Melbourne (Austrália) – Protagonistas da final do último US Open, Aryna Sabalenka e Coco Gauff voltarão a se enfrentar em um Grand Slam, desta vez na semi do Australian Open. Depois de Gauff ter superado um duelo de 3h08 contra a ucraniana Marta Kostyuk na abertura da rodada das quartas, Sabalenka teve uma grande atuação contra a tcheca Barbora Krejcikova e venceu por 6/2 e 6/3 em apenas 1h11.
Atual campeã em Melbourne, Sabalenka ainda não perdeu sets no caminho até a semifinal. A bielorrussa de 25 anos busca agora uma revanche contra a jovem norte-americana de apenas 19, que levou a melhor na decisão em Nova York. Gauff lidera o histórico de confrontos por 4 a 2.
Sabalenka mantém a escrita de nunca ter perdido um jogo de quartas de final de Grand Slam, alcançando agora sua oitava semifinal da carreira. Ela busca sua terceira final em torneios deste porte. E o reencontro com Coco Gauff será um confronto direto pela segunda posição no ranking, liderado pela polonesa Iga Swiatek.
A sixth consecutive Grand Slam Semi Final. A 12th consecutive win at Melbourne Park. @SabalenkaA is looking formidable. @Kia_Worldwide • #Kia • #MakeYourMove@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis pic.twitter.com/EPBDXMtK3Z
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 23, 2024
Já Krejcikova segue com apenas uma vitória em sete jogos contra Sabalenka no circuito. Ex-número 2 do mundo, a tcheca de 28 anos aparece atualmente na 11ª posição do ranking e pode voltar ao top 10 caso a chinesa Qinwen Zheng não seja semifinalista. Ela permanece em Melbourne para jogar as quartas de final de duplas ao lado da alemã Laura Siegemund. As adversárias serão a também tcheca Katerina Siniakova, sua antiga parceira, e a australiana Storm Hunter.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Ainda que a tcheca tenha confirmado seu primeiro game de serviço de forma relativamente tranquila, não demorou para que Sabalenka estabelecesse o domínio das ações. Com seu jogo agressivo do fundo de quadra e a potência de seu forehand, a atual campeã vinha controlando os ralis de fundo e conseguiu duas quebras seguidas para abrir 4/1. Mas o jogo de Sabalenka não se resume à pancadaria. A atual campeã utilizava bem os slices e bolas curtas diante de uma rival historicamente muito sólida do fundo de quadra. Krejcikova devolveu uma das quebras, mas já começou o game seguinte fazendo uma dupla falta. Vulnerável, a tcheca voltou a perder o saque logo na sequência.
“Aryna Sabalenka: all court player.”@SabalenkaA • #AusOpen • @wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis pic.twitter.com/5lUCu9G9mO
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 23, 2024
A vantagem de Sabalenka na partida ficou ainda maior no segundo set, em que novamente ela conseguiu liderar por 4/1 com duas quebras de vantagem. Krejcikova buscou variações para tentar quebrar o ritmo de sua adversária. A tcheca arriscou bolas curtas e subiu à rede para tentar mudar a dinâmica da partida. A estratégia até ajudou a diminuir a diferença no placar para 4/3, mas a número 2 do mundo permanecia em situação confortável no jogo para definir a disputa em sets diretos.
Sabalenka liderou com folga a estatística de winners por 19 a 6. E mesmo sendo mais agressiva, cometeu bem menos erros não-forçados, 13 contra 23 de sua adversária. Com pressão constante sobre os games de saque da tcheca, a bielorrussa criou nove break-points e conseguiu seis quebras e só perdeu dois games de serviço em toda a partida.
Impressionante , o tenis da Sabalenka, evoluiu muito!!! Antes era somente pancada, porrada e bomba, sem falar que era a rainha das duplas faltas e dos xiliques !!! Melhorou o mental, evoluiu nos golpes, está mais concentrada. Foi um show de tênis !!!! Parabéns !!!
Sim, concordo. Mesmo com esses problemas do passado, ela já tinha uma carreira confortável e mesmo assim foi atrás de melhorar. Tem bastantes tenistas que entram numa zona de conforto e simplesmente aceita aonde está. Com ela foi diferente.
Né Bia?
Exatamente ela evolui e variou um pouco o seu jogo, agora ela deveria controlar um pouco a sua gemeção,pois acho que os seus gemidos exagerados devem incomodar as suas adversárias e isso não é legal.
Como evoluiu no saque!!! Sabalenka passou o trator e é favoritissima contra a Gauff…
Boa, Aryna
Sabaluda, Sabaluda…