Cincinnati (EUA) – A boa fase de Elena Rybakina nos torneios preparatórios para o US Open fez a diferença no confronto com Aryna Sabalenka, nesta sexta-feira em Cincinnati. De volta ao top 10 após as semifinais de Washington e Montréal, a cazaque chega a mais uma semi depois de vencer a número 1 do mundo por 6/1 e 6/4 em 1h14 de partida.
Esta foi a quinta vitória de Rybakina em 12 jogos contra Sabalenka. O resultado também serviu de revanche para a cazaque, que havia perdido quatro match-points no último duelo entre elas, vencido pela bielorrussa na grama de Berlim em junho.
Vencedora de nove torneios da WTA, Rybakina busca a 21ª final da carreira. Em torneios de nível 1000, a cazaque foi campeã de Indian Wells e Roma em 2023. A jogadora de 26 anos chega à semifinal de Cincinnati pela primeira vez em seis participações.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A adversária de Rybakina na semifinal do próximo domingo será a polonesa Iga Swiatek, número 3 do ranking, que mais cedo venceu a russa Anna Kalinskaya por 6/3 e 6/4. Swiatek lidera o histórico de confrontos por 5 a 4 e venceu os três duelos deste ano, na United Cup, Doha e Roland Garros. A jogadora de 24 anos chega à sua terceira semifinal seguida em Cincinnati e, embora já tenha vencido 10 WTA 1000 na carreira, busca um título inédito.
That was a Rybakina MASTERCLASS 🤩
Elena Rybakina knocks out defending champion Sabalenka 6-1, 6-4.#CincyTennis pic.twitter.com/J03v3ncKUR
— wta (@WTA) August 15, 2025
Em Cincinnati, Rybakina disputa seu primeiro torneio após a volta do técnico Stefano Vukov, que foi suspenso pela WTA no início da temporada, sob a acusação de violar os códigos de conduta da entidade. Desde a semana passada, ele foi autorizado a se credenciar para os torneios do circuito. A cazaque também conta com apoio do treinador italiano Davide Sanguinetti.
Já Sabalenka era a atual campeã em Cincinnati e precisava defender 1000 pontos no ranking. Ela fica com apenas 215 e vê Swiatek e permite que Swiatek e também a vice-líder do ranking Coco Gauff diminuam a diferença na disputa pela liderança do ranking. Embora tenha mais de 4 mil pontos de vantagem para Gauff no ranking atual, a situação na corrida para o Finals é bem mais equilibrada. Ela tem 1.292 pontos de vantagem para Swiatek, que já reduz também essa margem às vésperas do último Grand Slam do ano.
Rybakina disparou 11 aces e não sofreu quebras
Apesar de ter enfrentado um break-point logo no game de abertura, Rybakina logo assumiu o controle da partida e se aproveitou das condições mais rápidas de Cincinnati para apostar em seu ótimo saque e na potência dos golpes. Contando também com os erros de Sabalenka do fundo de quadra, a cazaque conseguiu duas quebras no primeiro set e venceu cinco games seguidos.
Logo no início do segundo set, Rybakina voltou a quebrar e foi sustentando a vantagem. O momento de maior risco foi quando a cazaque liderava por 4/3 e salvou dois break-points com aces, terminando a partida com 11 no total. E depois, com bolas novas, fez um ótimo game de serviço para definir a partida. A cazaque fez 22 a 14 nos winners e cometeu 18 erros contra 16.
Menina Rybakina, depois que o treinador voltou, tem jogado muito bem. Hoje ele praticamente cantou o jogo todo pra ela. Sabalenka parecia que nem queria estar em quadra, tamanha apatia. Não sei se era do calor, mas ela não deu nem sinais de reação. Pra mim, a Sabalenka só funciona pra valer quando tem o jogo nas mãos. Quando pega uma Iga, uma Rybakina da vida, as coisas mudam. Vamos ver como vai ser sair no UsOpen, onde defende o título também.
Menos moça, não acho bem assim, claro fez um bom jogo hoje só que pelo que mostrou a Ribakina este ano é 8 ou 80, aliás, acho que a Sabalenka esta se complicando um pouco à toa ao achar que é mais modelo de redes sociais do que atleta, assim perde o foco ou ela volta a realidade ou vai sofrer mais revés neste segundo semestre. Sobre enfrentar a Iga ou Ribakina ela colheu bons resultados sobre ambas este ano, ou você se esqueceu que a Iga tomou um pneu pra Sabalenka em RG? Então o jogo entre elas é nivelado só acho que a Sabalenka esta com foco um pouco abaixo ao contrário da Iga que esta sempre focada mesmo perdendo.
Não esqueci do pneu não. Mas ali, além da Sabalenka estar jogando bem, a Iga estava completamente sem confiança. Acho que em outras condições, o resultado seria outro, não sei.
Surpreendente essa classificação, mas a Sabalenka ,ultimamente, se acha erradamente mais modelo do que atleta assim vai perder o foco devido à falta de concentração, pois a Ribakina vem tendo oscilações tenebrosas neste ano que nem merecia ocupar o top 10, ou seja, vem com mais baixo do que altos e mesmo assim a Sabalenka conseguiu perder merecidamente hoje. Ribakina fez um bom jogo, mas como esta oscilando muito mal este ano que tenho dúvida se vai jogar assim contra a Iga , só no domingo saberemos.
Rybakina tem tênis pra ser top3 do mundo tranquilamente, negócio é ter constância e emocional
Concordo total, tem potencial de sobra, uma pena tudo que aconteceu, mas está voltando, muito legal Torço por ela !!!!
Há algum tempo palpitei que na virada do ano Iga seria n° 2 e Rybakina top 5.
Na época dos palpites Swiatek era n° 8 e Elena estava fora do top 10.
As chances de eu acertar são grandes.
Na época, alguns duvidaram.