Concepción (Chile) – Pela primeira vez em sua carreira profissional, José Pereira disputará uma semifinal de challenger. E o experiente pernambucano de 33 anos conseguiu esse feito depois de vencer um jogo duríssimo nesta sexta-feira. Ele ficou em quadra por 3h40 para superar o equatoriano de 21 anos Alvaro Guillen Meza, cabeça 4 do torneio e 294º do ranking, por 6/4, 4/6 e 7/5.
Pereira já havia alcançado as quartas de final em outros oito torneios de nível challenger, o mais recente em outubro do ano passado. E só agora ele consegue superar essa barreira. Em sua carreira profissional, ele acumula 12 títulos de ITF e já esteve em outras 19 finais.
A campanha até a semifinal em Concepción rende 17 pontos na ATP para Pereira, são 14 das três vitórias na chave principal e mais três por ter passado por duas rodadas no quali. Provisoriamente, ele está subindo para o 556º lugar, pode se aproximar da 510ª posição se for finalista e ir até o 440º lugar em caso de título. Seu melhor ranking é o 232º lugar, alcançado em 2015.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Pereira na semifinal deste sábado será o peruano Gonzalo Bueno, jovem 20 anos e 361º do ranking, em confronto inédito no circuito. Do outro lado da chave, o cabeça 2 argentino Juan Pablo Ficovich já está na semi e pode enfrentar o compatriota Facundo Mena ou o grego Stefanos Sakellaridis.
¡Jose Pereira a semis!
El brasileño venció por 6-4, 4-6 y 7-5 a Álvaro Guillen Meza 🇪🇨 y accedió a la semifinal del #ChallengerdeConcepción#ATPChallenger #dovemencare pic.twitter.com/e4tNsFEewu
— Legión Sudamericana (@LegionSudam) April 26, 2024
Partida teve 15 quebras e 43 break-points disputados
A longa partida desta sexta-feira começou com um primeiro set com cinco quebras de serviço. O equatoriano esteve por duas vezes com quebra acima e não sustentou a vantagem, em 1/0 e 3/2. Pereira ainda escapou de dois break-points no 4/4 e voltou a quebrar no último game da parcial. No segundo set, entretanto, o brasileiro chegou a liderar por 4/2, mas perdeu quatro games seguidos.
O último set foi cheio de games longos e com oportunidades para os dois lados, tanto que Pereira enfrentou oito break-points e teve sete a favor. O equatoriano foi o primeiro a quebrar e liderou por 3/2. Pereira virou o placar para 5/3, teve um match-point, mas foi quebrado quando sacava para o jogo. No entanto, o brasileiro voltou a quebrar no último game da partida para chegar à vitória. Ao todo, o jogo teve 15 quebras, 8 a 7 para Pereira, e 43 break-points disputados. Ele teve 19 chances de quebra e enfrentou 24.
Vamos ganhar esse torneio jose Pereira
Fantástico. Melhor resultado da carreira, vencendo um TOP 300. Acordou no ano. Espero que essa campanha dê um novo ânimo ao José Pereira
Parabéns ao Zé. Que esta semi lhe dê um.novo gás nessa fase da sua carreira. O preocupante é o desgaste físico, já que jogou também o qualy.
esse rapaz e o Danielzinho da Silva são exemplos para esses garotos do tênis do Brasil muito mimados e que não fazem um calendário correto. descansam muito mais do que jogam. meamo tendo tantos torneios aqui na américa do sul. o Pereirinha (carinhosamente) e o Danielzinho são lutadores. parabéns a ambos.
Desde o final do ano passado vem surpreendendo. Aprendeu com Danielzinho. Parabens e siga com mais vitorias.Na torcida sempre, aproveitando a semana de vitorias brasileiras
Excelente vitória do Pereira, mostrou garra e resiliência para buscar uma importante semi de Challenger,vamo que dá pra mais!
Grande vitória, surpreendeu. Boa sorte amanhã.
Cadê o Senhor que chamava ele de TELIANO, SÓ APARECE EM DERROTAS??
TELIANO UMA OVA, MEU NOME É JOSÉ PEREIRA!
Parabéns Pereira,na torcida para que consiga copar esse torneio
Torneio meio esvaziado, não?
Estamos na torcida por você Pereira!