Melbourne (Austrália) – A adversária das quartas de final da bielorrussa Aryna Sabalenka já está definida. A número 1 do mundo terá pela frente no Australian Open a russa Anastasia Pavlyuchenkova, que neste domingo derrubou a croata Donna Vekic em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-0) e 6/0, em 1h45 de jogo.
Cabeça de chave 28, a russa de 33 anos leva vantagem no retrospecto com Sabalenka, somando duas vitórias em três encontros. Contudo, elas não se enfrentam desde 2021, quando Pavlyuchenkova bateu a bielorrussa na terceira rodada de Roland Garros. Ela também venceu em Toronto (2019) e perdeu em Madri (2021).
O duelo de Pavlyuchenkova com Vekic teve dois sets bastante distintos, o primeiro muito disputado, com mais de 1h de duração, e o segundo resolvido em menos da metade do tempo. Agressiva, a russa foi para as bolas, disparou 38 winners e cometeu 21 erros não forçados, enquanto do outro lado a croata teve 21 winners e 25 erros não forçados.
Vekic começou melhor na partida, confirmou bem o serviço no primeiro game e teve dois break-points no segundo, mas não aproveitou. Ela teve mais duas chances de quebra no oitavo e novamente não converteu. As chances perdidas custaram caro, já que no tiebreak a croata não conseguiu vencer um ponto sequer.
O placar de 7-0 no desempate da parcial inicial foi um prenúncio do que aconteceria em seguida, com Pavlyuchenkova dominando as ações. Ela faturou 71% dos pontos de saque e 63% com a devolução, salvou o único break-point que teve contra e converteu três dos cinco que teve a favor para fechar o jogo com um “pneu”.