Madri (Espanha) – Em sua última coluna no jornal El País, o treinador espanhol Toni Nadal criticou duramente o comportamento do russo Daniil Medvedev em sua derrota na estreia no US Open. Ele perdeu a paciência diversas vezes, com destaque para uma reclamação duradoura depois que um fotógrafo entrou na quadra e obrigou Benjamin Bonzi a repetir o primeiro saque.
“O comportamento de Medvedev foi patético, ele desencadeou tudo. Além disso, o público também pedia mais entretenimento do que tênis. Estou surpreso que um jogador do porte de Daniil não consiga controlar o nervosismo”, cutucou o treinador.
A explosão de Medvedev, seus gestos e a eventual quebra da raquete lhe renderam uma multa de US$ 42.500 que foram debitados de sua premiação de US$ 110.000, fazendo o russo perder quase 40% do que faturou na competição.
Toni foi firme nas críticas e reforçou sua posição contrária à quebra de raquetes. “Chegou a hora de os líderes do tênis considerarem punir os jogadores que quebram raquetes em quadra. Temos que considerar por que isso está se tornando mais comum em nosso esporte”, observou o treinador.
“Nunca vi um jogador de tênis de mesa quebrar a raquete ou um jogador de golfe desferir um golpe no taco após cometer um erro. Os jogadores de tênis estão cada vez menos aptos a lidar com a frustração”, disse o espanhol.
O treinador citou também o australiano Nick Kyrgios, que, segundo ele, tem sido um exemplo por sua falta de educação em quadra. “Este é o mundo em que vivemos, o mundo de aplaudir a má educação ou as explosões. E para isso não há punição esportiva”, concluiu Toni.
O comportamento do Medvedev foi longe do ideal, mas o Bonzi foi bem sujo pois ele já tinha feito o 1° saque a hora que o fotógrafo entrou em quadra ele, ou seja, não atrapalhou em nada. E a atitude do juiz então foi digno de filme dos trapalhões.
A questão não é atrapalhar ou não. É a falta de conhecimento das regras que os jogadores de tênis tem. O juíz aplicou a regra. Regras são regras. Regras são regras. Está escrito. Medvedev conhecia ou desconhecia, usou ou não o momento para fazer alarde…. Esão vários casos que os jogadores começam a reclamar dos juízes sem conhecerem as regras. Os antigos esqueceram e os novos nem aprendram. E aí fazem esse tipo de baixaria. E vem os supostos torcedores que ainda dão crédito sem conhecer as devidas regras de um esporte que não é só trocar bolinha na quadra.
Mas temos que parar de usar desculpas para os pitis.
Se você ouviu a transmissão em português na ESPN eles foram claros falando da regra. Se foi na SPORTTV não vi se transmiritam. Na Imprensa. Como diz Toni Nadal: Está se banalizando demais certas atitudes e pouca punição.
É isso mesmo. Este tem moral para falar, pois foi treinador do atleta mais ético da história do tênis mundial, Rafa Nadal.
Ético? Ele vivia ultrapassando o cronômetro de saque e até conseguiu afastamento de juiz brasileiro mesmo sem razão…
Fora também catimbas como atendimentos médicos sem lesão. Grande campeão, mas passa longe de ser Ético
Verdade. Antes do cronômetro ser mostrado no telão, houve muitas carteiradas.
Essa questão do cronômetro em que a contagem não era fiscalizada, o ajudou muito na carreira. Depois que colocaram cronômetros, o nivel dele baixou bem
Realmente, ele tava com uma cratera no abdômen contra o Fritz mas ele realmente estava sem lesão. Tanto que ele desistiu em uma semi de WB para fazer um show só. Ou contra o Del Potro no Us Open. E nos ademais confrontos.
Agora essa cena aí do Nadal me recorde aí pra eu lembrar, já que ele não tinha ética. Preciso de exemplos