Nova York (EUA) – Último brasileiro na chave de duplas masculinas do US Open, Fernando Romboli se despediu nas oitavas de final, ao lado do australiano John-Patrick Smith. Eles foram superados pelo croata Nikola Mektic e o norte-americano Rajeev Ram por 6/7 (7-9), 7/5 e 7/5 em 2h57 de partida.
Romboli e Smith vinham de duas vitórias no torneio. O experiente jogador de 36 anos vive sua melhor temporada na carreira, ocupando o 47º lugar da ATP, três posições abaixo de seu recorde pessoal, alcançado em agosto. Este ano, ele e Smith foram semifinalista de Indian Wells, chegaram às quartas em Toronto e venceram o ATP de Houston.
Esta foi a sétima participação de Romboli em uma chave principal de Grand Slam. Ele iguala as oitavas de final de Roland Garros. Quando o ranking for atualizado, após o US Open, terá sua melhor marca da carreira e com grandes chances de entrar no top 40. A projeção oficial indica um avanço momentâneo para o 38º lugar.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Entre os algozes de Romboli e Smith nas oitavas, o veterano Rajeev Ram tem três títulos seguidos ao lado do britânico Joe Salisbury. Mektic já foi finalista em 2020. Eles podem enfrentar o indiano Yuki Bhambri e o neozelandês Michael Venus ou os alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz, cabeças 4 do torneio.
Em um primeiro set duríssimo, Romboli e Smith salvaram três set-points quando perdiam por 6/5, antes de vencer a parcial no tiebreak. O equilíbrio permaneceu no segundo set, em que Mektic e Ram abriram 5/3, permitiram o empate, mas voltaram a quebrar no último game da parcial.
No início do terceiro set, o croata recebeu atendimento na coxa esquerda. Romboli e Smith conseguiram uma quebra cedo e abriram 2/0. Eles chegaram a liderar por 4/2, mas permitiram o empate no oitavo game, no momento em que os rivais já estavam em melhores condições físicas. O brasileiro e o australiano salvaram match-points no saque quando perdiam por 5/4, mas não evitaram uma nova quebra no último game da partida.
Djoko fazendo escola! O Mektic deu um migué no início do terceiro set. Foram quebrados cedo e o cara chamou atendimento médico. Parou o jogo, tomou uma massagem e voltou zero bala para o jogo. Massagem milagrosa.
Que pena