Medellín (Colômbia) – Três juvenis brasileiras estão nas quartas de final da ITF J300 de Medellín, torneio sul-americano individual disputado na Colômbia e que dá pontos importantes no ranking mundial de 18 anos, em busca de vagas nos Grand Slam do segundo semestre. A rodada desta quinta-feira foi positiva para Olívia Carneiro, Victória Barros e Pietra Rívoli. Já na chave masculina, avançaram Pedro Rodrigues e Gustavo Almeida, campeões da Davis Júnior em 2022.
Brasileira mais bem colocada no ranking mundial juvenil, ocupando o 37º lugar, a paulista de 17 anos Olívia Carneiro é cabeça 3 do torneio marcou as parciais de 6/4 e 6/2 contra a venezuelana Sabrina Balderrama. Ela enfrenta a colombiana Diana Lizarazo, 216ª colocada.
Número 2 do país, a potiguar Victória Barros, de apenas 14 anos e 97ª do mundo, é cabeça 5 do torneio e derrotou a equatoriana Valentina Ponce por 6/2 e 6/0. Sua próxima rival é a peruana de 16 anos Francesca Bunikowska, 4ª cabeça de chave e 100ª do ranking. Já a gaúcha Pietra Rívoli, que completou 16 anos nesta semana e ocupa o 160º lugar do ranking, bateu a colombiana Maria Jose Uribe por duplo 6/3. Ela desafia a argentina Luna Cinalli, cabeça 2 e 29ª do ranking.
Campeões da Davis Júnior, Rodrigues e Almeida avançam
Entre os meninos, o paranaense Gustavo Almeida derrotou o chileno Bastian Zamora por 6/2 e 6/1. O atual 65º do ranking enfrenta o colombiano Samuel Heredia, 128º. Já o mineiro Pedro Rodrigues, 59º colocado, bateu o argentino Felipe Dreer por 6/1 e 7/5. Seu próximo rival é o colombiano Alejandro Arcila, 117º, algoz do paulista Luiz Felipe Silva por 7/5 e 6/0.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ainda nesta quinta-feira, o paulista Stephan Noale foi superado pelo peruano Luis Jose Nakamine por 6/3 e 6/2, enquanto o paranaense João Lago caiu diante do argentino Maximo Zeitune por 6/2 e 7/6 (10-8). Na chave feminina, a pernambucana Cecília Costa caiu diante da chilena Antonia Vergara Rivera por 6/2 e 6/1.
Seis brasileiros nas semifinais de duplas
A chave de duplas masculinas terá seis brasileiros nas semis e garantia de presença nacional na final. O carioca Nicolas Oliveira e o paranaense João Lago enfrentam o brasiliense Pedro Chabalgoity e o goiano Luis Augusto Miguel. Na outra semi, Stephan Noale e Pedro Rodrigues desafiam o colombiano Miguel Tobón e o argentino Maximo Zeitune, principais cabeças de chave.
Bons resultados, acho que a Victória vai copar
A Naná não jogou esse torneio?
Não estava na chave, mas ela terá uma chance muito mais real de entrar em Roland Garros na seletiva em SP agora em abril.
Obrigado, Mário!
A Pietra Rivoli terá na próxima rodada uma dureza, que é a Luna, que é mais nova que ela e já tem excelentes resultados nos juniores.