Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) – Em seu segundo jogo pelo challenger de Santa Cruz de la Sierra, Thiago Monteiro confirmou mais uma vez a condição de principal cabeça de chave e garantiu vaga nas quartas de final com mais uma vitória em sets diretos. O número 2 do Brasil e 113º do mundo superou nesta quarta-feira o argentino Valerio Aboian, jovem de 21 anos e 478º do ranking, por duplo 6/3 em 1h21 de partida.
A vaga nas quartas de final na Bolívia garante 12 pontos na ATP para Monteiro, que pode somar mais 10 em caso de mais uma vitória. O cearense de 29 anos está recuperando cinco posições no ranking e tem grandes chances de voltar ao top 100 se chegar à final do torneio. Lembrando que a próxima atualização do ranking da ATP só será divulgada em 18 de março, após o Masters 1000 de Indian Wells.
Diferente do que havia acontecido na estreia, quando disparou 10 aces contra o italiano Edoardo Lavagno, Monteiro fez apenas um nesta quarta-feira. Com 58% de primeiros serviços em quadra, o cearense teve mais dificuldade nos pontos jogados com o segundo saque, vencendo 11 em 22 possíveis, e acabou enfrentando quatro break-points.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Ainda assim, Monteiro foi dominante desde o início e conseguiu três quebras no primeiro set. Ele saiu vencendo por 2/0, cedeu o empate, mas logo recuperou e ainda ampliou a vantagem. Na segunda parcial, o argentino quebrou logo cedo e saiu vencendo por 2/1, mas o brasileiro reagiu e venceu quatro games seguidos para abrir 5/2. Foram necessários quatro match-points, dois no saque do adversário e dois no próprio serviço, para que ele confirmasse a vitória.
Sakamoto vira o jogo contra Pucinelli
É certo que um brasileiro estará na semifinal do challenger boliviano em quadras de saibro. Isso porque Monteiro enfrentará o experiente paulista Pedro Sakamoto, 336º do ranking, que venceu Matheus Pucinelli, 304º colocado, por 5/7, 6/0 e 6/4 em 2h27 de partida. O cearense tem duas vitórias contra Sakamoto em 2015 e 2016.
Esta foi a sexta vitória seguida para Sakamoto no circuito. Ele chegou à final do torneio, mas após dois dias seguidos de chuva, no domingo e na segunda-feira, o jogo contra o cazaque Dmitry Popko não foi realizado. Com isso, os dois tenistas vão receber 16 pontos na ATP e a premiação de vice. Já na última terça, ele estreou no challenger boliviano vencendo o italiano Marco Cecchinato, ex-número 16 do mundo e atual 219º do ranking, por duplo 6/4.
Boscardin avança nas duplas
Nas duplas, o catarinense Pedro Boscardin e seu parceiro argentino Gonzalo Villanueva venceram os bolivianos Esteban Davila e Salvador Rallin por duplo 6/4. Eles podem enfrentar nas quartas Sakamoto e o canadense Liam Draxl estreiam contra os norte-americanos Evan King e Reese Stalder, principais cabeças de chave.
Ainda nesta quarta-feira, a parceria nacional de Fernando Romboli e Marcelo Zormann se despediu na estreia, com derrota para o argentino Mariano Kestelboim e o italiano Francesco Passaro por 6/4, 5/7 e 10-7.
Oscilou bem mais hj mas, acho q é até natural alguma displicência dado o nível do adversário..
Favoritissimo nas QF contra qlqr um dos compatriotas..
Monteiro vem sobrando e deve entrar com bastante favoritismo contra o adversário brasileiro que pintar nas quartas. Acho que, chegando na semi, também entra com favoritismo. Finais geralmente são mais pegadas, mas pode ter a motivação do retorno ao Top 100. Já se passaram mais de 08 meses desde a última semana que ele esteve entre os 100 primeiros e isso pode fazer a diferença.
Adversário era um baloeiro horroroso, venceu com autoridade e vida que segue. Tem nível para estar na final tranquilo e voltar ao top100
Monteiro não jogou bem hoje. Adversário era muito fraco. Deu pra levar sem grandes sustos. Mas se jogar assim, corre riscos na próxima rodada. Se jogar o que sabe e pode, favorito a avançar a semifinal
Monteirão da massa rumo ao top 100!!!
Rumo ao top 100
Esse Pucinelli foi uma baita enganação de esperança. Só fica atrás do Wild que tbm vai dar em nada.
To acreditando nesse Fonseca mesmo tendo muito o que melhorar.
É o único brasileiro em atividade com um título de 250. Deverias seguir outro esporte se achas que estar no Top 70 e ganhar um ATP não significa nada.
Vlw Monteiro. Parabens, mas vai pegar um Sakamoto embalado
Parabéns Monteiro.
Parabéns Sakamoto.
Ainda dá tempo do Pucinelli voltar aos estudos
Maior sinal que perder do Sakamoto não vai existir
A NCAA teria sido uma ótima opção.
Sempre dissemos isso
Mesmo não fazendo um bom jogo, soube fazer valer o favoritismo, isso que importa!!