Bolonha (Itália) – O Brasil venceu o confronto contra a Bélgica pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Davis e segue com chances de classificação para as quartas de final, que acontecem em Málaga, na Espanha, em novembro. Depois da vitória de João Fonseca sobre Raphael Collignon pela manhã, foi a vez do número 1 nacional Thiago Monteiro, 76º do mundo, vencer Zizou Bergs, 72º colocado, por 4/6, 7/6 (7-2) e 7/5 em 2h44 de partida. É a primeira vez que o Brasil vence a Bélgica em cinco confrontos de Davis.
Mesmo com a vitória no confronto, é importante que a equipe brasileira consiga vencer também o jogo de duplas deste sábado. Rafael Matos e Felipe Meligeni enfrentam a experiente parceria de Sander Gille e Joran Vliegen. Caso o Brasil vença a série por 3 a 0, já elimina a Bélgica e passa a torcer por vitória da agora classificada Itália por qualquer placar contra a Holanda no domingo, para ficar com a segunda vaga do Grupo B, disputado em Bolonha.
Se o Brasil vencer por 2 a 1, torce por um 3 a 0 da Itália. Já se brasileiros e italianos vencerem por 2 a 1, a segunda vaga, haverá um empate triplo na segunda posição da chave e a vaga será definida pelo aproveitamento de sets ou até mesmo de games ao longo da semana de competições.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Canhoto de 30 anos, Monteiro tem agora 13 vitórias e 13 derrotas na carreira em Copa Davis. O cearense havia perdido dois jogos na semana contra o italiano Matteo Arnaldi, numa batalha de 3h40 na última quarta-feira, e teve poucas chances contra o holandês Tallon Griekspoor na tarde seguinte.
Vitória teve apenas uma quebra para Monteiro
O primeiro set da partida teve apenas uma quebra, conquistada por Bergs ainda no game de abertura. Diante de um adversário que saca muito bem e se mostrava adaptado às condições de jogo mais rápidas, Monteiro só teve um break-point na parcial, quando perdia por 2/1, mas não conseguiu buscar o empate.
Monteiro confirmou todos os seus games de serviço no segundo set e escapou de três break-points quando o placar estava empatado por 4/4. Mas Bergs seguia sem ter o saque ameaçado e também apresentava bom desempenho quando usava slices e também nas subidas à rede.
A definição ficou para o tiebreak, em que Monteiro abriu uma pequena vantagem no início e marcou 4-2 na virada de lado depois de aplicar uma passada contra o rival. Pouco depois, disparou um ace e chegou a três set-points. Bergs salvou os dois primeiros no saque, mas o cearense conseguiu sustentar a vantagem.
Na abertura do terceiro set, Monteiro escapou de um 15-40 e o jogo continuou saque a saque. O brasileiro teve sua primeira chance quando o placar estava empatado por 4/4, mas Bergs conseguiu sair de 0-30 e fez quatro pontos seguidos. Pressionado pelo placar e a um game da derrota, Monteiro confirmou o serviço sem maiores riscos e voltou a atacar o saque do belga para conseguir sua primeira e única quebra na partida. Sacando para o jogo, conseguiu consolidar a virada, que deu a importante vitória para o Brasil no confronto.
Vitória na raça!
Boa, Monteiro!
Monteirão é raça!
Maravilha !!!!!
Thiago Monteiro! Que baita exemplo de jogador, merece demais essa vitória!
Vitória gigantesca, uma das maiores da carreira, contra um tenista que vinha embalado e tecnicamente superior, especialmente em quadra dura. Monteiro faz a melhor temporada da carreira e merece nossos parabéns.
Concordo!
Sem dúvida. Monteirão este ano está on. Voltou ao top 100 e recuperou a raquete 1 do país!
Merece muito os parabéns!
Monteirão da massa calando a boca dos haters, aqui é Brasil!!!
E isso aí
Boa, Thiagão!!! Força Meligeni e Matos! O jogo é duro, mas, porque não? Vamu qui vamu!!!
Monteiro elevou demais o nível de jogo dele como faz muitas vezes na Davis. Se o Brasil conseguir formar uma dupla sólida podemos sonhar com coisas bem maiores na Davis.
Grande Monteirão das Massas! Grande vitória!
Grande Monteiro! Triunfo na raça sobre um jogador de ranking superior.
Entendo que Bélgica ficou fora e com isso não vai ter muita motivação nas duplas.
Ainda não está fora pois pode haver um triplo empate em caso de vitória Belga nas duplas.
Contando os sets está fora
Fantástico! Espero que essa vitória traga a classificação mas, mesmo se não der, o Monteiro merecia esse ponto na Davis. Outro jogo super parelho, mas agora caiu pra gente.
Parabéns Ceará. Sensacional!
E pra além da Davis, que essas partidas sirvam para a temporada hard indoor que se aproxima.
Bora lá, nosso raquete #1!
Grande Thiagao da Massa, na raça, e estamos na parada, um 3×0 agora seria o ideal. O que me preocupa é que para a Italia não faz diferença, pois já está classificada e para os holandeses são o jogo da vida. Faz diferença ser 1o. ou 2o.grupo pras 4as? Parabéns brazucas, jogaram como os verdadeiros brasileiros esperavam , com raça… e não como os palpiteiros achavam, como simples coadjuvantes. Favoritismo no tênis não ganha jogo.
Se for primeiro, vai pegar uma seleção que passou em segundo lugar. Se for segundo, vai pegar uma seleção que passou em primeiro
obrigado Renan, ai tem motivação pra ser 1o.
Se a Itália perde o confronto pra Holanda passa em segundo e provavelmente já pega a Espanha de cara, logo, imagino q entraram pra ganhar o confronto sim.
Por isso a importância da vitória nas duplas hj, pq dae precisaríamos de uma vitória simples da Itália, se perdermos nas duplas, obrigatoriamente precisaremos q a Itália vença os 3 jogos contra a Holanda, um cenário q dae sim, acho mãos complicado rolar..
italia joga em casa, não creio que va ter entregada, seria vergonhoso e eles querem chegar com moral nas finais. De escandalo ja bastou o sinner.
Boa monteiro
PARABÉNS MONTEIRO!
Você sempre joga com seriedade e muita raça. Sempre merece ganhar, mesmo quando perde.
Parabéns, Monteiro !
Os abutres devem estar desolados …
Eles estão chorando em posição FETAL
Brasil tem que ganhar as duplas hoje. Porque se Holanda faz um ponto de Itália está nos quartos: Brasil está -2 em sets e se perde as duplas pode ficar máximo -3. Holanda está +2 em sets e perdendo 2 -1 contra Itália pode ficar mínimo com -1 em sets. Brasil tem que ganhar as duplas ou rezar para um 3-0 de Itália já que em sets ganha Holanda.
Um herói do tênis brasileiro.
Super Thiago, este e o nosso numero 1
Maravilha!!!
Monteirão da massa monstro!!!
Graaaande resultado do Monteiro, hj sim! Jogou em grande nível, assim como tinha jogado nos 2 jogos anteriores mas, dessa vez, a vitória caiu pro lado dele..
Espero q nossos duplistas n entrem relaxados pela vitoria garantida no confronto pq, pensando em classificação as quartas, a vitória das duplas seria fundamental(nos deixaria a uma vitória simples da Itália para classificarmos).. bora por mais!
É assim que se faz.
Valeu Monteiro.
Valeu Monteiro. Fez o seu papel. Agora vamos com as duplas. Vamos rafa e melo
rafa e meligeni
Cabra macho o Thiago!
Jogo DURÍSSIMO. Vitória maiúscula do Monteiro. Esse cara é sinônimo de seriedade, e é um exemplo de compromisso pro Fonseca!
Monteiro ainda sente dificuldade pra quebrar os adversários em quadra sintética. Por isso seus jogos tem muitos tiebreaks. Mas ele tá jogando muito bem na quadra dura. Tá segurando o ritmo das trocas de fundo, e tá com excelente forma física.
Monteiro é exemplo de atleta.
92 vitórias do Thiago em nível ATP, vamos pra 100
Parabéns Monteiro da Massa.
Muito raça e disposição.
Calou mais uma vez as bocas dos críticos.
É Brasil.
Hoje tem aqueles malas cansativos “jogou como nunca , perdeu como sempre” ? Como pode tanto sujeito repetindo piada velha não é ?
E o Fonseca não foi o herói solitário, que ótimo
O problema é que a Itália, já classificada, pode entrar com os reservas para dar a oportunidade de todos terem a experiência de entrar em quadra.
Perdemos na dupla. Hora de torcer pra Itália fazer 3×0 na Holanda
Belíssima vitória do Monteiro. Esse tem coração
Monteirão da Massa!!!
Boa!!