Saint-Malo (França) – O convite para a disputa do WTA 125 de Saint-Malo não poderia ser mais bem aproveitado pela japonesa Naomi Osaka, que conquistou lá seu primeiro título no saibro. Na final deste domingo, a cabeça de chave número 2 levou a melhor sobre a eslovaca Kaja Juvan em sets diretos, com parciais de 6/1 e 7/5, depois de 1h23 de embate.
Atual 55 do mundo, a japonesa vai levar para casa uma premiação de 13.480 euros e mais 125 pontos no ranking, que a farão voltar ao top 50, subindo para a 48ª colocação. A vice-campeã Juvan vai receber um prêmio em dinheiro de 7.304 euros e importantes 81 pontos no ranking, que a ajudarão bastante na tentativa de escalar novamente a lista da WTA.
A eslovena de 24 anos perdeu quase toda a temporada passada, disputando apenas dois jogos, e voltou ao circuito sem ranking. Ex-número 58 do mundo, Juvan entrou no torneio francês ocupando a 515ª colocação e vai sair de Saint-Malo muito mais para cima, ganhando 159 lugares para atingir a 356ª posição na próxima segunda-feira.
Disputando sua primeira final no saibro, Osaka leva para casa seu primeiro título da carreira neste piso e o sétimo no geral, sendo todos os outros seis em torneios de quadras duras. Esta é também sua primeira conquista desde a volta da pausa para ser mãe pela primeira vez. A japonesa não levantava um troféu desde o Australian Open de 2021.
Na decisão deste domingo, Juvan começou muito mal com o saque e não conseguiu confirmar um game sequer de serviço em todo o primeiro set. Quebrada quatro vezes, ela só não levou um “pneu” de Osaka porque a japonesa também oscilou um pouco, enfrentou quatro break-points e acabou sofrendo uma quebra no segundo game.
O segundo set foi bem mais parelho, apesar da vantagem inicial da japonesa, que saiu abrindo 3/1 no placar. A eslovena devolveu a quebra no oitavo game, mas foi pressionada na reta final e acabou levando a pior. Ela salvou um match-point sacando em 4/5 e depois voltou ao serviço em 5/6, quando acabou quebrada de zero.
Parabéns Naomi Osaka! Joga muito tênis! Bate muito forte na bola, é muito concentrada e guerreira. Torço sempre por ela.