Osaka elimina Muchova e volta à semi do US Open após cinco anos

Foto: Darren Carroll/USTA

Nova York (EUA) – Bicampeã do US Open em 2018 e 2020, Naomi Osaka volta a fazer uma grande campanha em Nova York e está de volta à semifinal do torneio depois de cinco anos. A ex-número 1 do mundo venceu a tcheca Karolina Muchova, 13ª do ranking, por 6/4 e 7/6 (7-2) em 1h49 de partida.

Esta foi a segunda vitória de Osaka sobre Muchova no ano, repetindo o resultado do Australian Open em janeiro. Ela agora lidera o histórico de confrontos por 3 a 2 e também devolve a derrota sofrida para a tcheca no US Open do ano pasado.

Osaka chega à sua quinta semifinal de Grand Slam da carreira. Todas as vezes que alcançou essa fase, a japonesa foi campeã, com duas conquistas em Nova York e mais duas no Australian Open, em 2019 e 2021.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A adversária de Osaka na semifinal desta quinta-feira será a norte-americana Amanda Anisimova, 9ª do ranking, que mais cedo eliminou Iga Swiatek, número 2 do mundo e campeã de 2022, por 6/4 e 6/3. A japonesa buscará uma vitória inédita depois de ter perdido duas vezes para Anisimova em 2022, na Austrália e em Paris. A rodada começa às 20h com Aryna Sabalenka e Jessica Pegula.

Vinda de uma boa campanha até a final em Montréal, Osaka ocupa atualmente o 24º lugar do ranking e volta a ser cabeça de chave em Grand Slam pela primeira vez desde as pausas que fez na carreira, primeiro para cuidar da saúde mental e depois para se tornar mãe. A jogadora de 27 anos está voltando ao top 15 com as vitórias em Nova York.

Por sua vez, Muchova buscava a terceira semifinal seguida no US Open e a quinta na carreira em Grand Slam. A tcheca de 29 anos e ex-número 8 do mundo já foi finalista de Roland Garros em 2023.

No encontro entre duas tenistas com contrastes de estilos, entre o jogo agressivo de Osaka e as variações de Muchova, o primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada pela japonesa já no último game da parcial e único break-point que teve. Ela fez 11 a 8 nos winners e cometeu apenas 6 erros não-forçados contra 4.

No fim do primeiro set, Muchova sentiu um desconforto na região do adutor e precisou ser atendida no vestiário. A tcheca voltou à quadra com a coxa esquerda enfaixada com um pouco de dificuldade no deslocamento lateral. Ainda assim, foi uma parcial equilibrada, com duas quebras para cada lado, sendo que Muchova chegou a sacar para fechar quando liderava por 5/4, mas Osaka buscou o empate e foi superior no tiebreak para fechar a partida em sets diretos. Osaka liderou a contagem de winners por 30 a 21 e cometeu 19 erros contra 15 de Muchova.

Subscribe
Notificar
guest
26 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ramiro
Ramiro
1 mês atrás

maravilha Mamãe Osaka!
Estas vitórias ficam de presente para todos os que preanunciaram o fim dela entre as melhores (“vai ficar boiando abaixo do top-50″… kkkkk)

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Ramiro

Cara a sorte dela é que mais uma vez o físico deixou a Muchova na mão, pois se não fosse isso a Osaka perderia porque o jogo foi disputado com a Muchova lesionada, então se não tivesse acho que a Osaka perderia porque a qualidade técnica da Muchova incomoda o jogo limitado reativo da Osaka.

Didier
Didier
1 mês atrás
Responder para  Flávio

Quatro GS, ex número 1, e vc diz que ela perderia pq…. cada uma.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Didier

Você viu o jogo? Então se viu parece que não prestou atenção, pois a Muchova estava lesionada e mesmo assim foi difícil para a Osaka, então se ela tivesse saudável provavelmente teria vencido porque o jogo reativo da Osaka tem dificuldade com habilidade técnica da Muchova, é só rever o H2H.

Rami
Rami
1 mês atrás
Responder para  Flávio

pois é… então, deve ter sido com “sorte” e “jogo limitado reativo” que Naomi teve 4 GS (além de outros torneios) e foi nº 1… e agora, que re-colocou o carro nos trilhos, ja está no 14º… só com pura “sorte e jogo limitado”…ne?, “cara”
kkkkkkkk

Última edição 1 mês atrás by Rami
Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Rami

Você viu o Jogo? Se viu parece que não percebeu que a Muchova estava com problemas físicos e mesmo assim foi difícil para a Osaka ou você ainda quer teimar? Se a Muchova tivesse 100% provavelmente teria vencido porque o jogo técnico da Muchova costuma neutralizar o jogo reativo da Osaka e ela já fez isso algumas vezes.

Ramiro
Ramiro
1 mês atrás
Responder para  Flávio

eu percebi, sim… mas é a vida e, na vida, A Sra Osaka foi 1º no ranking e tem 4 GS alem de outras vitórias (enauqnto que a Muchova só tem 1 torneio ganho…. ) há um combo que a Muchova não tem e a Osaka, sim tem

Última edição 1 mês atrás by Ramiro
Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Ramiro

Sim foi número 1 merecidamente, mas o estilo técnico da Muchova costuma incomodar o jogo reativo da Osaka.

Ramiro
Ramiro
1 mês atrás
Responder para  Flávio

uma curiosidade “quase que científica”, rsrs… vc pertence ao grupo seleto dos que afirmavam isso (o fim dela entre as melhores ou “vai ficar boiando abaixo do top-50″)… foi?

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Ramiro

Não, apenas dizia que a Osaka estava deixando de ser atleta ao perder foco .

Ramiro
Ramiro
1 mês atrás
Responder para  Flávio

apenas?… vc disse que ela ´é limitada e com sorte” (Mó’Deus!!)
A questão do foco nem falou (deixando de ser atleta?… me poupe… mas pode até ser em alguns momentos. mas nunca deixou de ser um grandioso ser humano…. mas, reconheço, isso nada tem a ver com este debate)

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Ramiro

Limitada tecnicamente meu caro, embora seja uma das melhores sacadoras do mundo, pois não sabe variar o jogo e ou pior não sabe usar nenhum slice ou dropshot para confundir suas adversárias, será que estou mentindo? Conseguiu vencer 4 slam no mesmo estilo que foi mérito dela, porém não evoluiu tecnicamente mas o meu questionamento maior é porque estava deixando de ser atleta, espero que ela recupere um pouco o tempo perdido e também poderia aprender a variar um pouco o jogo.

Hilton Dominczak
Hilton Dominczak
1 mês atrás

Naomi Osaka é brilhante na quadra e fora dela. Atleta que se posiciona em relação aos problemas sociais. Torcendo para levar esse US Open.

Ramiro
Ramiro
1 mês atrás
Responder para  Hilton Dominczak

faço minhas as sua palavras. Exato

Flávio
Flávio
1 mês atrás

Mais uma vez o físico atrapalhou a Muchova, ela joga muito tênis só que o físico sempre a deixa na mão como eu disse aqui ontem porque deve haver um erro de estrutura ou de formação na escola tcheca ,pois suas principais jogadoras sistematicamente vem sofrendo com lesões durante toda a carreira assim não conseguem sobrepor devido a baixa formação física que vem acontecendo com todas elas infelizmente, então pelo que foi o jogo hoje que se a Muchova não tivesse problemas físicos ganharia da Osaka.

Gabriel
Gabriel
1 mês atrás
Responder para  Flávio

Verdade, última top tcheca com uma saúde mais constante foi Pliskova, todas as outras que surgem com potencial fazem alguns torneios brilhantes mas não seguram uma temporada inteira com saúde.

Marco Dias
Marco Dias
1 mês atrás
Responder para  Flávio

Pois é… É uma pena essa condição física da Muchova, realmente. Imagina ela com o físico (e mental) da Iga, por exemplo… Não ia sobrar nada pras demais jogadoras do circuito.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Marco Dias

Exatamente, aliás, falei isso aqui sobre a Iga que se ela tivesse pelo menos 25% da técnica da Muchova seria imparável porque ela já possui a melhor explosão física e mental do tênis feminino, mas se tiver mais técnica, que este ano vi bons lampejos dela, seria perfeita. No caso da Muchova falta a ela um pouco do preparo físico da Iga.

M. Lima
M. Lima
1 mês atrás

Poxa, fiquei tão triste pela Muchová. Infelizmente, parece que lesão é algo recorrente entre as tchecas, mas ela lutou e vendeu caro o segundo set. Ao mesmo tempo, tô tão feliz de finalmente ver a Osaka recuperando o nível dela.

Ramiro
Ramiro
1 mês atrás
Responder para  M. Lima

sentimento compartilhado

Pedro
Pedro
1 mês atrás

Título da próxima publicação: osaka volta a final após 5 anos. Kkk
Muita criatividade

José Nilton Dalcim
Admin
1 mês atrás
Responder para  Pedro

O importante é informar.

Ramiro
Ramiro
1 mês atrás
Responder para  Pedro

tomara… eu sou fã dela “de carteirinha”… mas vamos com calma, sem colocar o “carro na frente dos bois”… rsrs

Jorge yagi
Jorge yagi
1 mês atrás

Bi campeã de us open e bi Austrália open e osaka é limitado. Tem gente estranho.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Jorge yagi

Já vi todas postulantes ao top 10 ou 20 usar um pouco de recurso técnico até a Iga eu vi, mesmo que pouco, agora a OSAKA nunca ou parece que ela não sabe dar slice ou dropshot até hoje, então como explica isso filhão? kkkkkk

Ramiro
Ramiro
1 mês atrás
Responder para  Jorge yagi

isso mesmo…kkkkk

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.