Santos (SP) – O paulista Matheus Pucinelli venceu seu terceiro jogo no challenger de Santos e será o representante brasileiro nas semifinais do torneio disputado nas quadras de saibro do Tênis Clube. Pucinelli, de 24 anos e 306º do ranking, superou nesta sexta-feira o argentino Lautaro Midon, jovem de 21 anos e 316º colocado, por duplo 6/2 em 1h17 de partida.
Esta foi a segunda vitória de Pucinelli sobre Midon, repetindo o resultado da semana passada em Porto Alegre. Ele disputará sua terceira semifinal da temporada e a segunda consecutiva. Em sua carreira profissional, tem um título e um vice em torneios de nível challenger.
A boa campanha no litoral paulista rende 14 pontos na ATP para Pucinelli, que voltará ao top 300 e chegará à 283ª posição. O melhor ranking de sua carreira é o 190º lugar, alcançado em setembro de 2022. O torneio em Santos dá 50 pontos na ATP ao campeão e 25 para o vice. Se vencer mais uma, se aproxima do 270º lugar, enquanto o título o recolocaria entre os 250 melhores. Mas o ranking só será atualizado após o Masters 1000 de Roma.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Pucinelli na semifinal deste sábado, por volta de 12h30 (de Brasília) será o experiente argentino Nicolas Kicker, ex-número 78 do mundo e atualmente apenas no 454º lugar do ranking aos 32 anos. Kicker lidera o histórico de confrontos por 2 a 1, mas eles não se enfrentam desde 2022. A outra semifinal será às 11h entre o equatoriano Alvaro Guillen Meza, principal cabeça de chave e 216º do ranking, e o uruguaio Franco Roncadelli, 367º colocado.
Boscardin tenta vencer seu 4º challenger nas duplas
Ainda nesta sexta-feira, o catarinense Pedro Boscardin garantiu vaga na final de duplas, jogando ao lado do argentino Gonzalo Villanueva. Eles venceram o argentino Lorenzo Rodriguez e o uruguaio Franco Roncadelli por 4/6, 6/1 e 10-2. Os adversários na final, que encerra a rodada deste sábado, serão os bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos, principais cabeças de chave.
Boscardin, de 22 anos, tem três títulos de duplas em nível challenger, conquistados em Santiago, Florianópolis e Santo Domingo em 2023. Ele ocupa apenas o 620º lugar no ranking de duplas da ATP. Já em simples, está na 398ª posição e chegou às oitavas em Santos.
Como é bom ver o Pucinelli jogar, que habilidade para executar os golpes, para este nível de torneio apresentou um vasto repertório. Falta ainda velocidade na bola pra ele, apesar de ter melhorado o saque.
Parabéns Pucinelli, dá pra chegar a final,o veterano Kicker vem jogando desde o quali, ótima semana
Bela campanha,espero que consiga esse título
Parabéns Pucinelli, vc merece. Na torcida pra final. Para o qualy de RG conta a semana anterior ou já foi feita a lista?
Já foi fechada a lista no início da semnana passada: Vão jogar Wild, Meligeni, Heide e Laura
Puccinelli já foi 190 no ranking. Ele tem condições de voltar a ser top 200 e estar nos qualys de Slam. Boa sorte pra ele.