As últimas semanas foram pontuadas de discussões e polêmicas, então talvez seja um momento interessante para avaliarmos o que pensam os torcedores brasileiros sobre assuntos relevantes, como a fase de Beatriz Haddad Maia e João Fonseca, a soberania encerrada de Iga Swiatek, a briga na ponta do ranking masculino e a discussão sobre as bolas usadas no circuito profissional.
Seguem minhas indagações e alternativas de resposta para tabularmos percentuais, mas é claro que o espaço está aberto para quem quiser ir mais além nos comentários.
Excelente ideia!
Tb achei
Iga Swiatek não apareceu em Miami 2024 . Já era pra ter caído na rodada anterior com incríveis 50 ENFS . Como Alcaraz também reclamou muito das bolinhas e da dificuldade pra se adaptar ( ridículo o número de WINNERS contra Monfils) , a N 1 também necessita de alguns ajustes a começar pelo Serviço. E Bia antes de fazer a mesma coisa , periga cair muito no Ranking. Dito isto , podemos ter Zebras passeando com mais força também no masculino. Abs!
A Bia tem uma incrível determinação, disciplina e talento. Ela merece tudo que conquistou dentro e fora da quadra.
Esperamos que ela se firme no top 10 e conquiste torneios master1000 e quem sabe até grand slam.
Mas vamos ser sinceros: ja está claro há muito tempo que o plano tático é conservativo, repetitivo e previsível. Bia tem experiência, ranking e golpes decisivos de sobra para ganhar jogos com menos sofrimento, desgaste físico e mental. Aquela zona de conforto de meter pancadaria no meio está marcado pelas adversárias, que acabam tomando a iniciativa. Falta variação, deixadinha, slice, voleio e saque contundente.
Ja passou da hora de dar um sacode na equipe técnica.
Em relação ao saque sim Bia tem ali um gap, mas não sabemos se a fisiologia do movimento afetou após cirurgia, agora é notório que gênios como novak incluíram em seu repertório o voleio efetivo mais próximo final de carreira, federer trabalhou anos pra ter um revez mais assertivo, Nadal após a idade enfim começou a encurtar pontos.
Note que citei os três maiores que tinham falhas em seu jogo, então essa exigência em querer que alguém alta, esquia, canhota fique tentando sacrificar as costas dando slice mostra a falta de conhecimento do esporte.
Óbvio o momento é péssimo, mas ficar dando Drop não a fará ganhar
…”mostra a falta de conhecimento do esporte”.
Falou o Paul Annacone, né?
Muita pretensão achar q manja mais do que qualquer participante do blog.
Não precisa ser expert pra saber que uma atleta alta tem dificuldade pra ficar dando slice, e a tal deixadinha é eficaz qdo extremamente bem aplicada, o que não ocorre na maioria dos casos.
Então pretensão é achar que podemos ficar opinando sobre como deveria jogar uma atleta que está 13 do mundo.
Ué, mas não era essa justamente uma das perguntas da enquete? Será que o Dalcim quis tornar a todos participantes pretensiosos? O problema do seu comentário foi querer desmerecer a opinião de um colega, como se colocando bem a sua não bastasse. E a sua estava boa (até então)
Achar que dar slice e deixadinha a tornará vencedora não tem o menor sentido, e demonstra total desconhecimento do esporte, se isso é pra você desmerecer ok, então sim quem comenta que slice irá fazer com que bia tenha sucesso é preciso ser contraposto.
O próprio Dalcim colocou essa possibilidade de treinar slice e deixadinhas em votação. Se fosse uma solução tão ridícula como vc insinuou ser, acredito que ela não estaria entre as opções apresentadas pelo criador da enquete, né? Mas o que mais me emputece é essa soberba de achar que alguém “demonstra total desconhecimento do esporte” por conta de uma opinião que difere da sua.
Perdão se te incomoda eu afirmar que quem acha que dar slice irá tornar bia vencedora desconhece o esporte, mas eu reitero.
Você acha que meu contraposto é alguma pessoalidade, e por isso está tão indignado, mas desconhecer não é demérito algum, assim como opinar.
Sobre estar na enquete é desnecessário, até fora de propósito, colocar por exemplo deixar de jogar dupla seria mais pertinente.
Se você leva alguma pessoalidade ok, eu não carrego nada daqui, só mantenho minha posição, quem quer ver bia dando slice desconhece de tênis.
E quem no circuito tem variacao, deixadinha slice, voleio e saque contundente ?
Exato
E quais seriam seus votos Dalcim? Na enquete sobre a Bia minha opção foi a segunda mais votada, nas demais votei com a maioria…
Acho que Bia precisa de um especialista em saque, Fonseca hanhará challengers, Rybakina virou minha favorita, Sinner é o mais indicado e acho que no máximo deve-se pasronizar bolas entre Masters seguintes e os que antecedem os Slam
Dalcim vejo a Bia sem confiança e muito tensa, ela já chorou mais de uma vez após derrotas, está sentindo muito. Numa situação dessas vc não acha q um novo técnico seria mais importante do q alguém para melhorar o serviço?
A ligação dela com o Rafa é muito forte, Luiz, então não acredito numa ruptura agora. Se acontecesse, talvez fosse ainda pior.
Tbm acho. A meu ver, a questão é mental. É só ver as entrevistas desde RG ano passado…A psicologa do COB é amiga dela.
Dalcim, existe a possibilidade do João Fonseca entrar no ATP Next Gen neste ano ou no ano que vem devido à repercussão dele dentro e fora do circuito?
Com certeza, Leandro. Ele pode entrar por pontos – existe um ranking específico – ou ganhar um convite.
Hoje ele está em sexto, tem grandes chances.
hoje ele esta em 6o. ou seja, se fosse hoje estaria dentro.
https://live-tennis.eu/en/atp-race-next-gen
Jogo da Bia é muito previsível e conservador. Não toma a iniciativa do ataque, maioria das bolas é no centro da quadra esperando o erro da adversária. Tem que melhorar o saque, atacar sempre o segundo serviço da adversária e se impor no jogo, tomando a iniciativa dos pontos.
Não entendi o motivo por não colocar a Alexandrova como postulante ao título, visto que ela derrotou a Iga igual ninguém havia feito antes, de forma tão dominante.
Pelo que ví a Alexandrova jogar, na minha opinião ela partiu para o tudo ou nada em cima da Iga! Desta vez deu certo. Mais uma situação que a Iga vai trabalhar para controlar melhor este tipo de jogo. A Iga é a tenista a ser batida por qualquer outra tenista. Sempre vai ter alguém para tentar batê-la. Ninguém é invencível.
Os técnicos das adversárias – e as próprias adversárias – tem a receita pronta para neutralizar as jogadas da Bia. Antes dela chegar onde está, não se conhecia direito o jeito dela jogar. Agora todo mundo já sabe. Ficou fácil ganhar dela. Tem que mudar de técnico urgente!
Bia não precisa ser neutralizada. Da forma como está jogando, saque fraco e passividade, ela se autoneutraliza.
Bom dia,
Vamos lá:
1. Trocar de técnico e/ou contratar especialista para o saque dela, se o atual técnico não treina essa especialidade, então vou optar pela troca dele mesmo, sem dó e nem piedade, Bia tem margens para mais.
2.Fonseca, chega nos 200 com certeza, está em processo de construção, decisão acertada pelo saibro no momento.
3.Rymaquina, hehehe, com certeza.
4.Carlos Alcaraz
5.Sim, padronizadas, é ridiculo isso, não sei de quem partiu dessa mudança, no minimo, não se atentou o que poderia acarretar, e chove reclamações no circuito, e com razão.
Eu sugeriria acrescentar na enquete de Beatriz Maia, que ela deixasse as duplas e focasse só nos simples. Quanto a João Fonseca, acredito que o vice-campeonato foi melhor pra ele, pra não ficar “se achando” muito , ter humildade e pés no chão. Pra mim se fizer tudo isso, ainda esse ano entra no top 100. Afinal, abriu mão da universidade pra isso também.
Infelizmente, acredito que esta ruptura de ligamentos vai determinar o fim da carreira do Murray. É muita ‘zica’ pra um atleta só.
Mas o exemplo de dedicação, determinação, tenacidade, isto ninguém tira dele.
E falando da votação, o pessoal costuma opinar naquilo que parece + óbvio, + pro lado da lógica. Nem sempre acertam, porque sempre tem um tenista que surpreende – com escalada meteórica do ranking, por exemplo. Ou algum TOP que se contunde. Daí a lógica cai por terra.
Só deve voltar pra se despedir.
Sou médico mas não ortopedista. Acredito para jogar em alto nível 6 meses .foi muito duro para o andy
Murray e Wawrinka tiveram que viver a sombra do big 3. Se fosse hoje estariam batendo por igual contra essa geração mais fraca. O mental de Murray e Wawrinka não ajudava também.
No caso da Bia, selecionar só uma das opções não é o ideal. para evoluir ainda mais ela precisa de um conjunto de coisas
Concordo
A Bia precisa tanto de um técnico para saque quanto um técnico geral com mais experiência de circuito em alto nível. Com todo respeito ao técnico, mas ele tem idade de tenista ainda.
E que seja um técnico que saiba trabalhar melhor as características dela de canhota alta e movimentacao pesada, como ter saque e encurtar mais os pontos . Como diz Brad Gilbert: ” um bom técnico trabalha as melhores características do atleta e ao invés de moldar como ele quer que seja”
E claro, que seja um técnico que ela seja menos dependente, que não precise ficar buscando aprovação a cada ponto.
O problema da Bia chama – se badalação. Foi só começar a aparecer em comerciais e atividades de patrocinadores que o nível despencou.
ou seria ao contrário? foi só ela subir de nível que vc começou a ver ela em comerciais, que bom para ela.
Ela tem que trabalhar o jogo dela colocando novos elementos e treinar, treinar, treinar, aparecer na midia faz parte e ela tem que saber equilibrar isto mas determinar que isto fez ela cair de rendimento é muita simplificação.
De acordo…
Perfeito, William.
Gostei da enquete, parabéns! Apenas uma ressalva: gostaria de ter tido a chance de avaliar votar na Alexandrova, já que ela derrubou a n° 1. Usualmente os “derrubadores” de nrs 1 caem na rodada seguinte, mas acho que ela fez por merecer a inclusão do nome na lista.
Fugindo “um pouco” do assunto do blog, alguém mais reparou em como o TOMAS MACHAC é parecido com o anão de Game of Thrones?
não
Nada a ver com o excelente ator Peter Dinklage.
Kkkk, nas fotos de ambos com barba e bigode, de longe, lembra sim xará.
Eu nao consigo entender como a Bia nao pega o jeito do servico, voleio e deixadas com tantas partidas de duplas. Se as duplas nao servem para ajudar no desenvolvimento do tenis dela, na minha simples opiniao, ela deveria parar duplas e ir aprender estes principios. Sem estes principios, agora que todas conhecem as limitacoes dela, ela vai descer a ladeira.
Bom vamos lá. Até os 16 anos ela tinha um ótimo saque a Bia.depois que operou o ombro piorou o saque.entao tem que ter um técnico para o saque.o João termina entre os 200 do mundo até o final do ano.vou torcer para Garcia.a maior ameaça para novak é o carlos
Onde está meu comentário?
aqui
O João manda msg exigindo e perguntando como se ele fosse chefe do Dalcim ou dono do site
Ótima a tua resposta
Pois conheço outro que também acha que pode mandar no blog. Passa o dia inteiro contestando, protestando, esperneando e procurando pelo em ovo… Parece se alimentar dessas coisas. E não se cansa de levar “invertidas”.
Tem gosto pra tudo, né?
Eu tenho uma opinião polêmica sobre o tênis feminino esse ano, ninguém está jogando bem ao meu ver, Iga oscila, sabalenka não está bem e não estou falando da morte do ex namorado, ela não estava bem desde antes, talvez por algo entre eles antes da morte mas ela não estava, único bom torneio que ela fez foi no AO que ela ganhou com autoridade mas ainda sim pegou uma chave fraca.
Gauff não joga bem.
A jogadora que melhor performa nesse começo de ano para min é a Rybakina, porém ela sofre com alguma coisa que está impedindo de jogar, já perdeu 2 masters por isso, porém enquanto esteve jogando na turnê do oriente, ela estava jogando demais, só não venceu a Iga na final de doha pela maratona bizarra que é o calendário da WTA em fevereiro porém enquanto esteve perna naquele jogo, estava amassando a polonesa.
A pegula que é número 5, esse é o 1° torneio de grande porte que ela avança até às QF, olha o nível, a número 5 do mundo chegou pela primeira vez em uma QF em um torneio grande em março, caiu cedo em IW, AO e ficou fora da turnê do oriente médio.
Isso que eu poderia citar a Jabeur que faz um 2024 terrível.
E temos as 2 tchecas do top 10 que uma não joga por lesão a um tempo e outra que venceu wimbledon ano passado e depois esqueceu como se joga tênis.
E sem contar a chinesa finalista do AO que fez um bom torneio após a Austrália e só.
O tênis feminino está mal
E por isso a Iga mesmo sem jogar seu melhor ainda domina e vai reinar por um bom tempo
E assim a Iga jogou bem em IW, não vou tirar os méritos dela aqui, porém oq eu vejo dela esse ano é muita oscilação, ela joga um bom torneio e no seguinte vai mal, ela não está constante mais, porém ninguém a ameaça pq ninguém está jogando tão bem tbm.
E assim não estou dizendo que os jogos estão ruins pq vejo bons jogos e sim que o top 10 está mal, vc espera que o top 10 se sobressaia e não estou vendo aqui e alguém pode achar bom, eu não acho, eu espero ver as melhores e acho que esse top 10 deveria ser as melhores e não está sendo, se fosse algo de um torneio só, estaria tudo bem mas não é.
E nem citei a Sakkari pq essa aí não dá para levar a sério, ela não chega a 4 rodada de um grand slam a 2 anos, a Bia que é tão criticada aqui, fez isso 2 vezes ano passado.
Caro Vinícius, a sua opinião não tem nada de polêmica, muito pelo contrário. Parabéns pela análise meticulosa e certeira.
Com relação a bia jogar duplas ela deve jogar sim pois umas premissas para jogar bem duplas e colocar o primeiro saque.com isso ela melhora o saque dela.ainda e jovem entao não se cansa para as simples .alem de dar um dinheiro.
Alcaraz voltando ao estilo “máquina de jogar tênis”, aí fica difícil encarar, está com uma velocidade impressionante…
Ao observar o cara, lembro da frase do Wild q pode enfrentar qualquer um. Mas otimismo nunca é ruim…
Não vejo a Bia com esse arsenal todo de golpes . Acho que não tem jogo de pernas. Tem uma mão pesada, mas nesse quesito tem várias, e algumas batem muito mais forte que ela, errando menos. E não possui muitas alternativas para mudar o rumo de jogos onde as coisas não estão saindo bem com o plano A. Lógico que pode e deve melhorar em vários aspectos, principalmente o saque e a movimentação.
Andy Roddick criticou , o Staff não gostou e o moleque tirou de boa como noticiou TênisBrasil. Em tempo curtíssimo ( pós AOPEN) como melhorou o Serviço de Carlos Alcaraz . Da’ gosto de ver como ainda com 20 aninhos , gosta de trabalhar como ninguém. Aos 23 /24 , será muito difícil segurar o Tourinho. Podes crer. Abs!
Já vai fazer 21. Acabou o período de “fetagem” para desculpas esfarrapadas.
Empolga não, Sr. SR. Aos 23/24 haverá ainda mais rivais à altura, inclusive João Fonseca.
Rsrs, abs!
Rafa Nadal era ” feto” segundo o SR Piloto na mesma idade rs. Carlos Alcaraz e ‘ melhor que todo o Big 3 aos 20 . Imagina quantas conquistas terá quando o ” goat” atingiu pela primeira vez o N 1 ??? Rsrsrs, Abs!
Nadal com 20,5/21 já não era mais feto, nem Djoko. Só não tinham chegado ao auge ainda.
Alcaraz não teve Fedal como rivais e nem problemas com os glúten.
Rsrs, abs!
Quem diria kkkk. Não teve Fedal e onde estão Novak Djokovic e JANNIK SINNER ??? . Sem essa de glúten SR Piloto . O cara levou SLAM em 2008 . Imaturo assim como Murray, ficaram de 2007 a 2011 esquentando o N 3 e N 4 . Enquanto isso Fedal disputavam o N 1 palmo a palmo desde 2005. Alcaraz é melhor que os 4 aos 20 anos . Sem choro !!! . Rsrsrs, Abs!
Levou Slam e seguiu perdendo ou abandonando jogos com queda de energia e/ou problemas respiratórios (Tsonga AO 2010).
Palmo a palmo, kkkkkk. Nadal jamais ameaçou o número 1 antes de Wimbledon 2008 e ainda teve que esperar o Masters de Toronto pra finalmente ocupar o posto.
Kkkkkkk, abs!
Que bom. Escrevi um bom texto sobre o pq ser ruim de bolas iguais e nada de aparecer aqui.
Não entrou texto algum de sua autoria sobre o problema das bolas.
O REALISTA, agora só resta a você acreditar na palavra dele ou não…
Monteiro acaba de perder para o luz
Mestre dalcin
Acabei de vir do challenger de são leopoldo. Estava assistindo Monteiro contra o orlandinho.
Como e bom ver os jogos perto da quadra. Ali temos a exata nocao da tecnica individual e velocidade da bola. O orlando e anos luz mais tenista que o thiago. Mas deve ter se perdido. Muito acima do peso, mas como joga. Para quem viveu o esporte a vida toda que nem eu , chega a ser irritante. Te pergunto o que aconteceu? Bola para top 100 muito fácil. Grande abs
Orlando sofreu muitos problemas de saúde, especialmente de visão, Paulo. Algo que ele luta o tempo inteiro para se superar.
Sim.ele tem ceratocone. Operou colocando um anel intraestromal na córnea e o médico que operou fez um verdadeiro milagre colocando o Luz para jogar em alta performance. Mas mesmo assim fica entre os 200/300 do mundo como o zorman
Ele tem extrema dificuldade ocular, ele sem óculos ou lentes não enxerga, imagina a frustração dele não poder atingir sua plenitude técnica.
Bom dia Dalcim Parece que a parceria entre Djokovic e Ivanisevic terminou. Seria uma nova tentativa de trazer alguém que possa agregar alguma modificação no jogo oi simplesmente relacionamento desgastado?
Acho que um pouco dos dois. O próprio Djoko sempre admitiu que é uma pesso difícil de se conviver. E talvez o Goran não veja mais onde posso mexer ko seu jogo ou motiva-lo já que Nole ganhou tudo que é possível. Então um desgaste natural, eu acho.
Bia tem experiência, ranking e golpes decisivos de sobra para ganhar jogos com menos sofrimento, desgaste físico e mental. Aquela zona de conforto de meter pancadaria no meio está marcado pelas adversárias, que acabam tomando a iniciativa. Falta variação, deixadinha, slice, voleio e saque contundente.
Ja passou da hora de dar um salve na equipe técnica.
Djoko resolveu colocar o “ano ruim” na conta no treinador, coitado não tem nada a ver com a melhora do Sinner e do Alcaraz. Agora que tem 4 jogadores perto ou no mesmo nível que ele, vai ficando mais difícil. Qual vai ser a próxima solução que vai encontrar?
Onde você teve a informação privilegiada que ele resolveu colocar o ano ruim na conta do treinador?
Ivasinevic mandou ” Novak definitivamente não sabe perder. Some as vezes mais de 12 horas sem dar explicações. No FINALS não sabíamos se ele continuaria após a derrota pra SINNER ” . Depois do AOPEN : ” As vezes o 100% parece não ser suficiente contra o Italiano” . Não sei o quanto Djokovic gostou destas declarações… Abs!
Não é sempre que vai ficar pegando Tsitsipas, Casper Ruud, Berrettini, etc nas finais de Slams. Entressafra está passando.
Interpretação nunca foi seu forte.
Vais garantir agora que essa fala de Ivanisevic é o mesmo que colocar na conta do treinador seu mal momento?
Porque minha pergunta acima foi bem clara.
A realidade é que ele aproveitou muito a entressafra que teve e agora tem dois tenistas muito acima da média para enfrentar, Alcaraz e Sinner, e Medvedev ficando cada vez melhor. A tendência é a dificuldade aumentar mesmo.
Desmentindo com fatos:
Terceirao em finais de slam contra o Big 2:
Ganhou 1 e perdeu 4 para Djoko;
Ganhou 3 e perdeu 6 para Nadal.
Vitórias do terceirão em finais de slam contra o Big Four = 1 contra Djoko + 3 contra Nadal + 3 contra Murray.
Total = 7
Vitórias do goat contra o Big Four = 4 contra o terceirete + 4 contra Nadal + 5 contra Murray.
Total = 13
Sem choro!
Uma coisa que acho que ninguém comentou, e que pra mim faz diferença: a Bia joga muito duplas. Não prioriza SIMPLES, treina menos por conta disso. Ok, o jogo de duplas é importante pra outras coisas, jogar na rede etc, mas os tops raramente jogam duplas, e os que jogam não chegam nem perto da quantidade de torneios em dupla que a Bia joga. Penso que ela tendo mais tempo pra se dedicar a jogar SIMPLES, ela terá como focar nos pontos “fracos”: saque, movimentação e variação.
Só não votei em quem irá vencer o Miami feminino, pois a Collins tá jogando um tênis absurdo.
Sobre a Bia é nítido que precisa sair do cômodo, buscar outras alternativas táticas e apuro técnico principalmente no saque, se isso significa trocar o técnico que assim seja.
Eu também gostaria de votar em Danielle Collins, porém, não encontrei esta opção na enquete…
Essa de trocar de técnico quando está perdendo é bem conhecida no futebol. Mais velha do que andar pra frente e do que a invenção da roda. Tinha que sobrar pra alguém.
Vamos ver o que é que o novo técnico do sérvio ‘number one’ vai ser capaz de fazer… mas eu acho que milagre é só com o de lá de cima.
Na minha opinião a Bia precisa acrescentar em sua equipe, alguém experiente e conhecedor em saque voleio e que lhe ensine slice e variação de jogo.
Alguém como Radek Štěpánek ou Yannick Noah.
O que você acha disso Dalcin ?
Acho ótimas opções, Arnaldo, mas sempre que pensamos em treinador renomado temos de imaginar o quanto esse profissional estaria interessado no cargo, ou seja, qual potencial ele enxerga no pupilo. Acho que um especialista em biomecânica talvez já fosse suficiente para trabalhar alguns aspectos que conferissem um saque mais solto, já que força a Bia certamente tem para o golpe.
Dalcim , os russos podem ter treinadores de outra nacionalidade? A ATP eu sei que não seria problema , mas pelo governo russo ? E que só vejo russo treinando russo !!!
Uai, o Medvedev é treinado por um francês há muitooooo tempo, Sandra. E o Rublev, pelo espanhol Fernando Vicente. Claro que podem.
Não sabia ! E tanta barbarie que acabei ficando na dúvida !!
Safin foi treinado por Peter Ludgreen, ex de Federer.
SANDRA, você ainda me mata de tanto rir. Suas inserções são puro deleite lúdico…
Sobre o Fonseca, ele deve jogar agora Estoril e voltar a disputar os Challengers somando uma boa pontuação até o fim do ano. Quem sabe não recebe também mais convites para ATP 250 ou qualificatórios de grand slam… Dalcim, você acredita que, dependendo do desempenho dele no circuito, e ainda como campeão juvenil no ano passado, ele tem chances de ganhar um convite para o US Open?
Para jogar qualy ou chave principal?
Ah, acho muito difícil, Ricardo. A USTA tem por norma privilegiar os tenistas da casa.
Alcaraz tomou uma surra do grigor
Quem acompanha os comentários lembra que postei qua a Zebra também podia dar as caras no masculino nesta quadra . O Baby mostrou o que Titio Federer faria com o Tourinho rs . “ Alcaraz está muito bem , mas eu também “ , mandou Grigor pra quem quisesse ouvir . Amassou Carlitos com direito a ser melhor em TODOS os fundamentos, tudo isso com Back Simples. Não foi soberba do Espanhol como estão tentando desvirtuar . Errou em atacar demasiadamente a esquerda do Búlgaro ? . Não acho , tomou foi uma SURRA . Veremos agora Dimi com h2h de 1 x 7 com Zverev … Abs!
Boa noite Mestre Dalcin!
Acabei de assistir a vitória de Dimitrov sobre Alcaraz, e sempre que vejo o búlgaro em algumas magníficas exibições, me pergunto o motivo desse tenista não ter chegado tão mais longe em sua carreira. Bela carreira é verdade, mas bem aquém do potencial do seu jogo. O Mestre poderia me ajudar a estender?
Acho que Dimitrov é um daqueles raros tenistas que não pensam na carreira o tempo inteiro e procuram também viver um pouco fora da bolha. Claro que esse comprometimento um pouco menor pode custar títulos e rankings superiores, mas ao mesmo tempo é o que os fazem se manter no circuito. Jogadores criativos são bem mais resistentes a seguir rigidez tática, a meu ver.
Apenas outros Seis Tenistas conseguiram vencer 20 de seus 21 primeiros jogos da Temporada : Agassi, Hewitt , Federer , Nadal , Djokovic e Murray . TODOS acabaram N 1 em algum momento. Este é o feito que JANNIK SINNER já fez em 2024 … Abs!