Brisbane (Austrália) – Principal favorito ao título no ATP 250 de Brisbane, o dinamarquês Holger Rune fez valer sua condição e venceu mais uma. Nesta sexta-feira, ele teve pela frente o tenista da casa James Duckworth, que veio do quali e acabou eliminado em sets diretos, caindo com o placar final de 6/2 e 7/6 (8-6) após 1h47 de confronto.
O próximo obstáculo no caminho do dinamarquês de 20 anos será o russo Roman Safiullin, de 26 anos e atual 39º colocado na ATP, que mais cedo se garantiu na semi ao derrotar o italiano Matteo Arnaldi também por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/2. Será a primeira vez que eles medirão forças no circuito profissional.
Rune jogou bem do começo ao fim da partida, mas no primeiro set encontrou menos resistência do australiano, que sofreu um pouco com o saque e venceu apenas 50% dos pontos disputados, amargando duas quebras em cinco oportunidades cedidas. Do outro lado, o dinamarquês teve 71% de aproveitamento e salvou o único break-point que encarou.
Sheeesh, @holgerrune2003 😳 ⚡️ #BrisbaneTennis pic.twitter.com/iQDE1XcQD1
— Brisbane International (@BrisbaneTennis) January 5, 2024
Na segunda parcial, o cabeça de chave 1 conseguiu ser ainda mais firme com o serviço e teve 76% de aproveitamento. Porém, Duckworth elevou o nível de deu um pouco mais de trabalho, vencendo agora 68% dos pontos de saque. Nenhum dos dois adversários conseguiu quebrar o outro e a definição foi para o tiebreak, em que a categoria de Rune prevaleceu.
Agressivo, o dinamarquês terminou a partida com 33 bolas vencedoras, mais do que o dobro das 16 do oponente. Rune também cometeu mais erros não forçados do que Duckworth (11 a 6) e somou mais aces (13 a 5). Nas duplas faltas, ele não cometeu uma sequer, ao passo que o australiano teve duas.
RUNE ROARIN’ ⚡
No.1 seed @holgerrune2003 advances to the semifinals after overcoming James Duckworth 6-2 7-6(6) ✨#BrisbaneTennis pic.twitter.com/HuaYcUd9ya
— Brisbane International (@BrisbaneTennis) January 5, 2024