Londres (Inglaterra) – O anúncio da aposentadoria do espanhol Rafael Nadal, marcada para acontecer nas finais da Copa Davis em novembro, movimentou o dia no tênis mundial. David Haggerty, presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF), não deixou passar batido tal notícia e divulgou comunicado para destacar a importância do canhoto de Mallorca.
“Rafael Nadal é um dos maiores tenistas masculinos de todos os tempos e, por mais triste que seja ouvir essa notícia, gostaria de parabenizá-lo por sua carreira fenomenal. Claro que seu recorde individual fala por si, mas foi quando ele tinha a bandeira de sua nação no peito que o vimos em seu melhor momento”, afirmou o presidente da ITF.
“A paixão crua que ele demonstrou ao liderar a Espanha a quatro títulos da Copa Davis viverá muito na memória e inspirou uma geração de jovens em todo o mundo a pegar uma raquete. Duas vezes medalhista de ouro olímpico (em simples masculino em Pequim 2008 e duplas masculinas no Rio 2016), a motivação de Rafa para ser o melhor para seu país tem sido surpreendente”, acrescentou.
O dirigente também destacou a importância de Nadal para o tênis mundial, ajudando a captar mais fãs e entusiastas. “Na ITF, nosso trabalho como guardiões globais do tênis, com a responsabilidade de desenvolver o jogo em todo o mundo, é reforçado pelas conquistas de um ícone e modelo como Rafa”, observou Haggerty.
“A fase final da Copa Davis do mês que vem em Málaga já está se preparando para ser outro evento espetacular. É apropriado que um homem que competiu com as cores de sua nação com tanto orgulho tenha a chance de fazê-lo no auge do tênis de equipe internacional pela última vez”, complementou o presidente da ITF.
Fará falta ao circuito. Quase imbatível no saibro e muito forte nos outros pisos também. Acho que o mental mais forte do tênis (talvez junto com Borg, que não é da minha época).