“Rafa não se aposentou como gostaria”, afirma o Tio Toni

Foto: Corinne Dubreuil/FFT

Manacor (Espanha) – Tio e ex-treinador do espanhol Rafael Nadal, Toni Nadal revelou que o sobrinho queria continuar por mais uma temporada antes de anunciar sua aposentadoria do tênis, mas os problemas físicos o fizeram optar por dar adeus no final desta temporada na Copa Davis.

“Rafa gostaria de ter mais uma boa temporada no saibro e isso significa vencer ou pelo menos ter um bom desempenho. Ele não se aposentou como gostaria”, disse Toni em entrevista ao Marca, na qual salientou que o físico foi o principal responsável pela aposentadoria no fim de 2024.

“É que o corpo dele não responde. Quando ele força o corpo, sofre de uma parte ou de outra. A mesma coisa aconteceu com (Roger) Federer, que tentou por dois anos e desistiu”, acrescentou o ex-treinador do canhoto de Mallorca e agora responsável por comandar sua academia.

Apesar da tristeza pelo fato do sobrinho não poder esticar um pouco mais a carreira, Toni afirma que as conquistas foram mais do que imaginavam “Eu sempre disse a ele para não reclamar porque a vida nos tratou melhor do que esperávamos”, disse o tio de Nadal.

“Olhando para trás agora, você pode dizer por que ele adiou, mas Rafa tinha a esperança de ainda dar sua melhor versão e, como não estava convencido, ele se aposentou”, acrescentou Toni, que revelou um sentimento de tristeza ao ficar sabendo que o sobrinho encerraria a carreira.

“Tivemos um bate-papo em família e Rafa disse na quinta-feira que em algumas horas sairia um vídeo anunciando sua aposentadoria”, contou Toni, lembrando a troca de mensagens em um grupo da família. “Eu sou um cara bem seco e escrevi para ele: ‘Parabéns, você teve uma boa carreira.’ Os outros foram um pouco mais longe”, encerrou.

18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Oscar Riote
Oscar Riote
1 mês atrás

Claro que não, pois ele alongou demais a carreira. Em 2022 ele já nao era tao forte e contou com muita sorte e combinações de chave e lesão de adversários, para ganhar seus 2 últimos slams.

Marcelo Seri
Marcelo Seri
1 mês atrás
Responder para  Oscar Riote

Oscar, eu não sou torcedor do Nadal. Mas temos que admitir.. ninguém ganha 2 GS por sorte..

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Seri

Em RG bateu Djokovic nas Quartas jogando muito, Zverev na Semi e atropelou Casper Rudd na FINAL. Sorte ? . Abs !

Oscar Riote
Oscar Riote
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Zverev se lesionou quando estava dominando as ações. Ruud em final é uma piada, não?

Marcelo Seri
Marcelo Seri
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Exatamente, Sérgio! Eu também não acho que sorte justifique qualquer título de Grand Slam. O campeão sempre tem muitos méritos! Abraços!

Oscar Riote
Oscar Riote
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Seri

Nesse caso foi sim. Roland garros apresentou lesão do Zverev quando ele dominada as ações e o Nadal já acusava o cansaço do jogo anterior. Depois Ruud na final, é moleza.
Australian open 2022, Djokovic não foi. Nadal jamais venceria ele lá. E chave com Manarino, Shapovalov, Berretini e contando com o Medvedev amarelando, creio ter sido o sonho de qualquer tenista naquela ocasião.

Marcelo Seri
Marcelo Seri
1 mês atrás
Responder para  Oscar Riote

Sim, realmente, as chaves não foram as mais difíceis possível. A ausência do Djoko no AO, bem como a amarelada do Medvedev, e a lesão do Zverev em RG, de fato, foram fatores de muita relevância. Mas, de qualquer forma, ele estava lá, e fez o que tinha que fazer. Manteve-se firme física e mentalmente. Essas também são características de campeões. E, lembre-se, como eu disse, não sou torcedor do Nadal! Abraços!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Oscar Riote

Então bote AOPEN 2022 draws . Depois de bater Berrettini na Semi , sobrou na Final o então N 2 que tinha levado USOPEN 2021 em Sets diretos contra Djokovic. MEDVEDEV abriu 2 x 0 e tomou a virada . Sorte ? . Abs!

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  Oscar Riote

Quem sabe você não ganha um GRAND SLAM na “sorte”… Que tal tentar???

Profeta do Kaos
Profeta do Kaos
1 mês atrás

A conta das infiltrações chegou. Foi o preço a ser pago. Tá no top 5 da história atrás do Nole e Federer e tá tudo bem. Problema é a vaidade, timing perfeito seria aposentar no final de 22 com aqueles 2 Slams do ano.

DANILO AFONSO
DANILO AFONSO
1 mês atrás
Responder para  Profeta do Kaos

Fácil falar isso sabendo posteriormente que ele se lesionou. Duvido que algum torcedor, treinador do espanhol ou próprio Nadal pensou em se aposentar em 2022 após vencer o RG. O normal é querer surfar no bom momento.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
1 mês atrás

Em 2022, o que importa e o que vai ficar pra história é que o Nadal ganhou dois slams superando as condições que se apresentaram pra ele. E em Roland Garros, para chegar ao título, ele superou o Djokovic nas quartas de final. Quanto ao Nadal não ter se aposentado como gostaria, isso acontece com a maioria porque existem muitas coisas que estão fora do controle de cada pessoa. Então, algumas coisas que não estavam no controle do Nadal o forçaram a encerrar sua carreira de forma diferente da que gostaria.

Marcos
Marcos
1 mês atrás

Em 2022 Nadal fez um ótimo ano com troféu de slam. Ao fim da temporada, em vez de descansar visando os títulos do ano seguinte, resolveu fazer jogos de $$$$ exibição $$$$$ pela América com o Casper Ruud. Aí o corpito não aguentou. Méritos ao Grande Rebatedor, o Cotonete da Sérvia, que soube administrar a carreira e o uso do físico para chegar a liderança de Grand Slam.

Leandro Schulai
Leandro Schulai
1 mês atrás

Não dá pra culpar o Nadal, nem o Federer. Duvido que qualquer um aqui, com o potencial e talento dos 2 simplesmente aposentaria na primeira oportunidade. Qualquer um tentaria de tudo o que fosse possível e acreditaria que era possível melhorar seu desempenho.

Entendo o esforço deles e realmente uma pena pq ambos não se aposentaram como gostariam.

Federer fez seu último grande torneio naquele vice de Wimbledon que teve 40-15 e dois matchpoints no saque contra o Djoko e o Nadal no título de 2022.

Serena tbm adiou e foi aposentada pela Raducanu numa primeira rodada de Us Open. Guga se aposentou tbm em condições péssimas físicas no Brasil Open.

O certo mesmo fez a Barty. Ganhou tudo, aposentou no auge e como número 1. Essa sim fez a aposentadoria perfeita.

Helder Cordeiro
Helder Cordeiro
1 mês atrás

Nadal deixou um legado belíssimo. Alguém detwrmina a hora da morte para si? Então por que determinar a data para aposentadoria? Oras, ele jogou até onde pode e tá ótimo, como foi Federer e em breve o Nole. Esses 3 livros já fizeram páginas mais que suficientes para a gente ler e reler. O resto é gosto pessoal, vamos respeitar o gosto pessoal deles e de cada um de nós

Nei Costa
Nei Costa
1 mês atrás

Na minha opinião, tanto Nadal quanto Federer não se aposentaram como queriam, mas se aposentaram como mereciam. Superados.

GUSMÃO
GUSMÃO
1 mês atrás

É triste ver o final de uma era. Primeiro foi o Federer, agora o Nadal e daqui a pouco o Djoko, acredito que 2025 deva ser a última temporada do sérvio, visto (se não fosse a conquista olímpica) esta temporada ter sido praticamente uma catástrofe. Em suma, vou me sentir órfão, sem ter para quem torcer, quando o Djoko se aposentar.

GUSMÃO
GUSMÃO
1 mês atrás

Mais de uma década podendo apreciar um tênis primordial, do mais alto nível; ter tido o privilégio de assistir numa mesma época gigantes feitos Djokovic, Federer e Nadal. É triste ver o final de uma era.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.