Madri (Espanha) – A romena Sorana Cirstea e a russa Anna Kalinskaya se uniram pela primeira vez para a disputa do WTA 1000 de Madri deste ano e logo de cara conquistaram o maior título da carreira. Na final de domingo, elas derrotaram a russa Veronika Kudermetova e a belga Elise Mertens de virada, com parciais de 6/7 (10-12), 6/2 e 12-10, salvando um match-point no match-tiebreak.
Este é o primeiro título WTA 1000 para Cirstea e Kalinskaya em qualquer modalidade. Ambas disputavam sua primeira final de duplas neste nível, embora já tenham sido vice-campeãs, a romena em Toronto 2013 e a russa em Dubai 2024.
A campanha rumo ao título não poderia começar mais dura para Cirstea e Kalinskaya, que em sua primeira partida como dupla derrotaram acanadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe, cabeças de chave número 1, no match-tiebreak. O triunfo deu confiança para a parceria, que venceu todos os jogos seguintes em sets diretos e só voltou a perder uma parcial na final.
O primeiro set da final de domingo contou com seis quebras de serviço e teve que ser decidido por um tiebreak eletrizante, no qual Cirstea e Kalinskaya perderam quatro set-points e acabaram superadas na terceira chance que Kudermetova e Mertens tiveram para fechar.
Kudermetova e Mertens se aproximaram da vitória ao abrir 2/0 na segunda parcial, mas a reação foi incrível, com a romena e a russa vencendo seis games seguidos para empatar o jogo e levar a definição para o match-tiebreak, no qual Cirstea e Kalinskaya deixaram escapar o primeiro match-point a favor, salvaram um contra e depois garantiram a vitória com três pontos seguidos.
Que título espetacular. Realmente, venceram as melhores duplistas do mundo em um único torneio. Primeiro derrubaram a dupla número 1 do torneio. Depois ganham na final de outra dupla fortíssima, com a multicampeã Mertens do outro lado. Gigantesca façanha. Parabéns às duas tenistas.
Essa dupla é um colirio aos olhos!
Beleza fora e dentro da quadra. Jogaram muito.