Roma (Itália) – Campeã de simples no último sábado, a italiana Jasmine Paolini completou o fim de semana dos sonhos com o bicampeonato de duplas no Foro Italico. Neste domingo, ela e a compatriota Sara Errani bateram a russa Veronika Kudermetova e a belga Elise Mertens por 6/4 e 7/5, e venceram o torneio pelo segundo ano consecutivo.
Com a conquista, Paolini se torna apenas a sexta jogadora na Era Aberta, e a segunda italiana, a levantar o troféu nas chaves de simples e duplas na mesma edição em Roma. Ela entra para um seleto grupo grupo que conta com Billie Jean King (1970), Virginia Wade (1971), Chris Evert (1974 e 1975), Raffaella Reggi (1985) e Monica Seles (1990). Além disso, desde que o atual formato do circuito feminino foi implementado, em 2009, apenas a russa Vera Zvonareva havia conquistado os dois títulos no mesmo WTA 1000, em Indian Wells 2009.
A parceria de Paolini e Errani é também a quarta conseguir dois títulos na capital italiana na história do torneio. Antes delas, apenas as australianas Thelma Coyne Long e Australia Mary Hawton (1956 e 1957), o dueto da argentina Paola Suárez com a espanhola Virginia Ruano Pascual (1998 e 2002) e a parceria da taiwanesa Su-wei Hsieh com a chinesa Shuai Peng (2009 e 2013) haviam sido campeãs juntas em mais de uma oportunidade.
Sara Errani, aliás, se torna uma tricampeã, já que em 2012 ela triunfou ao lado da também italiana Roberta Vinci. Juntas, elas foram finalistas também em 2013 e 2014. Assim, Errani iguala Thelma Coyne Long, Silvana Lazzarino, Lea Pericoli, Virginia Wade, Virginia Ruzici e Martina Hingis como as maiores finalistas na chave de duplas femininas em Roma.
Ao todo, a parceria de Jasmine Paolini e Sara Errani já coleciona seis títulos, incluindo a medalha olímpica de ouro nos Jogos de Paris em 2024. Na atual temporada, elas também triunfaram em Doha, somando, portanto, três conquistas de WTA 1000. Por fim, o dueto italiano ainda foi vice-campeão de Roland Garros no ano passado.
Italianas vencem com grandes viradas
Apesar da vitória em sets diretos, a conquista de Jasmine Paolini e Sara Errani não foi nada fácil. Em ambos os sets disputados na final deste domingo, as italianas precisaram mostrar um grande poder de reação e reverter um placar totalmente adverso.
Na primeira parcial, ela tiveram seus saques quebrados no primeiro e terceiro games, e viram Kudermetova e Mertens abrirem confortáveis 4/0. Com o apoio da torcida, as anfitriãs não desanimaram e venceram seis games consecutivos, fechando por 6/4.
from 0-4 to 6-4! 👏@SaraErrani and @JasminePaolini are now just one set away from the title!#IBI25 pic.twitter.com/mjVqubSk6o
— wta (@WTA) May 18, 2025
A história voltou a se repetir no segundo set, com duas quebras de serviço a favor da russa e da belga, que novamente chegaram a 4/0. Paolini e Errani então foram buscar o empate mais uma vez, mas na hora de sacar para a virada, sofreram nova quebra e viram as rivais com 5/4 e saque para fechar a parcial.
Mesmo pressionadas, as italianas foram para cima, desperdiçaram dois break-points, mas deixaram tudo igual de novo no ponto decisivo, que também valia set-point para as adversárias. Depois de confirmarem o saque, Paolini e Errani jogaram a pressão para o outro lado e, de novo, no ponto decisivo, chegaram ao match-point e completaram uma vitória heroica diante do público romano.
Questa scena l’ho già vista, è un classico🤩#IBI25 pic.twitter.com/nu17TN9NCz
— FITP (@federtennis) May 18, 2025
Parabéns, bela vitória da dupla Errani/Paolini. E no caso da Paolini, um aberto de roma espetacular, será bem difícil ver um double destes a nível GS e M1000 nos próximos anos.
De 2024 pra cá a Pequena Notável Jasmine Paolini deu um grande salto na carreira, Finalista em Roland Garros e Wimbledon, Ouro na Olimpíada de Paris com Sara Errani e, agora, Campeã em simples e duplas, com Errani, no Masters Mil de Roma!!! A bela torcida italiana teve que esperar longos 40 anos para que fosse repetido o grande feito da excelentíssima Raffaella Reggi de 1985: ter uma italiana Campeã em simples e duplas!!! O sorriso lindo de Paolini é cativante e chama a torcida para si, e ela correspondeu em quadra com muita determinação, parabéns Paolini!!! E parabéns também para a incansável Sara Errani!!!
Me lembrou o torneio que Bia foi campeã Simples e duplas, o finado Elite, bons tempos.