Melbourne (Austrália) – A paulista Laura Pigossi foi a responsável por conquistar a primeira vitória brasileira no qualificatório para o Australian Open. Após derrotas de Gustavo Heide e Felipe Meligeni na estreia, ela fez bonito nesta terça-feira e venceu a espanhola Guiomar Maristany, 199ª do ranking, com autoridade, marcando parciais de 6/3 e 6/1, em 70 minutos.
Esta é a quarta aparição seguida de Pigossi no Grand Slam australiano, onde caiu na primeira rodada do quali em 2022 e 2024, mas em 2023 venceu dois jogos, perdeu na última rodada e entrou na chave como lucky-loser, no que foi sua única participação no evento principal em Melbourne.
“Conheço bastante a Maristany, já treinei algumas vezes com ela em Barcelona e consegui jogar super bem, mas o diferencial hoje foi ter conseguido jogar mais solta e agressiva, buscando sempre o jogo. E ao mesmo tempo fui bem consistente, com poucos erros não forçados. Isso tudo fez a diferença”, disse Pigossi após a partida.
Na segunda rodada deste ano, a paulista de 30 anos e 165ª do ranking terá a missão de desafiar a suíça Viktorija Golubic, atual número 90 do mundo e cabeça 2 do quali, que venceu a ucraniana Anastasiia Sobolieva, 209ª colocada no ranking da WTA, por duplo 6/3.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Como de costume, Pigossi apostou na consistência para sair de quadra com a vitória, teve apenas quatro bolas vencedoras a mais do que a adversária (11 a 7) e fez a diferença principalmente nos erros não forçados, cometendo quase metade a menos (13 a 25). O saque foi outro fator importante, com 68% de aproveitamento para a paulista e apenas 38% para Maristany.
A partida começou com duas quebras seguidas da brasileira, que poderia abrir 4/0 se não tivesse levado um break de volta. Depois de mais uma quebra para cada lado, Laura voltou a bater o saque da rival para faturar o nono e último game. Seu domínio foi ainda maior na segunda parcial, em que não encarou break-points contra e anotou duas quebras para selar a vitória.
Sempre em frente!!!
A nossa guerreira já surpreendendo como sempre. Pra quem falou que caia em R1. Parabéns Pigossi. Próximo jogo difícil.
Aí Laura, parabéns pela vitória brilhante! Que venha mais uma na próxima rodada.
Boa Pigossi. Fez seu papel. Se vier a Golubic na segunda rodada, parada durissima
Qual o ranking da espanhola?
Não saiu na reportagem.
Golubic jogara conta número 209, blz!
Postar o ranking dos rivais ajudam a nortear o quão difícil foi ou será a partida.
Tá no texto sim. Pelo menos agora está. É 199. Melhor ranking foi 179, e ela tem 25 anos. Ou seja, era ganhável mesmo.
O tamanho do cheque está aumentando
Talvez tenha feito a grana da temporada só nessa vitória
Ótimo resultado. Espero poder em breve ler também os nomes da Luiza Fullana, Ana Candiotto e Nauhany nos scores de Grand Slams.
Candiotto acho bem pouco provável, mas torço por ela.
Fullana, Naná e Victória devem chegar lá, principalmente as duas adolescentes.
A quantidade de sujeitos que tripudiaram dela aqui quando foi anunciada a chave …..foi brincadeira . E agora ? Cadê eles ?
Surra lá ( na Bia ) , surra cá ( da Pigossi ) . Que tremendo “cala a boca Magdos” !!!!
cadê a sororidade?
Surpreendente resultado(sobretudo pelo placar dilatado) mas, qlqr coisa diferente de uma derrota em 2 sets sem maiores dramas contra a Golubic será uma grandessisima zebra..
De qlqr modo, já super valeu pra Pigossi, engordou o cheque e sairá com uns pontinhos desse Qualy.. como já falei outras vezes aqui: é disparado o tenista BR(entre homens e mulheres) q melhor monta seu calendário(balanceia bem entre torneios para check prize e torneios pra pontuações, n tem preguiça de viajar pra torneios em qlqr canto do globo, n tem essa de “cansaço” pra se ausentar da competição por longos períodos, disputando um alto n de torneios por ano..) e merece todos os créditos por isso..
Exatamente, essa é a estratégia inteligente da Laura. Com isso, se manteve no top 150 por um bom tempo. Só agora é que caiu um pouco.
Pergunta, como a Golubic, foi parar no qualy, o corte do AO feminino ficou em qual ranking?
A lista da chave principal fecha seis semanas antes de o torneio começar. Naquele momento, Parks e Golubicic estavam entre 98 e 100 do ranking e por isso tiveram de jogar o quali.
Quem disse que a pigossi ia só pegar o cheque se ferrou!
Pigossi sempre lutando. Mas a adversária era muiiiitto fraca.
Espero que ela siga, mas muito improvável passar pela Golubic. Ano passado em Hua Hin foi 61, 62 pra suíça.