Bogotá (Colômbia) – Com mais uma grande atuação, a colombiana Camila Osorio fez valer o fator casa e conquistou o tricampeonato do WTA 250 de Bogotá. Neste domingo, a jogadora de 23 anos e atual número 54 do mundo precisou de apenas 1h23 para anotar um duplo 6/3 sobre a polonesa Katarzyna Kawa, de 32 anos e 223ª do ranking, fazendo a festa da torcida local.
Com a conquista, Osorio chega ao terceiro título de WTA da carreira, todos no saibro de seu país natal. Ela também disputou outras duas finais em piso duro, ficando com o vice em Tenerife (2021) e Monterrey (2022). Agora tricampeã em Bogotá, repetindo as conquistas de 2021 e do ano passado, Camila se torna a segunda maior vencedora do evento, ficando atrás apenas dos quatro títulos da compatriota Fabiola Zuluaga (1999, 2002, 2003 e 2004). Além delas, Mariana Duque-Mariño é outra anfitriã que já levantou o troféu em casa, feito obtido em 2010.
Por apenas defender os 250 pontos de 2024, Osorio terá uma movimentação tímida no ranking desta segunda-feira, saindo do 54º para o 53º lugar, ainda abaixo do 33º posto obtido há três anos. Além disso, ela recebe uma premiação de US$ 36.300.
Já a vice-campeã Katarzyna Kawa deixa escapar um título inédito na carreira pela segunda vez. Em 2019, ela já disputada a decisão de Jurmala, mas também saiu derrotada. Ex-número 112 do mundo, a tenista de 32 anos ocupa atualmente o 223º lugar, mas dará um ótimo salto, alcançando o 156º posto. Ela ainda leva um cheque de US$ 21.484 pelo vice na capital colombiana.
Apesar da derrota para Osorio, a polonesa fez excelente campanha, saindo do qualifcatório e chegando até a final do torneio. Na chave principal, deixou pelo caminho a paulista Laura Pigossi e a tcheca Marie Bouzkova, principal favorita da competição.
Triple queen in Bogotá 👸
Camila Osorio takes the Copa Colsanitas Zurich crown again after defeating Katarzyna Kawa#CopaColsanitasZurich #presentadoporVisa pic.twitter.com/XqLLklk3NC
— Copa Colsanitas Zurich presentado por Visa (@CopaColsanitas_) April 6, 2025
Na final deste domingo, Camila Osorio conquistou uma vitória tranquila em sets diretos. Ela encerrou o primeiro set com um ace e rapidamente abriu vantagem de duas quebras na segunda parcial, chegando a liderar por 3/0. A polonesa Katarzyna Kawa ainda conseguiu devolver uma das quebras com boas jogadas na rede, mas não foi o suficiente para equilibrar a partida.
Apesar de um momento de tensão no terceiro match-point — quando um erro de Kawa foi anulado após revisão da marca da bola — Osorio confirmou a vitória no quarto ponto do campeonato. Ao final, Osorio somou 22 winners contra 14 de Kawa, e aproveitou cinco das de chances de quebra que teve, garantindo mais um título diante da torcida colombiana.
Merecedora!!!
É uma gracinha essa Osório. Parabéns!