Brisbane (Austrália) – Depois de perder praticamente toda a segunda metade da temporada de 2024, por causa de uma recorrente lesão no ombro, a tunisiana Ons Jabeur retornou a circuito nesta segunda-feira e venceu na estreia no WTA 500 de Brisbane, derrotando a chinesa Saisai Zheng em sets diretos, com o placar final de 7/6 (7-5) e 6/4.
Esta foi a primeira vitória de Jabeur desde Wimbledon, onde foi até a terceira rodada. Desde então, ela disputou apenas uma partida, caindo na estreia em Toronto. Depois de passar pela estreia em Brisbane, ela terá pela frente Ekaterina Alexandrova, 14ª favorita, que entra adiantada na chave. Será o décimo duelo entre elas, com vantagem de 6 a 3 para a russa.
Além de Zheng, outras três chinesas estiveram em ação nesta segunda e apenas Yue Yuan conseguiu avançar, superando a holandesa Arantxa Rus com parciais de 6/2 e 6/4. Na segunda rodada, ela medirá forças com a ucraniana Marta Kostyuk, cabeça de chave 9.
Yafan Wang foi a que teve menos sorte e precisou abandonar a partida contra a ucraniana Anhelina Kalinina quando perdia por 6/4 e 2/0. Outra chinesa também derrotada foi Xinyu Wang, que parou diante da russa Polina Kudermetova com o placar final de 6/1 e 6/3, depois de 1h11 de confronto.
Irmã mais velha de Polina, a russa Veronika Kudermetova, atual 17 do mundo, foi surpreendida na primeira rodada com parciais de 6/2 e 6/3 pela norte-americana Peyton Stearns, que terá outra russa pela frente, enfrentando na segunda rodada quinta mais bem cotada ao título Daria Kasatkina.