Miami (EUA) – A busca de Aryna Sabalenka por um título inédito no WTA 1000 de Miami teve mais um capítulo nesta segunda-feira, com a vitória sobre a atual campeã do torneio e a vaga nas quartas de final. A número 1 do mundo venceu a norte-americana Danielle Collins, 15ª colocada, por duplo 6/4 em 1h17 de partida.
Sabalenka mantém a escrita de nunca ter perdido para Collins no circuito. A bielorrussa venceu todos os sete jogos entre elas, ainda que três desses confrontos tenham sido definidos no terceiro set. A jogadora de 26 anos faz sua sétima aparição na chave principal em Miami e já iguala suas melhores campanhas, feitas em 2021 e 2023.
A próxima adversária de Sabalenka é outra tenista para quem ela nunca perdeu. A número 1 do mundo enfrenta a chinesa Qinwen Zheng, de 22 anos e número 9 do mundo, que derrotou a jovem norte-americana de 20 anos Ashlyn Krueger, 40ª do ranking, por 6/2 e 7/6 (7-3). A bielorrussa já enfrentou Zheng cinco vezes e só perdeu um set.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Para Collins, a derrota nas oitavas terá impacto direto no ranking. A norte-americana de 31 anos defendia mil pontos e só conseguiu manter 120. Com isso, a tenista sairá do top 20 após o torneio. Ela também é a atual campeã do WTA 500 de Charleston, que acontecerá na semana que vem.
Miss 305 😎@SabalenkaA continues to shine in South Florida and secures the win over Collins 6-4, 6-4. #MiamiOpen pic.twitter.com/IjuynfA30H
— wta (@WTA) March 24, 2025
Sabalenka teve ótimo início de jogo e voltou a quebrar na abertura do 2º set
No encontro entre duas jogadoras de estilo agressivo e com golpes potentes, a partida foi marcada por com games curtos e pontos definidos em poucas trocas de bola. Sabalenka já começou dominando e fez três games seguidos, com 12 pontos em 15 possíveis. Collins até devolveu a quebra e buscou o empate, mas voltaria a perder o saque no sétimo game. O primeiro set terminou com 6 a 5 nos winners para a norte-americana, mas ela cometeu 18 erros não-forçados contra apenas 4 da líder do ranking.
Logo na abertura do segundo set, Sabalenka voltou a quebrar. A número 1 do mundo não enfrentou break-points e cedeu apenas sete pontos em seus games de serviço. Com pressão constante sobre o saque de Collins, especialmente quando a norte-americana dependia do segundo serviço, a bielorrussa chegou aos dois primeiros match-points quando vencia por 5/3, mas a tenista da casa conseguiu confirmar o game de saque. Ainda assim, Sabalenka confirmou o serviço de forma segura no game seguinte e fechou a partida. A número 1 do mundo fez 23 a 17 nos winners e cometeu 12 erros contra 30.
Já está nas semifinais….Chinesa é freguesa da Sabalenka.
Sabalenka jogando muito bem.
Ufa! se foi a Collins ..thanks,God!
Sabalenka é clara favorita… mas, a Zheng está melhorando. Cuidado
Torci para Tigresa mais que tudo, a collins é insuportável demias !