Mundial de 14 anos começa com equipes brasileiras e irmão de Alcaraz

Equipe feminina do Brasil é formada Eduarda Gomes, Flávia Souza e Gabriela Bettoni, com o capitão Ivan Cressoni (Foto: CBT)

Prostejov (República Tcheca) – O Mundial de 14 anos começa na próxima segunda-feira, em Prostejov, na República Tcheca. O Brasil classificou suas equipes masculina e feminina e tem bons resultados recentes na competição. As meninas foram semifinalistas e terminaram em quarto lugar em 2023, enquanto os meninos foram vice-campeões no ano passado.

A equipe masculina terá Miguel Ferraz, Henrique Custódio, Pedro Neves de Mello, com o capitão Jean Linke. Já as meninas serão Eduarda Gomes, Flávia Souza e Gabriela Bettoni. O capitão é Ivan Cressoni.

As competições terão 16 equipes em quatro grupos. Classificam-se os dois melhores de cada grupo para as quartas de final, com confrontos eliminatórios até a definição dos campeões no sábado que vem. O sorteio das chaves acontece neste domingo.

O site e canal do YouTube da ITF transmitem os principais confrontos e também disponibilizam placares ao vivo de todas as quadras.

Tchecas e norte-americanos tentam defender o título

Os Estados Unidos defendem o título no torneio masculino, enquanto as tchecas buscam um feito inédito: conquistar o quarto título consecutivo, algo que apenas as norte-americanas conseguiram, entre 2007 e 2010. Se vencerem mais uma vez, as donas da casa somarão nove conquistas no torneio feminino, superando a Rússia no ranking histórico.

Destaque também para o espanhol Jaime Alcaraz Garfia, irmão mais novo do número 2 do mundo Carlos Alcaraz, e que também representa a Espanha nas categorias de base da ITF. A competição é considerada a principal disputa internacional por equipes para jogadores de até 14 anos e faz parte da estrutura de desenvolvimento da Federação Internacional. Muitos nomes de elite do tênis atual, como Rafael Nadal, Iga Swiatek, Coco Gauff e Novak Djokovic, iniciaram suas carreiras internacionais neste circuito.

Confira os países classificados para o Mundial de 14 anos

Masculino: Áustria, Brasil, Canadá, República Tcheca, Egito, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Cazaquistão, Coreia do Sul, Peru, Eslováquia, Espanha, EUA, Venezuela

Feminino: Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Taipei Chinês, Colômbia, República Tcheca, Grã-Bretanha, Japão, Coreia do Sul, Romênia, Suécia, Tunísia, EUA, Venezuela

Vale destacar ainda os retornos de destaque, como a equipe masculina da Áustria, que volta ao torneio pela primeira vez desde 1998, e os venezuelanos, que não disputavam o Mundial desde 2015. Já a equipe feminina da Suécia retorna às finais depois de uma longa ausência desde 1992.

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel A.
Daniel A.
1 hora atrás

Por curiosidade, quais critérios para convocação?
Imagino que não seja apenas por ranking CBT, pois os meninos são, 1, 10 e 16.
E as meninas 3, 4 e 5.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.