Nice (França) – Um dos treinadores mais famosos do circuito no momento, o francês Patrick Mouratoglou não poupou elogios para o espanhol Carlos Alcaraz após sua conquista no US Open, o comparou a Roger Federer e garantiu que já deixou o suíço para trás.
“Carlos joga da mesma forma que Roger, mas em um nível mais alto, porque ele é da nova geração e o tênis está evoluindo”, disse o treinador francês em um vídeo publicado nas redes sociais.
“Eles têm o mesmo tipo de jogo: um forehand incrível, um tênis completo no qual usam todos os recursos, como o drop shot, o saque e o voleio, tentam dominar e pegar a bola o mais rápido possível”, acrescentou Mouratoglou.
Para o francês, o estilo dos dois é semelhante. “Eles têm o mesmo conceito de tênis. Roger é mais fluido, pode ser o jogador mais elegante que já vimos, mas é o mesmo estilo de tênis, é isso que quero dizer”, finalizou.
Mouratoglou afirma que Alcaraz juega como Roger Federer, pero… a MEJOR NIVEL.
¿Qué os parece? 🤔 pic.twitter.com/UMQyLUrmTC
— José Morón (@jmgmoron) September 10, 2025












O técnico francês usa como referência Roger Federer, para comparar Carlos Alcaraz.
O legado é exatamente isso, vc se transforma em referência quando o assunto é qualidade, números importam, mas não é tudo.
quero ver ele ganhar 6 master mil numa temporada?
os dois maiores da história
Vinte anos de evolução, realmente dá para pensar seriamente!!!
Estás a dizer que o espanhol joga no nível mais alto da história?
Eu sou grande fan do Alcaraz! O mais próximo de uma comparação verdadeira seria ver o jogo do Dimitrov e Alcaraz em Miami 2024! As pessoas esquecem muito rapidamente o quanto o suíço jogava!
É interessante notar como está ficando cada vez mais espaçados o surgimento dos maiores tenistas tenistas da história.
Laver anos 70, Borg anos 80, Sampras anos 90, daí damos um salto de 15 anos para o Federer e depois um salto de 20 anos para o Alcaraz.
Resumo: Federer terceiro de sua época.
Laver foi o maior dos anos 60. O maior dos anos 70foi Connnors.
Não, não joga. Federer é de longe o homem mais talentoso já visto em uma quadra de tênis.
E freguês dos rivais e sem recordes relevantes no tênis. O tal talento não adiantou muito.
Também acho. Mas seria muito interessante se puudessemos assistir aos dois jogando uma partida, um contra o outro, aos 22 anos de idade.
A vantagem do Alcaraz são justamente a cobertura de quadra, lob, backhand e devolução, herdadas do GOAT Djokovic, bem superiores à do suíço, mas ainda bem inferiores ao do sérvio no auge físico e técnico.
Sei lá, eu acho o Morautoglou um carente de atenção. Primeiro, tem que opinar em tudo. Depois parece que fica falando para provocar, comparar. Parece o McEnroe, parece que tudo tem que dar uma opinião meio bombástica. Recentemente, teve o lance do francês com o Ivanisevic na breve passagem com o Tsitsipas, e o croata falou que iria enquadrá-lo da próxima vez que o visse. Sei que muitos não gostam do Djokovic, mas falar que ele é medíocre perante Federer e Nadal é, por si só, uma fala sem sentido, clickbait total. E tem aquilo, tudo tem que opinar. Você vê Ivanisevic, Ferrero, Cahil, Anaconne. Ninguém é falastrão assim, possuem uma ética de trabalho maior. O Morautoglou e McEnroe saem com superlativos sem o menor senso de prudência. Hoje, Alcaraz ainda incomparavelmente menor que o Federer. Se vai ser maior ou não é coisa bem mais para frente.
A comparação de estilos foi bem colocada, e também o reconhecimento de que a evolução do esporte e da tecnologia que favorecem a nova geração, que cresceu com o legado de seus ídolos e avanços de biomecânica, preparo físico, emocional, coaching, raquetes e cordas.
O comentário é uma grande honra para o Alcaraz, apesar de todo o seu talento e conquistas.
Alcaraz é o legítimo sucessor de Roger “THE GOAT” Federer. Os dois infinitamente superiores ao robozinho sérvio do jogo sonolento…
Acho que são estilos diferentes. Alcaraz mais agressivo e forte fisicamente. E com grande talento para variação de jogadas. Enfim, Alcaraz é o tenista mais completo da atualidade. Porém, penso que a genialidade do Federer ainda não foi superada. A técnica do Federer, ao meu ver, ainda é a melhor que já vimos no tênis mundial. Apenas a minha visão.
Eu sou fã do Federer.
O Alcaraz tem a genialidade do Roger, mais a capacidade defensiva do Nadal.