Bolonha (Itália) – O Brasil saiu na frente no confronto contra a Bélgica pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Davis. O carioca João Fonseca, de apenas 18 anos, conseguiu sua segunda vitória em três jogos na semana. Ele superou Raphael Collignon, de 22 anos e 194º colocado, por 6/3 e 6/7 (2-7) e 6/3 em 1h51 de partida neste sábado.
Estreante em Copa Davis nesta semana e atual 158º do ranking, Fonseca vinha de uma vitória sobre o holandês Botic van de Zandschulp e perdeu para o italiano Matteo Berrettini. O capitão Jaime Oncins manteve o jovem tenista como número 2 do Brasil durante toda a fase de grupos.
A série continua com a partida entre Thiago Monteiro, número 1 do Brasil e 76º do mundo, enfrenta o belga Zizou Bergs, 72º colocado. Já na partida de duplas, Rafael Matos e Felipe Meligeni enfrentam a experiente parceria de Sander Gille e Joran Vliegen. Com duas derrotas por 2 a 1 nos confrontos contra Itália e Holanda, o Brasil precisa vencer o confronto deste sábado e ainda torcer pelos italianos no domigo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O melhor cenário para o Brasil se classificar com a segunda vaga do Grupo A em Bolonha seria com uma vitória por 3 a 0, porque assim bastaria que a Itália vença a Holanda por qualquer placar no domingo. Se o Brasil fizer 2 a 1 e a Itália vencer por 3 a 0 também é possível se classificar, porque assim a Holanda seria a última do grupo e os brasileiros levariam vantagem sobre a Bélgica no confronto direto. Já com vitórias de Brasil e Itália por 2 a 1, a definição da segunda vaga será pelo aproveitamento de sets ou até de games.
Domínio no primeiro set, segunda parcial sem quebras
O primeiro set foi muito seguro para Fonseca, que não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço. Bastante confortável nas rápidas condições de Bolonha, o brasileiro conseguia impor seu jogo agressivo e não demorou para colocar pressão sobre o saque do adversário. Collignon já teve que sair de um 15-40 logo em seu primeiro game de serviço. E dois games mais tarde, teve o serviço quebrado com uma dupla falta. Em vantagem, Fonseca soube administrar a liderança até o fim da parcial.
A segunda parcial vinha com domínio dos sacadores, que não enfrentaram break-points durante nove games. Quando liderava por 5/4, Collignon explorou uma subida de Fonseca à rede para aplicar a passada e chegar a dois set-points. Mas o brasileiro encaixou uma boa sequência de saques abertos e não permitiu que o rival pudesse efetivamente disputar aqueles pontos. No game seguinte, Fonseca teve quatro chances de quebra, mas o belga salvou todas, uma delas em um longo rali. A definição ficou para o tiebreak, dominado pelo belga.
Recuperação no terceiro set
A reação do adversário e as chances perdidas no fim do segundo set não abalaram a confiança de Fonseca para o set decisivo. Ele confirmou de zero seus primeiros games e ainda conseguiu uma quebra para abrir 3/0 no placar. O carioca soube administrar a liderança e conversava com o capitão Jaime Oncins em viradas de lado. Sacando para o jogo, mais um game muito rápido e Fonseca só perdeu um ponto nos games de saque durante o último set.
Time está sólido e creio na merecida classificação
#vamotime
Já nem sei mais o q dizer desse jovem. Só tenho elogios e uma certeza de q ele tem tudo pra ir longe. Aos poucos, o mundo vai tomando conhecimento do João. Agora vamos torcer pro Monteiro fazer o milagre dele. Boa sorte, Thiago.
Milage realizado
Onde assistir os jogos da Davis? Algum link?
Os jogos estão sendo transmitidos pelo canal Dsports, da Sky+
Obrigado, nem me ocorreu!! Vou ver.
Humm, não tenho SKY
Eta menino com jogo de gente grande! Saque demolidor, forehand do bão… bakchand com espaço pra evoluir… Deixem a equipe e ele trabalharem em paz. Parabéns Fonseca e equipe! Muito grato pela alegria logo no sábado pela manhã! Vamos ver se o Monteiro e a dupla dão uma força!!!
Jogou demias, de novo!! jogo bem completo do mlk, inclusive de rede.
João Fonseca do Brasil, respeitem nosso futuro número 1 do Brasil.
Excelente Fonseca, lidou bem com o inesperado favoritismo nesse confronto, vai cada vez mais mostrando suas credenciais e dando esperanças deq ainda da tempo para mais grandes resultados em 2024 ainda..
A bola está levantada para o Monteiro se recuperar das 2 derrotas prévias e colocar o Brasil em condições de sonhar com a vaga..
O nível de jogo do João já é muita coisa pra esses caras ali do top200. Se o João não viajar completamente não tem muito o que um Collignan possa fazer. Brasil deve perder de 2×1 da Bélgica, mas fica um gosto muito doce desse confronto. Se a gente conseguir formar uma dupla sólida, mantendo o Monteiro de segunda raquete a gente pode começar a sonhar com coisas maiores dentro da Davis.
Cara que pessimismo…
Não é pessimismo, vou torcer logico, mas se tudo correr dentro do normal o Brasil deve perder da Bélgica de 2×1. Monteiro ou a dupla só vencem se jogarem muito acima do que estão acostumados ou os adversários jogarem abaixo.
Monteiro venceu
Fico imaginando o quão legal seria se João Fonseca tivesse surgido na época áurea da dupla mineira (Marcelo Melo e Bruno)…
Dito isso já tá 2×0 pro Brasil rsrs
Parabéns Fonseca, nosso herói solitário
Por incrível que pareça o João Fonseca e o jogador número um do Brasil
Não parece incrível. Parece lógico.
Pena que nesse tipo de competição uma andorinha só não faz verão.
Monteiro pelo visto vai perder os 3 jogos.. difícil.. Wild faz falta
Monteiro é melhor do que ele
Queimou a língua kkkkk. Monteiro ganhou! Hahahaha
Wild não ganhava do Bergs
Cara Monteiro é melhor do que Wild. Tem mais mental e mais sólido. Wild só tem direita de resto é bem a baixo por isso hoje seria Fonseca 1 e Monteiro 2
Qual Wild vc tá falando? Eh um que tem perdido alguns jogos seguidos pra jogadores fora do top200? Ou eh outro?
Nao fez
Não tem como ele jogar os 2 jogos não?
Parabéns Fonseca.
Força Brasileiros.
Ótimo jogo.
Só espero que se o monteiro não ganhar, não fique buscando justificativa.
Se perder, não dê entrevista.
Nós torcedores não aguentamos mais
espero que muito trabalho, pouca hype e poucas contusões ajudem esse rapaz a ir longe
Fonseca é diferenciado. Tá na cara e visível que tem tudo para ser um grande tenista de alto nível.
[…] saiu satisfeito com o desempenho apresentado na competição. O carioca de 18 anos conseguiu duas vitórias e uma derrota nos confrontos contra Bélgica, Itália e Holanda. Ele agora voltará ao Rio de Janeiro para tratar de uma pequena […]