Madri (Espanha) – Depois de igualar o compatriota Rafael Nadal com a maior sequência de vitórias no Masters 1000 de Madri, o espanhol Carlos Alcaraz não conseguiu superá-lo e amargou uma dura derrota de virada nesta quarta-feira. O russo Andrey Rublev foi o algoz do cabeça de chave 2 no torneio e o eliminou nas quartas de final ao marcar parciais de 4/6, 6/3 e 6/2, em 1h59 de batalha.
Rublev terá pela frente o vencedor da segunda partida do dia, entre Taylor Fritz e Francisco Cerúndolo, respectivamente os cabeças de chave 12 e 21. Ele tem desvantagem de 3 a 5 contra o norte-americano, embora tenha vencido o único duelo no saibro, e empata no retrospecto com o argentino por 1 a 1, com ambos os duelos realizados na terra batida.
Campeão nos dois últimos anos, Alcaraz vinha de 14 vitórias seguidas na Caixa Mágica e tentava se tornar o primeiro tricampeão seguido do torneio. Ele também não perdia jogando no saibro na Espanha desde 2021, com 24 triunfos consecutivos. Em um dia inspirado, saindo de menos para mais, Rublev acabou com todas as sequências do rival para fazer sua melhor campanha em Madri.
Embora tenha chegado para o torneio em baixa, com quatro derrotas seguidas, o russo deu a volta por cima e tem agora semifinais em sete dos nove Masters 1000. Sua vitória sobre Alcaraz foi a primeira contra um top 3 desde 2022. Ele encerrou uma sequência de cinco derrotas para rivais do top 30 e tem agora oito vitórias e 10 derrotas.
Começo melhor para Alcaraz
A consistência foi o termômetro da partida nos três sets disputados, sempre vencendo quem conseguiu equilibrar melhor winners e erros não forçados. Embora tenha enfrentado a primeira chance de quebra na partida, logo no segundo game, Alcaraz foi melhor na primeira parcial. Com uma quebra no quinto game, ele obteve vantagem e conseguiu administrá-la.
O espanhol por pouco não fechou no nono game, em que Rublev salvou dois set-points com o saque, mas na sequência confirmou o serviço e abriu 1 a 0. Alcaraz cometeu apenas dois erros não forçados e distribuiu oito bolas vencedoras, enquanto do outro lado o russo teve sete erros não forçados e o mesmo número de bolas vencedoras.
Carlos Alcaraz – formidable athlete 👏@carlosalcaraz #MMOPEN pic.twitter.com/wSKknNwScW
— Tennis TV (@TennisTV) May 1, 2024
Rublev eleva o nível e se solta
No segundo set, o número 3 do mundo perdeu rendimento, principalmente com o saque, com o aproveitamento caindo de 75% para 58%. Do outro lado, o russo manteve a agressividade e passou a cometer menos erros. Uma quebra logo no segundo game, em que precisou de cinco chances para converter o break, deixou Rublev ainda mais confortável.
Com o placar favorável, o russo conseguiu se soltar um pouco mais e por pouco não ampliou a vantagem no sexto game, em que perdeu três break-points. Alcaraz ainda teve a chance de devolver a quebra no sétimo, mas Rublev salvou dois break-points e rumou para o empate. Ele terminou a parcial com 10 winners e só 2 erros não forçados, enquanto o espanhol teve seis em ambos.
*bweh intensifies* 😤@AndreyRublev97 #MMOPEN pic.twitter.com/xhNhfWxihF
— Tennis TV (@TennisTV) May 1, 2024
Bom começo do russo define 3º set
Uma quebra logo no primeiro game do terceiro set e os dois break-points que salvou no segundo, deixaram Rublev em situação ainda mais confortável. Alcaraz baixou um pouco o nível, não teve mais forças para buscar a recuperação e para piorar voltou a perder o saque no quinto. Bastou ao oitavo colocado do ranking confirmar os dois serviços que faltavam para ficar com a vitória.
Rublev terminou a partida com quase 10 bolas vencedoras a mais do que o tenista da casa (27 a 19) e com apenas dois erros não forçados a mais (13 a 11). O saque do russo também foi mais eficaz, com 71% de aproveitamento contra 63% de Alcaraz. Até nas bolas junto à rede o espanhol levou a pior, vencendo 64% dos pontos contra 69% do algoz.
These two 😊@carlosalcaraz @AndreyRublev97 #MMOPEN pic.twitter.com/ksYAICUg7R
— Tennis TV (@TennisTV) May 1, 2024
Rublev joga uma barbaridade no barro! Cê tá maluco!
Se lê-se os comentários saberias que CARLOS ALCARAZ não vinha apresentando seu melhor Tênis . Mas jogando mais que em certo Sérvio fez , conseguindo apanhar em 5 Torneios CONSECUTIVOS. E se visses a partida, o Espanhol praticamente jogou sem o forehand devido a seria lesão. A meu ver deveria ter largado como acaba de fazer JANNIK SINNER. RG é mais importante pra TODOS, principalmente com o Rei do Saibro com as atuais limitações. Abs!
O certo sérvio ao qual o garotinho citou é o GOAT Novak Djokovic, detendor de absolutamente TODOS os recordes relevantes.. ABS!
Apanhou em 5 torneios consecutivos só na sua mente. Mesmo no AO, conseguiu tirar um set do Sinner.
Rsrs, abs!
O russo já deu até uma piada no cueca na semifinal de Monte Carlo…
tem titulo e vice em Monte Carlo e 4 outros ATPs no barro mas ainda nao passou das QF em Rolanga, ta devendo. Tem talento para pelo menos uma final.
Grande Rublev! Passou o trator no Beiçola da Mídia sem piedade.
O comentário acima foi para este Sr. Que com” beiçola da mídia” demonstra a sua enorme ( ou falta de ) personalidade.Rsrsrs , Abs!
Você sangra muito com o apelido carinhoso do espanhol, Sr. SR. O que personalidade tem a ver com isso? Eu, hein…
taí o cara que vai destruir Djokovic em Roland Garros
Figuraça kkkkk
em RG o jogo nao termina 2X1; em uma semi de Slam o Alcaraz é super favorito.
Coisa linda de ver
Rublev foi para cima, encurralou o robozinho espanhol e calou a torcida histérica.
Os caras nem respeitavam a hora do saque do russo, parece torcida de futebol
Rublev passou o trator sem piedade. Muito bom!
De todos os favoritos só sobrou o “baleado” Sinner.
Acho que o campeão vai ser alguém inesperado.
Acho que vai dar Cerundolo
Taylor Fritz vencedor
Sinner acabou de se retirar do torneio
Só algo muito inesperado, mesmo, poderá evitar uma festa russa domingo na capital da Espanha.
Tsitsipas ou Ruud
Só se for no ano que vem.
Tsitsipas?? Ruud?? Há quanto tempo vc estava dormindo? Ambos já estão fora meu caro.
nao estao fora, o problema deles é que tremem quando chegam em uma final mas se jogarem contra um novato talvez tenham chances.
nao ando dormindo mas estou sim muito ocupado… é diferente.
Está DORMINDO sim para não saber que TSITSIPAS foi eliminado por TIAGO MONTEIRO dias atrás!!!
Os dois já caíram
Rublev é um bom jogador, e quando a mente está no lugar, fica difícil ganhar dele.
Que pena que a qualidade técnica do Alcaraz não será possível neste torneio, mas isso faz parte e segue o jogo.
Foi possível. Mas, não foi suficiente.
Espero q Félix auger ganhe esse torneio,da nova geração é oque joga mais bonito tirando o João Fonseca,as lesões atrapalharam porém ainda acho q pode ganhar grand slam,e com a lesão do sinner Félix pode ganhar
Credo kkkkkkkk o pior de todos
O Auger piorou depois que contratou o Toni Nadal, uma pena
Rublev tem uma potência nos golpes impressionante, faltava consistência e cabeça no lugar pra varrer o midiático Alcaraz.
Jonas não é midiático não, pois Alcaraz joga muito e faz parte colher derrotas durante a caminhada isso é normal como os grandes do big 3.
Outro que não assistiu a partida pra variar . Espanhol jogou avariado , sem o mais que potente Forehand e talvez pule Roma para estar inteiro em RG . Já pulou Monte Carlo e Barcelona. Abs!
Ótimo torneio do alcaraz,não terminou contundido,agora vai voltar o bom ritmo e com confiança vem os títulos
Hoje a transmissão da ESPN, Alcaraz perdendo de 4×1 no 3 set e mesmo assim uma babação de ovo sem fim, parecia que ele estava vencendo e não o Rublev.
Também notei isso, Gustavo. O Ghen chegou até a desmerecer o Masters 1000 de Madrid, classificando como um dos torneios preparatórios para RG.
Mas é preparatório mesmo, Madrid é apenas um aquecimento já que o mundo quer ver Roland Garros que é infinitamente mais importante e relevante
é preparatório para aqueles que vão disputar o titulo em RG.
Gustavo, os comentaristas da ESPN perderam a vergonha! Eles torcem na cara dura! Deveriam trocar o nome dessa classe para “torcedoristas”!
Imagine o desespero das federetes vendo o tenista em que eles depositam tanta esperança perder sucessivamente os Big Titles. Devem pensar da seguinte forma: “como é que perde para Rublev, pois precisa vencer 36 masters para superar o recorde do antivax. Não pode perder uma oportunidade de ouro como essa. Assim não dá!”
É muito desespero kkkkk
Hahaha! Terceiretes piram, especialmente Sr. SR e RODRIGO.
Na boa, Sr Almeida, quem estão pirados são vocês. A lesão de Alcaraz é real . Não vai mandar embora ninguém do seu Staff. Podes crer , Rsrsrs, Abs!
Alacarz e Sinner fora de Madri e lidando com o físico…Anotem aí, Djoko levará Roland Garros para o desespero da mídia e dos antis.
Serei repetitivo.
Ainda vai demorar muito para termos um jogador que seja favorito nos torneios de tênis.
Após o big 3, veremos campeões diferentes por torneios.
Hoje não existe ” o cara “.
Isso é bom ou ruim?
É bom porque um jogador só ganhando tudo é chato
Lindo de ver o espanhol perder sem precisar alegar questões físicas que o limitassem para justificara derrota. Viu como é fácil?
Djoko… Djoko…
Boa , caro Evandro. Mas deixou no ar a presença em Roma . Pulou Monte Carlo e Barcelona, mas Madri pra ele e’ como para SINNER na sequência. JANNIK largou hoje o Torneio mas deve ir mesmo com uma perna só na sequência. O ideal seria ambos inteiros em Roland Garros 2024 . Abs!
Surpreendente. Rublev jogou muito bem. Fará sua 8° SEMIFINAL de Master 1000, a 1° em Madrid. E o Alcaraz pode perder o 3° lugar do ranking para o Medvedev se o russo avançar a semifinal
Alcaraz está longe de ter a mesma grandeza de NADAL!!!