Nova York (EUA) – Derrotada pela japonesa Naomi Osaka nas quartas de final do US Open, no terceiro duelo entre elas em Grand Slam nas duas últimas temporadas, a tcheca Karolina Muchova destacou o desempenho da rival, que vive um grande momento. Para ela, a principal diferença está na confiança da ex-número 1 do mundo.
“Ela já estava jogando muito bem no ano passado, tanto na Austrália como aqui também”, observou a tcheca, lembrando os dois duelos mais recentes, com uma vitória para cada lado. “Acho que talvez a mudança seja na confiança. Dá para ver que acredita mais nos golpes e nos pontos-chave ela joga bem”, acrescentou Muchova.
“Foi uma partida muito difícil. Acho que Naomi jogou muito bem, principalmente nos momentos-chave. Tivemos alguns games equilibrados que poderiam ir para qualquer lado, mas no saque, ela geralmente estava muito bem”, analisou a tenista de 29 anos.
Um desconforto na região do adutor atrapalhou o desempenho da tcheca, que chegou a pedir atendimento médico no primeiro set, saiu de quadra e voltou com a coxa enfaixada. “Acho que foi tipo no terceiro ou quinto game da partida. Eu só pisei um pouco errado, com um movimento feio”, contou Muchova.
“Não sei o que era. Acho que só algo no músculo que espero que não demore muito para sarar. E sim, isso me limitou um pouco em quadra, mas joguei partidas bem longas aqui. Isso com certeza não me ajudou”, complementou a tcheca, que a partir de então encarou dificuldade de movimentação lateral.
Apesar da eliminação, Muchova conseguiu fazer um balanço positivo de sua campanha no US Open, a melhor em Grand Slam neste ano. “Estou bem feliz com a forma como competi, mesmo com a perna e tudo mais. Sim, eu poderia levar para o terceiro set, mas no geral o torneio foi muito bom”, comentou.
Osaka elimina Muchova e volta à semi do US Open após cinco anos
O tempo passa e um talento como Muchova vai encerrar a carreira sem um grande título. Uma pena.
Concordo plenamente! A questão física (assim como o mental) é determinante. Infelizmente! Poucas tenistas do circuito (eu diria que nenhuma, na verdade) conseguiria sustentar uma partida como a de ontem na base do talento como ela fez.
Não tem nenhum buraco no jogo e faz tudo muito bem! Tem golpes pesados de fundo tanto no fh quanto no bh, angula, vai pras linhas, muda a direção, bate chapado, com spin, slice, voleio, drop, lob… é completaça!
Concordo. Tecnicamente na minha opinião é a melhor tenista do circuito WTA com pacote completo. Infelizmente as demais variáveis como físico, mental não encaixam para torná-la uma vencedora indiscutível.
Concordo plenamente. A tcheca é uma tenista completa. Joga muito. Uma habilidade impressionante. Pena que o físico e o mental não estão tão bem quanto o lado técnico da Muchova.
Muchova me lembra muito a Mauresmo jogando. Um talento, uma beleza de ser ver. Infelizmente, este tipo de jogo não é suficiente mais pra grandes títulos, que exige jogar dentro da quadra e muita força nas definições de ponto. Esta aí o Musetti sem GS, Muchova, de Minaur, Zverev, Dimitrov.
O circuito mudou e é tempo dos Alcaraz, Sinners, Sabalenka, Swiatek, jogadores que batem muito firme, se impõe pela velocidade das bolas.
Um Aliassime, Rublev, Fritz não terem ganho nada ainda se justifica por fazerem o que Alcaraz e Sinner fazem com menos eficiência. Zverev não ganha porque gosta de relaxar durante os jogos, não se impor e ficar lá atrás de quadra e nisso e ele perde sets