Cincinnati (EUA) – Abrindo a rodada desta sexta-feira no WTA 1000 de Cincinnati, Iga Swiatek controlou bem o duelo com a russa Anna Kalinskaya e se tornou a primeira semifinalista do torneio. Ela precisou de 1h34 de partida para derrubar a cabeça de chave 28 com parciais de 6/3 e 6/4. A vitória foi uma revanche para a polonesa, que havia perdido de Kalinskaya no ano passado em Dubai.
Embora ainda busque um título inédito na competição, a polonesa vai à semifinal em Cincinnati pela terceira vez consecutiva, se tornando a mais jovem a alcançar tal sequência. Swiatek é também a terceira mais jovem a disputar 21 semis neste nível desde 1990, ficando atrás apenas de Martina Hingis e Maria Sharapova.
O próximo obstáculo no caminho da polonesa será a vencedora do duelo entre Aryna Sabalenka e Elena Rybakina, que medem forças logo na sequência. Ela leva uma pequena vantagem no retrospecto com a cazaque, com cinco vitórias e quatro derrotas e tem uma folga um pouco maior contra a bielorrussa, somando oito triunfos em 13 partidas.
Apesar dos ótimos números em WTA 1000, com 10 conquistas, a jogadora de 24 anos não disputa uma final nestes torneios há 15 meses, quando derrotou Sabalenka em Roma. A atual campeã de Wimbledon acumula 23 títulos no circuito da WTA e busca a 29ª final da carreira.
Semifinal number 3 in Cincy 🔜@iga_swiatek books her place with a 6-3, 6-4 win against Kalinskaya.#CincyTennis pic.twitter.com/kqXLBmWfw7
— wta (@WTA) August 15, 2025
Com apenas 15 minutos de partida, Kalinskaya pediu um atendimento médico na perna esquerda. Além disso, ela sofreu uma quebra também no começo, perdendo o saque no quarto game. Iga então apenas precisou controlar as ações em quadra para lagar na frente. Depois de perder dois set-points devolvendo em 5/2, ela confirmou o saque e marcou 6/3.
Na segunda parcial, a russa novamente amargou um break cedo, já no terceiro game. Porém, desta vez ela conseguiu reagir e chegou a empatar por 3/3, só que no sétimo game amargou mais uma quebra. Swiatek teve os primeiros match-points devolvendo no nono game, mas só foi selar a vitória no décimo.
“Apenas joguei o meu jogo”, disse a polonesa em sua entrevista em quadra. “Com certeza, não foi fácil. Fiquei feliz por ter sido sólida e ter a intensidade necessária para pressionar”, complementou a atual número 3 do mundo. Ela fez 15 a 13 nos winners e cometeu 17 erros contra 27, além de ter enfrentado apenas dois break-points.
Poxa, uma pena que minha namorada perdeu, torci MT pra ela
Estás bem de namorada…
Kalinskaya joga muito bem, mas hoje Iga controlou melhor seus ânimos. Estava mais paciente, o que ajuda a não cometer tantos erros.
Iga novamente acumulando estatísticas assombrosas. Pena que ela não joga bem, coitadinha.