Londres (Inglaterra) – A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) informou nesta sexta-feira que o argentino Leonardo Aboian, de 27 anos, foi suspenso provisoriamente, aguardando a análise completa das acusações. Sem especificar o que motivou a decisão, a entidade apenas disse que o tenista foi acusado de infração ao programa anticorrupção.
“Há uma probabilidade de que a Pessoa Coberta tenha cometido uma Infração Grave e, na ausência de uma Suspensão Provisória, a integridade do tênis seria prejudicada”, afirmou a ITIA em comunicado. Ainda segundo a entidade, o dano ao atleta pela suspensão é menor do que se ele continuasse autorizado a jogar.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Aboian, que alcançou a 229ª posição no ranking mundial de simples em abril de 2025, está suspenso provisoriamente desde 19 de setembro de 2025. O jogador optou por não apelar da imposição a um Oficial de Audiência Anticorrupção (AHO) independente.
Enquanto estiver provisoriamente suspenso, o argentino está proibido de jogar, treinar ou participar de qualquer evento de tênis autorizado ou sancionado pelos membros da ITIA (ATP, ITF, WTA, Tennis Australia, Fédération Française de Tennis, Wimbledon e USTA) ou qualquer associação nacional.
Tudo bem punir sem jogar devido a infração, agora não poder treinar ai eu já acho muita humilhação, a ITIA poderia pelo menos reconsiderar essa parte.
Ele pode treinar em quadras de clubes ou particulares.