Psicóloga do COB anuncia saída da equipe de Bia Haddad

Foto: Jimmie48/WTA

São Paulo (SP) – Psicóloga do Comitê Olímpico do Brasil, Carla di Pierro anunciou nesta segunda-feira que não faz mais parte da equipe de apoio de Beatriz Haddad Maia, encerrando um longo vínculo profissional que já durava uma década.

“Eu e a Bia Haddad decidimos hoje encerar nossa parceria profissional. Agradeço sinceramente pela confiança que depositou em mim durante os últimos 10 anos. Foi um privilégio e uma honra acompanhá-la nos seus desafios e conquistas”, escreveu Di Pierro.

“Desejo à Bia todo o sucesso em sua carreira e nos desafios que ainda virão nesta temporada. E que ela continue a brilhar em cada passo de seu caminho”, acrescentou.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A assessoria da tenista confirmou que a parceria se encerrou de comum acordo e dz que não estão previstas novas mudanças no time. No último domingo, o técnico francês Maxime Tchoutakian, que acompanhava Bia desde a pré-temporada, também anunciou sua saída.

A número 1 do Brasil e 17ª do mundo segue trabalhando com seu treinador principal, Rafael Paciaroni. A paulista de 28 anos definiu no início da semana seu calendário de competições para os próximos meses, começando pela Billie Jean King Cup e seguindo com o WTA 500 de Stuttgart, os WTA 1000 de Madri e Roma, o 500 de Estrasburgo e também Roland Garros.

Subscribe
Notificar
guest
51 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Diego
Diego
1 dia atrás

Tá fazendo a limpa mesmo,será que eram estes os problemas mesmo?

Jackson
Jackson
1 dia atrás
Responder para  Diego

Limpa mal feita…Quem tem que sair…Não sai que é o técnico brasileiro…O técnico francês que saiu esses dias estava a pouco tempo impossível questionar o trabalho em 4 meses…Agora o técnico brasileiro que está lá…É o que tem que vazar…Resumindo vai continuar ladeira abaixo

EVGS
EVGS
1 dia atrás
Responder para  Jackson

Vamos lá, você, como outros aqui, vive colocando a culpa no técnico (é o hábito do futebol, se está em fase ruim, a culpa é do técnico). Pode estar certo em partes, mas as chances de estar errado são muito maiores. Para começar, foi esse Rafael Paciaroni, que hoje é o problema para muitos, que tirou a Bia de quase ranking zero, em 2020 (1.328 ranking), para trazer ela de volta ao top 100 em 2021 e não saiu mais daí desde então, tiveram bons resultados (alguns excelentes) e ganhando pelo menos 1 título de WTA por ano desde 2022. Gostando alguns ou não, a Bia sempre teve altos e baixos durante toda a carreira no profissional, porque se ela jogasse a maior parte do ano no nível dos bons resultados que já obteve, como final de WTA 1000 (ganhando de Swiatek e Rybakina e fazendo uma final disputada com Halep) ou semi de Grand Slam (só parando na Swiatek, campeã), estaria no top 10 com sobras, mas ainda assim haveria gente reclamando e falando mal ou dela ou do técnico.

Realista
Realista
19 horas atrás
Responder para  EVGS

Eu enxergo diferente. Não vejo um bom trabalho… A Bia antes da suspensão por doping já estava no mesmo patamar de hoje, que é uma tenista nível top 70, 80…

EVGS
EVGS
15 horas atrás
Responder para  Realista

Mas um da turma não tem jogo para o top 20. Explica aí como é que, desde 2022, se mantém nessa faixa de ranking. São 3 anos fechando nessa faixa de ranking, como isso é possível? Alguém que tem jogo de top 80 consegue se manter por 3 anos no top 20? 2020 (saiu de 1.328, fechou 358), 2021 (82), 2022 (15), 2023 (11), 2024 (17).

Realista
Realista
10 horas atrás
Responder para  EVGS

Se você observar, ela já estava nesse caminho antes do Rafa. Só que se atrasou devido ao doping… A bia sempre foi desde adolescente considerada diferenciada e que chegaria la, mais ou menos como tratam hoje em dia a victoria ou Fonseca. Muuuuuito antes desse Rafa.

EVGS
EVGS
7 horas atrás
Responder para  Realista

Se você acompanha realmente a trajetória da Bia desde o juvenil, sabe que não foi o doping que atrasou ela a se firmar no top 100 e sim as várias lesões que teve desde o final do juvenil, até por volta dos 24 anos, dificilmente jogava uma temporada completa, sem ter alguma lesão.

Joao José Fernandes Benevenuto
Joao José Fernandes Benevenuto
18 horas atrás
Responder para  EVGS

A bia até top 20…jogaria com sua mãe d treinadora..devido ao seu potencial…dali em diante entra a mão d treinador…n evoluiu… sujestão Pablo cuevas.. conhece a bia..foi um grande jogador..com todos os fundamentos.

EVGS
EVGS
15 horas atrás

Se é assim que funciona, qual a necessidade de um treinador? Poderia proibir a função técnico, já que o jogador sozinho, tendo potencial, consegue se virar sozinho. Foi nessa mentalidade, de que tendo apenas um pouco de talento, resolve, que o Wild se perdeu (após título de Santiago 2020 em cima do Ruud), Raducanu (após título US Open 2021, dispensou o treinador e se perdeu) e vários outros casos. Ainda bem que a maioria dos jogadores não pensa, como boa parte aqui, porque se não, estariam ferrados.

Blumenau
Blumenau
7 horas atrás
Responder para  Diego

Nós sabemos quem são os primeiros a abandonar o navio que está afundando.

Realista
Realista
1 dia atrás

Bem estranho a situação da Bia… espero que não seja uma situação como a da Rybakina…

Joao José Fernandes Benevenuto
Joao José Fernandes Benevenuto
1 dia atrás
Responder para  Realista

T parecido…tomara q estejamos errado

William
William
23 horas atrás
Responder para  Realista

Qual foi a situação da Rybakina?

Realista
Realista
19 horas atrás
Responder para  William

Problemas com o técnico e dependência dele, parece que também são namorados
Procure sobre Vukov

V. Eufr
V. Eufr
18 horas atrás
Responder para  Realista

Concordo.

José Carlos
José Carlos
1 dia atrás

Mais uma que abandonou a barca furada antes de queimar de vez seu currículo. Parabéns Carla. Trabalhar no time Paciaroni/Haddad Maia deve ser uma experiência dificílima, dá todos os sinais de ser um ambiente carregado e tóxico.

Luiz F.
Luiz F.
1 dia atrás
Responder para  José Carlos

Então um profissional, seja ele da área que for, “queima o seu currículo” por ter feito parte da equipe da Bia? Que bobagem…

SANDRO
SANDRO
14 horas atrás
Responder para  José Carlos

A psicóloga foi demitida, não pediu demissão… Não estava surtindo efeito nenhum o trabalho ruim dela, pelo contrário, Bia parecia mais insegura… Adeus parasitas…

Aurelio
Aurelio
1 dia atrás

Falta (e muito) transparência, não necessariamente quanto a Bia, mas muito mais em relação a equipe dela.

Passa a impressão de que a Bia, ao teimar em dizer que “o problema é mental”, jogava a responsabilidade do trabalho (mal feito, persistente, sem melhoras) para a psicóloga – o que provavelmente não corresponde a verdade; o mais provável é que a Bia consulte muito pouco a psicóloga no decorrer da temporada e (infelizmente) se apoie integralmente no técnico para esses assuntos – já houve declarações dela própria em entrevistas nesse sentido.

Fez muito bem a Carla em se desligar, pois estava manchando sua reputação sem dar abertura para um trabalho adequado.

Ademais, quem tem olhos vê que o problema certamente começa pela parte técnica – um saque que chama a atenção há meses e meses pela mais absoluta falta de qualidade. Se a parte técnica e o preparo físico estivessem em dia, a parte mental (e a confiança) segue.

O discurso de que o problema é mental (desculpa) vem mais do técnico que não tem demonstrado condições de resolver o problema do saque. Infelizmente, esse segue. Pena; potencial existe, e muito.

Ramires
Ramires
1 dia atrás
Responder para  Aurelio

Mas ela ganhou sets em treinos da babosa e da Navarro, fr que o problema não são só os saques, são os erros que ela comete, e da pra ver em alguns momentos que a confiança dela volta e depois some dnv

Adalberto
Adalberto
1 dia atrás
Responder para  Aurelio

Se não mexe, falam!
Se mexe falam!
Essa é a vida de quem atinge alta performance em algum momento da vida… Paciência…
Calma gente… muitas suposições…
Vamos aguardar pelos resultados até o fim da temporada…
A Bia deve ter esse crédito, creio!
VQV BIA!

EVGS
EVGS
1 dia atrás
Responder para  Aurelio

Pois é esse mesmo técnico que hoje é apontado por muitos como o problema. Desde 2020, foi a solução, pegou a Bia quase sem ranking 1.328 e trouxe para o top 100 em 2021 e não saiu mais de lá, com pelo menos 1 título de WTA por ano desde 2022 e firme no top 20 também desde 2022 (apesar de muitos afirmarem desde então que a Bia não tem jogo para top 20), já estamos em 2025 e o discurso é o mesmo. Se o jogador não consegue executar em quadra aquilo que já fez de bom em vários torneios e jogos, a culpa não é do técnico. Cadê o primeiro saque (que poderia ser melhor), mas fazia a sua parte e ajudava a definir pontos? Cadê a devolução eficiente do segundo saque das adversárias e, principalmente, cadê o forehand, que andava muito com eficiência e machucava as adversárias? Tudo isso estava no jogo da Bia quando obteve títulos e bons resultados.

Marcos RJ
Marcos RJ
1 dia atrás

Fico a me perguntar o que está por traz dessa fase tenebrosa da Bia. Será que o físico está prejudicando a execução dos golpes, ou plano tático não está sendo bem executado, talvez a parte técnica precise de um upgrade, ou quem sabe esteja com estafa mental e emocional, além da total falta de confiança.
Existem muito sintomas e parece que nesse momento todos esses fundamentos estão caindo aos pedaços ao mesmo tempo.
Boa sorte nessa campanha do saibro, mas não acredito que a terra batida vai fazer milagre.
Parece que a Bia vai precisar se retirar das competições por alguns meses para poder reconstruir a grande guerreira que ela já foi no passado.

André Borges
André Borges
1 dia atrás

Nossa está fazendo a limpa…. o francês e o resto da equipe técnica eu não sei, mas a psicóloga não tem como defender né?

Paulo A.
Paulo A.
1 dia atrás

Aí tem!

Adriano Gonçalves
Adriano Gonçalves
1 dia atrás

Essa Bia é fraca, mental super FRACO em quadra, milagre está como 17 do mundo ainda, não é jogadora pra nem TOP50.

Carlos Sebastião Machado dos S
Carlos Sebastião Machado dos S
1 dia atrás
Responder para  Adriano Gonçalves

Tb acho

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
1 dia atrás
Responder para  Adriano Gonçalves

Dê uma estudada nas regras de cálculo do ranking que irá entender o porquê da Bia estar na posição 17. No ranking não existe milagre. As fórmulas de cálculo são bem objetivas.

João
João
1 dia atrás

Eu acredito que do lado da Bia exista uma pressão com ela mesma muito maior do que qualquer outro fator externo. Minha hipótese é que ela queira conquistar um grand slam e dedicá-lo a seus avós, e isso esteja pesando muito mentalmente. Algo muito parecido aconteceu com a Sabalenka, ela sempre quis conquistar um GS e dedica-lo ao pai. Isso com certeza pode ser um bloqueio mental. A Sabalenka conseguiu e não parou mais, mas já com seu pai falecido. Assistam Break Point ( Netflix ) que irão entender meu ponto.

Última edição 1 dia atrás by João
Carlos Sebastião Machado dos S
Carlos Sebastião Machado dos S
1 dia atrás
Responder para  João

Vc não quer comparar não é? Seria ridículo

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
1 dia atrás

Ciclos se iniciam e ciclos se encerram. Pra ter durado 10 anos é sinal que deu certo. Ocorre que as pessoas e as situações mudam ao longo do processo. Quando iniciou a parceria a Bia tinha 18 anos e agora tem 28. Muita coisa aconteceu nesse período e ninguém melhor do que as pessoas diretamente envolvidas na situação para tomarem as decisões. Para quem está de fora e não conhece os detalhes dos relacionamentos, as opiniões são meros palpites e suposições.

PRGF
PRGF
1 dia atrás

10 anos juntos…
Me parece que foi uma parceria que deu muito certo…

Mas tudo tem seu tempo… Tudo precisa ser renovado com o tempo… Não desrespeitando o passado…

Mas… Mas… Mas…

Ainda acho que a mudança mais importante e necessária… Não vai acontecer… E a Bia vai continuar amarrada nesse técnico (nem sei se pode ser colocado ao mesmo nível de técnicos)…

Quando a Boa acordar… Grandes chances de não ser mais possível recuperar a boa fase da carreira..

Adalberto
Adalberto
19 horas atrás
Responder para  PRGF

Terapia a distância tem limite de resultados…
Tem condições de ter um tempo integral.
VQV Bia!

Paulo H
Paulo H
1 dia atrás

É interessante ver como por aqui a maioria dos comentários em relação à Bia são levianos. Não são de gente que simplesmente não entende nada sobre tênis: aqui predominam urubus, infelizmente. Que bom que há um ou outro que tem educação e lucidez.

Luiz F.
Luiz F.
1 dia atrás
Responder para  Paulo H

Concordo. Imaturidade reina.

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
20 horas atrás
Responder para  Paulo H

Uma fala e escrita inteligente.

Joao José Fernandes Benevenuto
Joao José Fernandes Benevenuto
1 dia atrás

Falta um… aguardamos

Sliceman
Sliceman
1 dia atrás

Sempre achei que a Bia foi longe demais. Seu jogo e para 50 no tkg

Ranalfo Maia
Ranalfo Maia
23 horas atrás

Acho que a Bia e equipe, tomaram a decisão com o objetivo de dar força a carrreira dela.
Vamos em frente!

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
20 horas atrás

Ela falou que ia mudar internamente e o fez. Ninguém aqui está junto dela no dia-a-dia. Se fez certo? Se existe mais problemas? As vezes até ela mesmo precisa mudar, o tempo dirá, após RG saberemos, não adianta criticar nos primeiros 2 ou 3 jogos. Vamos em frente Bia, mostre que não chegou e ficou no top 20 por acaso. Aliás corrijo, vc já é uma vencedora.

Henrique
Henrique
19 horas atrás

Está fazendo muito bem em renovar tudo, um novo começo é sempre bom. E o melhor, dar uma enxugada na folha de pagamento. Agora uma coisa que ela podia fazer urgentemente pra poder ir melhor em simples, é deixar de jogar duplas. O corpo está cobrando caro. E entre as top 10, praticamente, não tem nenhuma que se dedica a duplas e simples ao mesmo tempo. Vamos Biaaaaaa!!!!

Victório Benatti
Victório Benatti
12 horas atrás
Responder para  Henrique

Acho que ela está jogando duplas, porque ultimamente ela está perdendo na primeira rodada de simples, então, para não sair do torneio, ela joga duplas…

Weverton
Weverton
18 horas atrás

Acho que o maior erro da Bia está nela mesmo, as vezes assistindo seus jogos vejo que ela insiste muito em determinados pontos longos e acaba perdendo o ponto. Por ela ser uma jogadora grande, pesada e forte, deveria resolver os pontos rapidamente com agressividade… ficar insistindo em trocacao de bola e perder o ponto maltrata muito e diminui a confiança. Bia não é mais uma garota, ou o técnico coloca ela para ser extremamente agressiva como uma Keys ou Sabalenka, ou simplesmente é melhor ela desistir logo dessa carreira de simplista, no tênis de hoje em dia, principalmente no feminino, ou vc agride primeiro ou vira refém na partida.

walter alberto
walter alberto
18 horas atrás

Acho até que é um “pré” conceito meu, mas eu lembro da Terapeuta torcendo pra ela na arquibancada de Wimbledon em 2023. Na minha percepção, o personagem “Terapeuta” não deve se misturar com o de “Torcedora”, pois vai depender de como o “paciente” vai receber isso na mente dele (paciente). Pode não ter problema algum, ou não. Acho que pode ser um re-começo de uma trajetória saudável para a Bia, que é o que interessa. Na torcida por ela, pra canalizar a sensibilidade alta com a energia necessária pra entrar no palco e curtir o momento.

V. Eufr
V. Eufr
18 horas atrás

Há maldade demais nesse mundo cão. A moça é simplesmente a melhor tenista brasileira da história. Situa-se num ranking altíssimo e de elite e muita gente no hate. PQP! Bia está num lugar onde chegam as estrelas do tênis mundial e é isso que me faz bater palmas a essa gigante! Nem sei se nessa vida a gente terá outra Bia e o povo descontente.

Victório Benatti
Victório Benatti
12 horas atrás
Responder para  V. Eufr

A melhor tenista brasileira da história, disparado, é a Maria Esther Bueno.

Joao José Fernandes Benevenuto
Joao José Fernandes Benevenuto
18 horas atrás

O problema.. problema ela sabe…mas n quer tomar atitude..irá seguindo pagando o preço.

Sandra
Sandra
8 horas atrás

Então, a Bia colocou um técnico para auxiliar e depois de 3 meses não serve. Sinceramente agora ela não tem mais a quem culpar pois ela teoricamente eliminou os “problemas”. Vamos ver como vai ser daqui por diante . Muito triste pois a Bia está muito abaixo do que ela pode.

Emerson
Emerson
15 horas atrás

Sobre o técnico deu certo, mas não está dando mais… está é a vida e vida precisa de mudanças constantes… de novos caminhos … a relação com o técnico está desgastada o que cada um poderia oferecer já foi oferecido… a está no top 20, parem ela pode e tem condições de almejar algo maior, tem tênis é merecimento… do contrário será como já está sendo saco de pancada… sejamos práticos e objetivos enquanto há tempo…!!!!!!!!

Victório Benatti
Victório Benatti
14 horas atrás

Na minha opinião, a saída do técnico francês e agora, da psicóloga, farão bem para a Bia.
Todo mundo vinha falando em mudanças no time.
As mudanças já estão acontecendo.
Vai saber se não haverá mais alterações na equipe dela…
Tomara que dê tudo certo e ela volte a nos proporcionar muitas alegrias.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
5 horas atrás

Ela está apostando TUDO no técnico que a acompanha desde o início.

Não sei se Bia tem um relacionamento afetivo com seu treinador (como muitos dizem). Se tiver, isso é problema pessoal dela. Mas agora, ela terá que provar na quadra que as pessoas que saíram de sua equipe é que estavam influenciando seu mal desempenho.

Se os resultados da Bia não melhorarem após esses desligamentos, então vai ficar claro que o problema é o treinador brasileiro. É quase um milagre que Bia mantenha-se no top 20 com tantos resultados ruins (e tendo um 2024 já fraco).

Última edição 5 horas atrás by Marcus Henrique

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.