Osorio bate polonesa e fatura o tricampeonato em Bogotá

Camila Osorio (Foto: Copa Colsanitas Zurich)

Bogotá (Colômbia) – Com mais uma grande atuação, a colombiana Camila Osorio fez valer o fator casa e conquistou o tricampeonato do WTA 250 de Bogotá. Neste domingo, a jogadora de 23 anos e atual número 54 do mundo precisou de apenas 1h23 para anotar um duplo 6/3 sobre a polonesa Katarzyna Kawa, de 32 anos e 223ª do ranking, fazendo a festa da torcida local.

Com a conquista, Osorio chega ao terceiro título de WTA da carreira, todos no saibro de seu país natal. Ela também disputou outras duas finais em piso duro, ficando com o vice em Tenerife (2021) e Monterrey (2022). Agora tricampeã em Bogotá, repetindo as conquistas de 2021 e do ano passado, Camila se torna a segunda maior vencedora do evento, ficando atrás apenas dos quatro títulos da compatriota Fabiola Zuluaga (1999, 2002, 2003 e 2004). Além delas, Mariana Duque-Mariño é outra anfitriã que já levantou o troféu em casa, feito obtido em 2010.

Por apenas defender os 250 pontos de 2024, Osorio terá uma movimentação tímida no ranking desta segunda-feira, saindo do 54º para o 53º lugar, ainda abaixo do 33º posto obtido há três anos. Além disso, ela recebe uma premiação de US$ 36.300.

Já a vice-campeã Katarzyna Kawa deixa escapar um título inédito na carreira pela segunda vez. Em 2019, ela já disputada a decisão de Jurmala, mas também saiu derrotada. Ex-número 112 do mundo, a tenista de 32 anos ocupa atualmente o 223º lugar, mas dará um ótimo salto, alcançando o 156º posto. Ela ainda leva um cheque de US$ 21.484 pelo vice na capital colombiana.

Apesar da derrota para Osorio, a polonesa fez excelente campanha, saindo do qualifcatório e chegando até a final do torneio. Na chave principal, deixou pelo caminho a paulista Laura Pigossi e a tcheca Marie Bouzkova, principal favorita da competição.

Na final deste domingo, Camila Osorio conquistou uma vitória tranquila em sets diretos. Ela encerrou o primeiro set com um ace e rapidamente abriu vantagem de duas quebras na segunda parcial, chegando a liderar por 3/0. A polonesa Katarzyna Kawa ainda conseguiu devolver uma das quebras com boas jogadas na rede, mas não foi o suficiente para equilibrar a partida.

Apesar de um momento de tensão no terceiro match-point — quando um erro de Kawa foi anulado após revisão da marca da bola — Osorio confirmou a vitória no quarto ponto do campeonato. Ao final, Osorio somou 22 winners contra 14 de Kawa, e aproveitou cinco das de chances de quebra que teve, garantindo mais um título diante da torcida colombiana.

Subscribe
Notificar
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
16 dias atrás

Merecedora!!!

Fabio
Fabio
16 dias atrás

É uma gracinha essa Osório. Parabéns!

JUKA B
JUKA B
15 dias atrás

Decerto, as condições de Bogotá favorecem as anfitriãs, no sentido de estarem mais acostumadas.
Nos anos 80-90, tinha um tenista brasileiro que ganhou a maioria de seus títulos ( equivalente ao atual ATP250 em importância- mas não lembro os pontos para o ranking).
Foi um tenista “caseiro”, em pese a dificuldade em vencer a armada argentina e o baixinho peruano Jaime Yzaga.

José Nilton Dalcim
Admin
15 dias atrás
Responder para  JUKA B

Você deve estar se referindo ao Marcos Daniel, que sempre jogou muito bem em Bogotá.

Sergio
Sergio
14 dias atrás

Parabéns à colombiana. País sem tradição no tênis e a Osório está fazendo um excelente trabalho.

José Nilton Dalcim
Admin
14 dias atrás
Responder para  Sergio

Até que a Colômbia não é tão sem tradição assim, caro Sérgio. Santiago Giraldo foi top 30, Alejandro Falla entrou no top 50, os duplistas Cabal e Farah ganharam Slam e chegaram a liderar o ranking mundial. E no feminino a Catalino Castaño foi 35ª colocada, portanto ainda à frente da Osorio. Claro que não estamos falando de uma potência.

Sergio
Sergio
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Legal. Obrigado pelos esclarecimentos Dalcim. Não sabia desse bom retrospecto da Colômbia no tênis.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.