Londres (Inglaterra) – A grande campanha no Masters 1000 de Monte Carlo, chegando à primeira final deste nível na carreira, fez o italiano Lorenzo Musetti disparar no ranking e alcançar sua melhor marca. Nesta segunda-feira, ele aparece na 11ª colocação, cinco acima do que ocupava uma semana atrás.
Musetti poderia ter entrado no top 10 se fosse campeão, mas perdeu a final para o espanhol Carlos Alcaraz, que assim assumiu a vice-liderança do ranking. Para piorar, o italiano sentiu uma lesão na coxa direita durante a decisão e teve que desistir de sua participação no ATP 500 de Barcelona.
Contudo, mesmo não competindo nesta semana, Musetti pode estrear no top 10 daqui sete dias. Isso porque o norueguês Casper Ruud defende o título no saibro catalão e irá despencar no ranking se não fizer uma boa campanha, perdendo pelo menos quatro posições, uma delas para o italiano.
São três os candidatos a impedir a estreia no top 10 do italiano, o mais perigoso deles o dinamarquês Holger Rune, que frustraria Musetti ao chegar na final de Barcelona. Também competindo no mesmo torneio, Ruud e o francês Arthur Fils podem evitar a ascensão do tenista de Carrara se forem campeões.
Musetti passou no ranking histórico italiano Paolo Bertolucci e pode se tornar o 6º italiano TOP10 da história no masculino, depois de Adriano Panatta, Corrado Barazzutti, Fabio Fognini, Matteo Berrettini e Jannik Sinner