Sabalenka: “Foi um jogo emocionalmente instável e tive que lutar”

Aryna Sabalenka (Foto: FFT)

Melbourne (Austrália) – Aos 27 anos, Aryna Sabalenka já conquistou quatro Grand Slam na carreira. Mirando o quinto título, a número 1 do ranking avançou para a próxima rodada do Australian Open ao vencer a austríaca Anastasia Potapova, nesta quinta-feira, em uma dura partida com parciais de 7/6 (7-4) e 7/6 (9-7). Em entrevista, a bielorrussa comentou sobre o jogo e sobre as expectativas a longo prazo no circuito. 

“Foi um jogo difícil. Ela jogou um tênis incrível. Eu estava tentando lutar e estou super feliz com a minha mentalidade, e acho que foi o que me ajudou hoje”, disse sobre a partida, que os dois sets precisaram ser resolvidos no tiebreak.

“Há dias em que você simplesmente tem que dar o seu melhor para devolver a bola para o seu lado da quadra”, explica a líder do ranking, que chegou a salvar quatro set-points na segunda parcial. “Acho que, mesmo ficando emocionalmente instável, consegui lutar por cada ponto contra a Anastasia. Eu estava tentando me acalmar, o que não funcionou hoje. Mas e alguma forma, magicamente, consegui essa vitória”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Sempre que compito aqui, dou o meu melhor, não importa como eu me sinta, quais sejam as condições, o que quer que eu esteja enfrentando, estou sempre presente, sempre lutando. Isso me dá a confiança de que posso encontrar meu melhor tênis e dar o meu máximo aqui”, complementou a bicampeã.

Exemplos de Djokovic, Wawrinka e Cilic

Ao ser perguntada sobre as expectativas sobre os próximos passos e conquistas, Sabalenka disse que seu principal objetivo é simples, ser uma boa influência.  “Acho que há uma grande influência para a próxima geração, essa é a única expectativa que eu tenho em mim mesma, esse é o único foco que eu tenho, ser um bom exemplo. Mostrar que você pode balancear as coisas, que você pode se divertir e também ser muito focada na sua carreira. Quero fazer isso para as crianças não cometerem os mesmos erros que eu fiz em estar muito envolvidas no tênis e criar muita pressão”, disse. 

Nessa mesma quinta-feira, alguns dos homens mais velhos do circuito, como Stan Wawrinka, de 40 anos, e Marian Cilic, de 37, também avançaram para a próxima rodada de Melbourne. Novak Djokovic, de 38, também segue firme na busca de seu 11 título de Australian Open. Sabalenka não deixou de enfatizar que eles são “verdadeiras lendas”. 

“Esses caras são lendas, os maiores de todos os tempos, especialmente Novak. Ele vem desenvolvendo seu jogo ao longo de toda a carreira. No momento, ele é muito relevante para os jovens. Ele está jogando um tênis incrível. Acho que depende da sua condição física, é claro, da sua mentalidade, da sua abordagem ao tênis. Ele é muito saudável, está em forma. Ele é muito focado. Sim, nessa idade, ele está jogando um tênis incrível”, disse. “Sinto que não há mais idade no esporte. Depende de como você encara tudo e se tem uma equipe inteligente ao seu redor. Sinto que sua carreira pode se estender por não sei quantos anos”, complementou. 

Nova e já no auge da carreira, Sabalenka demonstrou vontade de seguir os mesmos passos dos ídolos. “Você não sabe o que o amanhã lhe reserva. O ideal para mim seria, sei lá, talvez ter filhos aos 32 anos ou algo assim. Mas, me conhecendo, sei que adoro aceitar desafios difíceis, então sinto que, mesmo depois de ter filhos, adoraria me desafiar, como voltar e ver se ainda tenho o que é preciso, apenas para me desafiar”, explicou. “Então, provavelmente, vamos me ver sendo aquela avó do circuito. Espero estar incentivando essas meninas mais novas. Vamos conversar sobre isso daqui a 10 anos. É muito tempo”, disse sorrindo.

Duelo com Mboko nas oitavas 

Na próxima rodada, a número 1 enfrentará uma promessa do circuito, a jovem canadense Victoria Mboko, de 19 anos, que avançou ao vencer Clara Tauson por 7/6 (7-5), 5/7 e 6/3. “Eu nunca falei com ela e nem tive a oportunidade de treinar com ela. Eu estava assistindo alguns jogos dela, é uma ótima jogadora. Ela está jogando um tênis agressivo. Para mim seria difícil lidar com o sucesso tão nova, mas agora vendo essas meninas tão jovens, alcançando tantas coisas, jogando tão bem, sendo maduras, é incrível. Elas amadureceram muito mais rápido que eu”, disse Sabalenka. 

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Flávio
Flávio
9 dias atrás

Realmente foi um jogo muito bom este duelo Sabalenka x Potapova, então hoje a Sabalenka finalmente foi testada no torneio e está variando bem o jogo que se ela continuar assim o seu jogo vai ficar muito bom e mais forte, sobre Potapova não esperava que jogasse tão bem usando boa habilidade, talvez se fosse outra adversária poderia ter vencido.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.