Sabalenka amplia liderança, mas terá de lutar pelo nº 1

Foto: Brisbane International

Com um tênis bem mais sólido, Aryna Sabalenka viveu uma temporada memorável. A bielorrussa encerrou o ano no topo do ranking da WTA, somando 9.416 pontos e deixando para trás concorrentes de peso como Iga Swiatek e Coco Gauff. A liderança permaneceu neste começo de 2025, com o título no WTA 500 de Brisbane, e nesta segunda-feira a bielorrussa de 26 anos apareceu com vantagem ainda maior na ponta da lista, agora com 9.656.

Nos últimos anos, o desempenho de Sabalenka tem se destacado no esporte e em casas de apostas com bônus, já que ela disputou títulos nas principais competições. A defesa do Australian Open, dentro de três semanas, já se mostra seu primeiro momento de importância. Como a polonesa somou apenas 130 pontos com a queda na terceira rodada, haverá nova briga pelo número 1.

Além de alcançar a liderança, Sabalenka registrou no ano passado a maior porcentagem de vitórias de sua carreira, com um impressionante aproveitamento de 80%: 56 triunfos em 70 partidas. Durante a temporada, disputou sete finais, conquistando também os títulos do US Open, de Cincinnati e de Wuhan. Também chegou às finais em Brisbane, Madri e Roma.

Confira o Top 10 do ranking feminino desta segunda-feira:

  1. Aryna Sabalenka: 9.656 pontos
  2. Iga Swiatek: 8.120 pontos
  3. Coco Gauff: 6.888 pontos
  4. Jasmine Paolini: 5.344 pontos
  5. Qinwen Zheng: 5.325 pontos
  6. Elena Rybakina: 4.668 pontos
  7. Jessica Pegula: 4.477 pontos
  8. Emma Navarro: 3.361 pontos
  9. Barbora Krejcikova: 3.214 pontos
  10. Danielle Collins: 3.147 pontos
Swiatek busca reagir após suspensão

Segunda colocada no ranking, Iga Swiatek, foi suspensa por um mês devido ao uso de substâncias proibidas. A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) confirmou a presença de trimetazidina, um estimulante, mas, considerando o baixo nível detectado, enquadrou a tenista de 23 anos na categoria de “Nenhuma culpa ou negligência significativa”.

Inicialmente, a polonesa foi suspensa provisoriamente pela ITIA entre 22 de setembro e 4 de outubro, o que a deixou fora de três torneios. Posteriormente, foi oferecida suspensão de um mês, que a polonesa aceitou. “A ITIA aceitou que o teste positivo foi causado pela contaminação de um medicamento regulamentado sem receita (melatonina), fabricado e vendido na Polônia, que a jogadora estava tomando para jet lag e problemas de sono, e que, portanto, a violação não foi intencional”, destacou a ITIA em comunicado.

Swiatek publicou um vídeo nas redes sociais em que expressou seu choque com o ocorrido, afirmando que a situação servirá como uma lição para a vida. E mostrou recuperação total durante a United Cup, em que foi peça fundamental para o time polonês, superado na decisão apenas pelos Estados Unidos.

Jovem herdeira de bilionário em ascensão

Oitava colocada no ranking da WTA, a norte-americana Emma Navarro é uma atleta em franca ascensão. Em Wimbledon, destacou-se ao derrotar Naomi Osaka, ex-número 1 do mundo, e Coco Gauff, atual campeã do US Open.

Navarro chama atenção não apenas pelo desempenho em quadra, mas também pela fortuna de sua família. Ela é filha de Ben Navarro, empresário e um dos oito filhos de Frank Navarro, dono do torneio de Charleston no circuito de tênis e ex-treinador de futebol nos Estados Unidos.

Como atleta, Emma conquistou 1 milhão de euros em 2024, um valor modesto se comparado à fortuna de seu pai, avaliada em US$ 1,5 bilhão (aproximadamente R$ 8 bilhões), segundo a revista Forbes. Esse montante supera o patrimônio de lendas do tênis como Roger Federer, Novak Djokovic e Rafael Nadal.

Emma também vem de uma família ligada ao esporte. Ela tem três irmãos, incluindo Meggie Navarro, uma promissora jogadora de tênis que atua pela Universidade da Virgínia.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.