Brisbane (Austrália) – A temporada de Aryna Sabalenka começou com um título no WTA 500 de Brisbane. Finalista da competição também no ano passado, a número 1 do mundo melhorou seu desempenho em relação à última edição e comemrou sua 18ª conquista no circuito. Sabalenka venceu neste domingo a russa vinda do quali Polina Kudermetova, 107ª do ranking, por 4/6, 6/3 e 6/2 em 1h47 de partida.
Aos 26 anos, Sabalenka disputou sua 32ª final no circuito da WTA e chegará confiante ao Australian Open, na busca pelo tricampeonato em Melbourne. Ela tentará ser a primeira jogadora a vencer três edições seguidas do torneio desde a suíça Martina Hingis entre 1997 e 1999.
Nos últimos anos, a bielorrussa tem feito boas campanhas também nos torneios preparatórios para o primeiro Grand Slam da temporada. Além das duas finais seguidas em Brisbane, ela também foi campeã em Adelaide em 2023.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já a vice-campeã Polina Kudermetova, de 21 anos e atual 107ª do mundo, eliminou as compatriotas Daria Kasatkina e Liumila Samsonova, e também a chinesa Xinyu Wang e a jovem norte-americana Ashlyn Krueger. Com a campanha, salta no ranking e vai para o 57º lugar. Ela é irmã da ex-top 10 Veronika Kudermetova. “Foi a primeira vez que enfrentei uma número 1 do mundo e não joguei mal”, comentou a russa na cerimônia de premiação.
Champion in Australia once again 🤩@SabalenkaA | #BrisbaneTennis pic.twitter.com/RPeD2JKoTf
— wta (@WTA) January 5, 2025
Após início complicado, Sabalenka diminuiu os erros
Apesar de ter sido a primeira a quebrar na partida e de ter liderado o set inicial por 3/1, Sabalenka perdeu um set pela primeira vez no torneio. Kudermetova disparou cinco aces e contou com 21 erros não-forçados da número 1 do mundo para reverter o placar do set, com duas novas quebras no fim da parcial.
Depois de salvar um break-point no início do segundo set, Sabalenka começou a assumir o controle da partida. Ela passou a confirmar seus games de serviço de forma mais tranquila e quebrou duas vezes para igualar o jogo.
O momento da partida ficou muito favorável para Sabalenka, que saiu vencendo por 3/0 no último set e vencia praticamente todos os pontos. A líder do ranking chegou a abrir 5/1, teve o serviço quebrado quando sacava para o jogo e se frustrou por alguns instantes, mas logo recuperou o foco e definiu consolidou a virada. Kudermetova fez 9 a 5 em aces e 26 a 23 nos winners, mas cometeu 59 erros não-forçados contra apenas 36.
Vi os highlights e uma coisa me chamou a atenção: os melhores momentos da Kudermetova, foi quando ela tirou a Aryna do fundo, com alguns drop shots. Acho que é a melhor forma de encarar a bielorussa no piso duro, já que a troca franca de fundo, tá quase impossível de vencê-la
Fernando eu não vi os jogos dessa madruga nem da Sabalenka, nem da Iga e nem dos homens, ou seja, nenhum ,por isso não cabe avaliar se o jogo foi bom ou rim,mas pelos melhores momentos vistos aqui a Kudermetova tem futuro porque parece que tem uma técnica interessante, acho que precisa melhorar a condição física que é absolutamente normal devido a não esta bem rankeada ,agora não sei se a Sabalenka jogou bem ou mal o jogo só que parece que a venceu por causa da sua melhor condição física, então não sei se você concorda é o que enxerguei nesses melhores momentos.