco mais Humilde poderia estar mais perto das tops iga e Sabá

Marcelo Reis
Marcelo Reis
4 horas atrás
Responder para  Tie break

Sim. Elas em nível normal detonam 95% do circuito. Mas em um dia mau …

Antônio Luiz Júnior
Antônio Luiz Júnior
3 horas atrás
Responder para  Tie break

você cravou errado – KEYS na final

EDIMIR
EDIMIR
2 horas atrás
Responder para  Tie break

deu zebra…a Keys furou toda a lógica……..Sabalenka Tricampeã.

William
William
3 horas atrás

Iga não está jogando nada contra a Keys.

Grand Slam
Grand Slam
2 horas atrás
Responder para  William

….e perdeu

trackback

[…] vitória em seis jogos contra Swiatek no circuito, Keys desafia no próximo sábado a bielorrussa Aryna Sabalenka, número 1 do mundo e bicampeã do torneio, que venceu a espanhola Paula Badosa por 6/4 e 6/2 na primeira semifinal. Keys tem apenas uma […]

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.