Brisbane (Austrália) – A temporada de 2025 começa no mesmo nível que foi a anterior para a bielorrussa Aryna Sabalenka, que já está nas semifinais do WTA 500 de Brisbane. Vice-campeã no ano passado, ela derrotou nesta sexta-feira a tcheca Marie Bouzkova em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1h14.
No sábado, a partir de 5h30 (de Brasília), a bielorrussa poderá entrar em quadra no clima de revanche, uma vez que enfrenta Mirra Andreeva, sua algoz ano passado em Roland Garros. A jovem russa de 17 anos salvou dois set-points no primeiro para depois superar a tunisiana Ons Jabeur com o placar final de 6/4 e 7/6 (7-2).
Sabalenka lidera o confronto com Andreeva por 2 a 1, com todos os encontros anteriores ocorrendo no saibro. Ela venceu os dois primeiros em sets diretos, nas edições de 2023 e 2024 de Madri, mas levou a pior ano passado nas quartas de final do Grand Slam francês.
A número 1 do mundo entrou em quadra nesta sexta-feira tentando dar o troco após a derrota para Bouzkova ano passado em Washington e começou levando susto, sofrendo uma quebra logo no primeiro game. Contudo, ela deu o troco em seguida e depois anotou novo break para fechar o primeiro set.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Na segunda parcial, a bielorrussa teve mais o jogo nas mãos, não enfrentou break-points contra, anotou uma quebra logo no terceiro game e com ela foi até o fim. Sofrimento só na hora de fechar, perdendo dois match-points no nono game e mais dois no décimo, selando a vitória na só quinta oportunidade.
A outra semi será às 23h (de Brasília) desta sexta e terá duas jogadoras não cabeças de chave. A ucraniana Anhelina Kalinina derrotou a convidada da casa Kimberly Birrell por 4/6, 6/1 e 7/5, salvando um match-point segundo set, e enfrentará a russa Polina Kudermetova, que bateu a norte-americana Ashlyn Krueger por 7/6 (7-5) e 6/3.
Incrível essa russa. Muito trabalho pela frente para a Sabalenka. Aposto na vitória da russa.
Uma coisa é certa. Andreeva já mostrou que não tem medo de jogadora nenhuma. Deu uma canseira do tamanho do mundo na Iga ano passado e ganhou da Sabalenka. Jogo duro para ambos os lados.
A Andreeva acredito que será um dos destaques da temporada 2025 do circuito feminino. Acho que chegará próxima à elite do circuito (Sabalenka, Swiatek, Gauff e Rybakina). Vamos ver o que acontece. Nesta semifinal coloco um favoritismo pra Sabalenka na proporção 60/40.